Você sabe o que é logística reversa?

A logística reversa ou inversa é um braço da operação logística onde o foco está no retorno dos materiais usados em processos produtivos.

Logística , Viasoft |
Por

Logística reversa ou inversa é um braço da operação logística onde o foco está no retorno dos materiais usados em processos produtivos, para que estes sejam descartados corretamente ou reaproveitados.

A sustentabilidade é uma pauta cada vez mais em voga dentro das estratégias das empresas, e a logística reversa promove a preservação da natureza ao mesmo tempo em que auxilia na saúde financeira das empresas. Continue a leitura para descobrir mais sobre essa tendência!

Como a logística reversa funciona?

Fazem parte desses processos importadores, fabricantes e distribuidores de produtos no comércio e todos esses agentes são responsáveis pela logística reversa, uma vez que esses segmentos possuem o dever de diminuir o volume de rejeitos em suas operações e incentivar a criação de uma sociedade mais saudável.

A logística reversa pode ser implementada para atender várias necessidades, como coletar e receber os produtos, também fazendo o descarte apropriado. O bom funcionamento depende dos consumidores, que levam os materiais até os postos de coleta indicados pelos comerciantes.

Esse conceito é extremamente importante para proteger a natureza e manter seu equilíbrio diante das atividades empresariais no decorrer do tempo. Essas práticas têm grande potencial para reduzir custos, economizar recursos e aumentar os lucros, e deve ser inserida nas estratégias de gestão de cada setor.

Como funciona a implantação da logística reversa?

É possível que empresas implementem a logística reversa em suas rotinas seguindo os critérios estabelecidos pela legislação, e a norma dispõe de três instrumentos que precisam ser usados pelos gestores: um regulamento, um acordo setorial é um termo de compromisso, que podem ser válidos em território municipal, regional, estadual ou federal dependendo da atuação da empresa.

O sucesso da logística reversa depende do uso de um sistema de gestão especializado, uma vez que com ferramentas especializadas os gestores podem ter controle total sobre o fluxo logístico e realizar mudanças quando necessário.

Revolucione sua logística com Viasoft Forlog

O Viasoft Forlog é um sistema de gestão especializada na operação logística de diversos segmentos do mercado. Projetado por quem sabe entender o que você faz, com o Viasoft Forlog você acessa funcionalidades essenciais para que a sua produção possa evoluir cada vez mais.

Entre em contato e conheça tudo que o software certo pode fazer por você. É hora de atingir novos resultados com Viasoft Forlog!

logística reversa

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!