Gestão que traz mais resultados: Você sabe o que é um ERP?

Hoje, vamos explicar para você todos os benefícios e recursos que você pode ter ao utilizar um software ERP. Continue a leitura e conheça!

Viasoft |
Por

Cada vez mais empresas dos mais variados segmentos do mercado se deparam com uma realidade em expansão e percebem que o suporte do negócio não estava preparado para abarcar este crescimento. Ou, ainda, havia um planejamento prévio, que não pôde ser implementado pela falta de um sistema mais robusto e seguro: o que faltava era o famoso ERP.

Apesar de se falar muito em gestão otimizada de recursos e assertividade de resultados, pouco se entende sobre a magnitude dos benefícios de um software ERP para o seu negócio. Ele pode ser entendido como um diagnóstico em tempo real da sua empresa, que fornece dados, insights, aponta onde você deve melhorar e onde está certo com seu cliente. Em outras palavras, o ERP aumenta seus lucros e deixa seu tempo de gestão muito mais otimizado e livre para inovações.

Hoje, vamos explicar para você todos os benefícios e recursos que você pode ter ao utilizar um software ERP. Vamos lá!

Como o ERP otimiza sua gestão?

Do inglês, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa planejamento de recursos empresariais. O ERP é um sistema de gestão que cuida de todas as operações diárias da sua empresa e as organiza de uma forma ágil, clara e concisa para todos os departamentos.

Ele possui um pacote de funcionalidades básicas de gestão que são complementadas por módulos específicos (esses módulos são desenvolvidos de acordo com cada segmento de atuação, então, cada negócio tem um software especializado para suas demandas). Dessa forma, a empresa adquire as funcionalidades que necessita e paga somente por elas: uma indústria, por exemplo, não precisa dos mesmos módulos que um varejista, e assim por diante.

Os dados inseridos diariamente pela empresa formam uma base única, que é usada de acordo com a necessidade de cada setor para melhorar planejamentos, investimentos e distribuição de recursos, assim, estratégias mais assertivas com a realidade da sua equipe são implementadas e resultados mais otimizados são garantidos.

Quais benefícios te esperam dentro de um ERP?

Como estamos falando de gestão de negócios, chega a ser difícil quantificar todos os benefícios que um sistema especializado vai trazer para o seu negócio, uma vez que as possibilidades são muitas e cada uma delas variam de acordo com a sua atuação e planejamento. Mas, dentre as possibilidades mais imediatas, podemos citar:

Compartilhe dados com equipes e departamentos: Através da automatização de processos, todos conhecem o passo a passo da empresa e seguem as indicações do sistema. Isso reduz consideravelmente a perda de tempo no feedback tanto aos fornecedores quanto aos clientes. Menos tempo = mais produtividade.

Extraia informações com mais precisão:  Por meio da extração de dados e análise de uma forma mais rápida e eficaz, o gestor pode identificar possíveis falhas e melhorias em todos os departamentos. Um ERP que forneça dashboards, por exemplo, se torna um grande diferencial na hora de entender de que forma melhorar o investimento na sua empresa.

Melhora na tomada de decisões: O gestor aumenta a rapidez no feedback, o financeiro visualiza aspectos para melhorar o planejamento, o estoque consegue controlar melhor entradas e saídas, o RH sabe a fundo a necessidade de recrutamento, etc. Uma base de dados sólida dentro de um ERP faz todos os setores tomarem decisões mais rápidas e assertivas.

Diminuição de erros e imprecisões: Como o ERP amplia e padroniza a gestão, a equipe fica livre para se concentrar em tarefas importantes e lida melhor com o aumento nas demandas do negócio, uma vez que todas as tarefas rotineiras estão concentradas em um só lugar. É fácil analisar onde melhorar ações e operações da empresa.

Redução do tempo de trabalho e custos operacionais: Como o gestor tem acesso aos dados de uma forma centralizada e padronizada, é possível fazer ajustes em processos e realizar planejamentos mais assertivos. Essa automatização incide diretamente na redução de custos operacionais e a equipe rende mais no mesmo período.

Segurança e controle de prazos: As informações são sempre atualizadas e resguardadas por backups, isso protege seus dados de eventuais problemas tecnológicos e/ou acidentes. Ainda, como todos os processos estão aglutinados, o controle de prazos é maior, pois você cria alertas de vencimentos, metas e rendimentos, que mantém a equipe sempre atualizada.

Como escolher o ERP ideal para o seu negócio?

Como esse é um mercado em constante expansão, escolher o ERP ideal para sua empresa pode se mostrar uma tarefa difícil. Sendo assim, fica a pergunta: quais critérios você deve usar para garantir que o sistema escolhido vai entregar o que você precisa?

Para que você termine essa matéria sem nenhuma dúvida, separamos alguns aspectos importantes para se considerar durante a sua escolha. Entre os mais importantes, podemos considerar 6 principais:

Analise as funcionalidades: Considere bem as necessidades do seu negócio e mapeie os principais processos. Entenda onde o software será de grande ajuda para otimizar processos e agilizar resultados, afinal, ter um sistema com recursos que não são relevantes para o seu escopo de negócio não vai adiantar.

Leve em conta a escalabilidade: Independentemente do segmento de atuação, o objetivo de quase todos os negócios gira em torno de crescimento, expansão e lucro, certo? Por isso, é fundamental que o ERP garanta essa escalabilidade. Ele precisa crescer junto com a sua empresa e oferecer funcionalidades que vão suportar o aumento nas demandas.

Flexibilidade e responsividade: Um ERP com módulos especializados materializa as características do seu negócio e traz mais resultados. Então, vale a pena pesquisar sobre um software com funcionalidades específicas para seu segmento. Ainda, um ERP responsivo (disponível no mobile), garante agilidade ao gestor e às equipes remotas.

Relação custo X benefício: Como este é um investimento super importante, a escolha deve considerar vantagens e desvantagens de cada sistema disponível no mercado. O ERP deve contribuir com recursos relevantes para gestão, que contribua para decisões que coloquem seu negócio na frente dos concorrentes.

Considere o suporte: O compromisso do fornecedor em oferecer um suporte rápido e preciso, que garanta o pleno funcionamento do sistema durante todos os dias da semana é essencial. Por isso, leve em consideração o tempo de resposta e resolutividade da equipe de suporte do fornecedor do seu software.

Avalie a experiência e tradição do fornecedor: O conhecimento e a experiência no ramo são essenciais na hora de escolher uma solução especializada. Uma empresa sólida, com uma caminhada longa no mercado, tem maiores chances de oferecer um suporte assertivo, manter uma base sólida em tempos de crise e fornecer toda a assistência que você precisa para alcançar seus objetivos através da tecnologia.

Opte por um ERP especializado: Um sistema desenvolvido especialmente para as necessidades do seu segmento de atuação faz toda a diferença na hora de melhorar o fluxo de trabalho dentro da empresa. Por isso, vale a pena investir em uma solução com funcionalidades únicas, que deixam a gestão mais otimizada e seus resultados mais assertivos.

Mãos à obra!

Defina um escopo para o seu projeto, avalie o seu negócio, entenda suas necessidades e comece a sopesar benefícios e possibilidade de investimento para saber como escolher o sistema de gestão ideal para o seu negócio. E você pode, sempre, contar com a Viasoft para otimizar a sua gestão e atingir os resultados que você sempre quis.

Há mais de 31 anos somos especialistas em entregar a melhor gestão para sua empresa. Nossas soluções são desenhadas especialmente para cada segmento de negócio atingir o seu potencial máximo de lucratividade e crescimento. É por isso que você pode confiar em cada solução ofertada, porque levaremos até você o futuro da tecnologia para trazer resultados únicos.

Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre como podemos ajudar você a transformar e otimizar sua empresa. Até a próxima!

gestor de negócios

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!