Venda agregada na loja de materiais de construção: O que é?

Estabelecer novas estratégias para manter a loja de construção atrativa é essencial, e é aí que entra a venda agregada.

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A melhor sensação de fazer negócios no varejo é quando o cliente sai satisfeito de sua loja e com grandes promessas de voltar a fazer negócio. Nesse sentido, estabelecer novas estratégias para manter o seu negócio sempre atrativo é essencial, e é aí que entra a venda agregada – conhecida como cross selling.

Essa prática pode otimizar suas vendas e criar um ambiente atrativo de custo-benefício para que o seu cliente continue a achar mais atrativo comprar com você. Olha só!

O que é a venda agregada?

Basicamente, a venda agregada é uma estratégia que se caracteriza pela oferta de um produto ao cliente quando este já está decidido sobre a compra de outro produto. Essa é uma forma de aumentar o número de produtos vendidos e conquistar o consumidor ao demonstrar atenção para resolver seus problemas.

Caso o cliente recuse essa oferta, e prefira ficar apenas com a compra inicial, a venda é então fechada e segue normalmente, e essa tática pode ser muito percebida em muitos e-commerces.

Principais vantagens da venda agregada

As lojas que buscam por adotar essa prática, em primeiro lugar, conseguem se diferenciar da concorrência com mais ênfase, uma vez que esse comportamento inovador demonstra que o negócio se preocupa em sempre oferecer a melhor e mais vantajosa experiência ao cliente.

Quando a loja demonstra que adquirindo um produto adicional o problema do cliente poderá ser resolvido com mais praticidade e menor custo, isso demonstra empatia na relação entre marca e cliente. Por isso é tão importante conhecer seu público alvo antes de aplicar uma estratégia desse porte.

Afinal, é possível que a venda agregada traga prejuízo quando o público-alvo só procura promoções e/ou gasta pouco mesmo comprando mais de um produto, então é preciso ficar atento: o grande objetivo é otimizar o faturamento da loja!

Por onde começar?

Após analisar o comportamento do seu público e estabelecer que a venda agregada é uma boa estratégia para aumentar as vendas e o faturamento da sua loja de materiais de construção, existem alguns pontos iniciais que merecem sua atenção:

Capacite a equipe

Se a equipe de vendedores não possuir total conhecimento dos produtos à venda, não reconhecer a estratégia e falhar em analisar as necessidades do cliente, a estratégia de venda adicional não vai dar certo.

Por isso, ofereça treinamentos e especializações constantes, para que sua equipe sinta confiança e tenha o know-how necessário.

Tenha controle sobre o estoque

Não é possível estabelecer uma estratégia de venda agregada sem ter ciência de todos os produtos disponíveis no estoque, por isso, ter um controle eficiente, ágil e preciso faz toda a diferença na implementação da estratégia de venda agregada.

Ter os produtos em quantidade suficiente, fazer projeções de quando será necessário realizar novos pedidos e garantir que não haja rupturas e outros erros é primordial para que sua estratégia dê certo.

Use a tecnologia ao seu favor

O poder da análise de dados é um atributo que não pode mais faltar na sua loja de materiais de construção, portanto, contar com um software de gestão especializado faz toda a diferença para a assertividade das suas táticas.

Analisar quais produtos estão saindo mais, bem como o comportamento do consumidor e a margem de lucro durante a promoção, por exemplo, são informações que precisam de confiança e precisão, por isso, conte com o poder da tecnologia para otimizar a gestão e conquistar cada vez mais clientes.

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Com o software certo é possível implementar promoções, criar novas estratégias e analisar dados ricos que fornecem insights valiosos para seu negócio continuar a crescer sempre mais.

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