Carteiras digitais: como adotá-las no seu supermercado sem dor de cabeça

Também chamadas de e-wallets ou digital wallets, as carteiras digitais já estão no cotidiano brasileiro em qualquer tipo de negócio. Do vendedor porta a porta às grandes redes varejistas, todas as compras ganharam novas formas de serem efetuadas.  O que são carteiras digitais? As carteiras digitais são serviços ou apps que armazenam dados de cartões […]

Supermercados , Viasoft |
Por

Também chamadas de e-wallets ou digital wallets, as carteiras digitais já estão no cotidiano brasileiro em qualquer tipo de negócio. Do vendedor porta a porta às grandes redes varejistas, todas as compras ganharam novas formas de serem efetuadas. 

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais são serviços ou apps que armazenam dados de cartões de crédito, de débito e, em alguns casos, dinheiro, possibilitando a compra ou outra transação sem a necessidade do cartão físico ou do dinheiro, realizando o processo de maneira virtual, pela aproximação do celular ou smartwatch.

Outro processo comum, ao invés da aproximação, é pagar através de QR Code, quando o cliente aponta o celular para o código e o lojista recebe o pagamento na hora. 

Há outra facilidade no uso das carteiras digitais: as compras on-line que podem ser efetuadas apenas informando o PIN da conta da carteira.

O comportamento do consumidor brasileiro

As possibilidades são muitas e a praticidade é incomparável ao modo tradicional de pagamentos, por isso o consumidor brasileiro já adotou as carteiras digitais. No último relatório global realizado pela The Global Payments Report, mundialmente, as cédulas foram usadas em apenas 20,5% das transações em pontos de vendas. Só na América Latina, a queda das transações por espécie foi de 35% em relação ao ano anterior.

Ainda, segundo o estudo, carteiras digitais e cartões de débitos são as únicas formas de pagamento no comércio eletrônico com projeção de crescimento até 2024. Transferências bancárias, serviços pós-pagos, cartões de crédito e cartões de compras serão usados cada vez menos nos pagamentos

Com relação especificamente sobre as carteiras digitais, um estudo realizado pela Bain & Company concluiu que as carteiras digitais irão representar 28% dos pagamentos digitais já no ano que vem (2022).

Outro fator que contribuiu para a rápida adoção do método foi o auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal estimou a criação de cerca de 30 milhões de contas sociais digitais do tipo poupança para a movimentação do auxílio. Segundo a plataforma Cinnecta, a busca por serviços digitais pela classe baixa cresceu 122%.

Carteiras digitais na hora do checkout

Nos pagamentos em supermercado o comportamento do consumidor não muda: ele já está familiarizado às carteiras digitais e não espera nada menos que comodidade na hora de pagar sua compra do supermercado. Imagine se ele for ao seu supermercado e descobrir que você não recebe pelas formas de pagamento que ele usa? Ou pior, é tão natural que ele pague com carteiras digitais, que ele descobre que você não recebe dessa forma só na hora do pagamento e precisa deixar toda a sua compra. Com certeza ele nunca mais voltará, foi uma péssima experiência. 

Mas a questão não é só oferecer a praticidade das carteiras digitais, é deixar o processo bom para todos os lados, tanto para o cliente quanto para o seu negócio

Organização e eficiência

Como as carteiras digitais são diversificadas, vindas de instituições financeiras dos mais diversos tipos, o primeiro passo é se certificar de que, ao adotar formas variadas de pagamento, suas operações irão manter a integridade dos dados. Se nenhuma informação na hora do pagamento ficará para trás por causa do sistema incapaz de registrar os dados necessários. 

Caso seu sistema não seja capaz de processar certas formas de pagamento, isso irá demandar controles paralelos, insegurança e caos para funcionar. 

Por isso, o ponto chave na hora de passar a oferecer pagamento por carteiras digitais no seu supermercado, é contar com um software competente e que faça a integração de todas as informações independentemente do método de pagamento. 

Com softwares especializados no varejo supermercadista, além de tranquilidade, organização e eficiência, tanto para o cliente quanto para o negócio, na hora do pagamento você garante operações seguras, ganhando mais tempo e ferramentas para focar no que realmente importa: levar inovação ao seu supermercado e evoluir continuamente sua relação com o cliente. 

Viasuper

O Viasuper é um software especializado no varejo supermercadista e produto da Viasoft, uma das maiores fornecedoras de software do país com mais de 30 anos de expertise e know-how. Isso significa que, ao ter o Viasuper como parceiro, você tem muito mais que uma base segura para realizar suas operações, as soluções oferecidas vão muito além de uma necessidade tão básica como uma forma eficiente de receber no checkout. Com ele você tem possibilidades como self-checkout, papa fila, integração com iFood e Rappi, log de eventos e muitos mais.

Acesse o site da solução e saiba mais: viasoft.com.br/viasuper

Ou converse com um dos nossos executivos especialistas no varejo supermercadista e saiba como as soluções do Viasuper podem otimizar a rotina e vendas do seu supermercado. 

Agende uma conversa sem compromisso clicando aqui.

carteiras digitais

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!