Gestão de Estoque: Sem um software especialista sua eficiência operacional está comprometida

Um operador vai até o estoque verificar um pedido, procura pelo produto, mas não o encontra e então envia uma mensagem aos responsáveis dizendo que aquele produto deve ser reposto.

Por causa disso, o cliente acaba se dirigindo a outra loja, pois precisa do produto com urgência.

Durante uma reorganização nas mercadorias armazenadas no estoque, o mesmo produto é encontrado em grande quantidade. Ele foi armazenado no local errado e por isso mesmo seus funcionários não o encontraram.

O resultado dessa situação? Sua empresa perdeu uma venda, seu colaborador perdeu tempo indo até o estoque para procurar pelo produto e seu financeiro comprou produtos desnecessários que já estavam no estoque. Ou seja, gastos desnecessários!

São muitas perdas não é mesmo? Reconhece a situação?

A Gestão de Armazéns de Estoque deve ser feita com muita atenção por estar diretamente ligada ao financeiro.

Para que ela funcione são necessárias ferramentas e, para isso, agendas ou planilhas são utilizadas, mas a partir daí muitos gargalos podem surgir.

Gestores que já tiveram a experiência de furos ou sobras no estoque de grande quantidade já perceberam isso e optaram por soluções especialistas na Gestão de Armazém de Estoques porque, dessa maneira, integrar informações e acompanhar movimentações é descomplicado.

Entretanto, tenha cuidado na escolha da solução. Continue a leitura e entenda o porquê.

Vantagens de um software especialista para a Gestão de Estoque

Antes de tudo, é preciso deixar claro quais são as vantagens para uma empresa que conta com um sistema de gestão.

Confira os 9 principais benefícios da utilização de um sistema de gestão para o estoque:

1. Otimização do processo de compras de suprimentos

Assim, você compra apenas os suprimentos que realmente devem ser repostos no estoque.

2. Aumento do controle de pedidos e fornecedores

O que garante a você que o responsável pela compra de produtos estará acompanhando de perto todos os pedidos feitos aos fornecedores.

3. Dados para a criação do planejamento financeiro anual da empresa

Seu setor financeiro poderá planejar melhor os investimentos com conhecimento total do que está armazenado no estoque e o que deve ser reposto. Também é possível acompanhar as finanças da empresa levando em conta o custo de entradas e saídas dos produtos.

4. Prevenção de prejuízos ou gastos desnecessários

Com maior controle do estoque, os gastos da sua empresa irão diminuir. É possível conferir quais produtos estão prestes a vencer e quais realmente estão em falta, repondo apenas o necessário.

5. Controle eficiente do inventário

Controlar o inventário é essencial, mas pode demandar tempo demais quando o controle é feito manualmente. Com um sistema esse processo se torna muito mais ágil e eficiente, o que diminui a margem de erros.

6. Relatórios completos para análise

Relatórios são o melhor aliado de um gestor quando chega o momento da tomada de decisão. Decida questões do dia a dia com mais segurança analisando os dados dos relatórios que o sistema proporciona.

7. Integração de todos os setores da empresa

A integração das informações dos setores que compõem a sua empresa podem evitar o retrabalho, cortar custos e melhorar a performance de tarefas.

8. Melhora na organização dos produtos estocados

Um sistema pode apontar qual tipo de local é indicado para cada produto, assim seu estoque pode ser organizado de acordo com as necessidades de cada material.

9. Maior ganho de tempo para sua equipe e mais produtividade

Quando o cliente emitir um pedido, basta alguns cliques para conferir se ele está em estoque ou não e até conferir quando ele será reposto.

Lembre-se: o aumento do controle do estoque reflete em melhores resultados no setor financeiro e depois de compreender por que a sua empresa deve investir em um sistema de Gestão de Estoque, é preciso compreender como escolher o software certo.

Como escolher o sistema especializado nas suas necessidades?

Agora que você conhece as vantagens de contar com um software, é hora de descobrir como escolher a solução certa para a Gestão de Estoque na sua empresa.

Um sistema é capaz de apresentar inúmeras possibilidades através de diversas funcionalidades, mas para saber o que é útil e aplicável no seu negócio e o que não é, você precisa começar a análise a partir da sua empresa.

Analise a frequência com que os insumos devem ser comprados e quais produtos possuem maior saída. Verifique quantos funcionários precisam estar em contato direto com o estoque para trabalhar e quais informações podem ser verificadas no relatório do sistema.

Ou seja, analise o que e como você faz e coloque em paralelo o que o software atende e como ele atende, dessa forma você avalia quais são as mudanças e o que continuará igual, se for o caso. 

Avalie também os seguintes pontos:

  • Quais os módulos específicos ou personalizáveis que o sistema possui, verificando se eles se encaixam nas necessidades de sua empresa;
  • Verifique se o software oferece as funcionalidades que sua empresa necessita ou que sejam facilmente adaptáveis na sua estratégia e logística;
  • Confira se o software funciona perfeitamente nos computadores da sua empresa e se sua usabilidade é simples;
  • Analise o processo de implantação do software;
  • Confira a experiência de outros clientes com o software da empresa e a expertise que ela possui;
  • Verifique se a empresa que fornece o sistema oferece atendimento com uma equipe de suporte competente e de pronto atendimento caso você precise.

Nem todas essas informações estarão disponíveis no site da empresa. Por essa razão, contate a equipe de atendimento e tire todas as dúvidas em relação ao software antes de tomar uma decisão.

Por que o Forlog é a melhor opção para sua empresa?

A VIASOFT possui expertise de mais de 30 anos no mercado e por isso entende quais são as necessidades ao realiza a Gestão de Estoques. 

O VIASOFT FORLOG é WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns – da VIASOFT e possui reabastecimento automático multinível. Conforme acontecem as saídas e/ou compras de um produto pela frente de loja, o ERP em integração ao WMS, alimenta todas as informações de mudanças ocorridas com a compra, como a necessidade de reposição do item.

O WMS considera variáveis como mínimo e máximo de cada produto, giro da mercadoria, entre outras e pode direcionar automaticamente a solicitação de compra ao setor responsável.

Com o VIASOFT FORLOG você também tem rastreabilidade dos produtos, o que gera seguranças, agilidade e total controle na sua Gestão de Estoque.

Toda essa comunicação ágil e direta é possível graças às ferramentas mobile/coletores integradas ao sistema e, para potencializar a produtividade e agilidade de toda a sua equipe, a VIASOFT desenvolveu o Picking by Voice.

Com ele seu operador recebe todas as informações necessárias ao picking e documenta o cumprimento de todas as etapas através de comandos de voz e mãos livres para a separação do pedido.

 

Como funciona a implantação do VIASOFT FORLOG?

A vasta experiência de mercado da VIASOFT permitiu o desenvolvimento de uma metodologia própria de implantação chamada EAP (Estrutura Analítica de Projetos).

Através do método, a implantação do software é feita de forma mais simples, transparente e eficiente.

Nossos especialistas organizam e planejam o processo de implantação para que a sua empresa não perca tempo nem dinheiro com isso. Apenas depois de muito planejamento e análises, o consultor define como será a execução e a validação para então colocar o plano em prática.

Contate nossa equipe e descubra tudo o que o VIASOFT FORLOG pode fazer pela sua Gestão de Estoque!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Quem são os “Viasofters”?

Ao longo dos nossos 30 anos, nosso time passou de algumas pessoas para algumas centenas de colaboradores. Com o crescimento exponencial era evidente a necessidade de...

Continue Lendo

Nova Gestora de Negócios marca o início de nova estratégia do VIASOFT TalentRH

Nesta terça-feira, 23/06, a contratação da nova Gestora de Negócios, Andressa Pagnoncelli, marcou o início da nova estratégia de negócios da VIASOFT. Antes o VIASOFT...

Continue Lendo

O seu mix de produtos pode estar afetando a sua capacidade de lucrar

Aos varejistas, escolher que produtos colocar à disposição dos seus clientes é uma das partes decisivas das suas estratégias. O mix de produtos oferecido define quem...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.







Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.








Não, obrigado.