Três processos que fazem a produtividade das indústrias dobrar

O propósito da vida de uma indústria é a eterna busca pelo aumento e aceleração da produtividade. Suas práticas nesse sentido têm obtido êxito? Produtividade é aumentar a produção sem aumentar os recursos disponíveis. Para os especialistas no setor industrial e engenharia de produção, um indício de que as empresas estão a sofrer de deficiências […]

Indústria , Viasoft |
Por

O propósito da vida de uma indústria é a eterna busca pelo aumento e aceleração da produtividade. Suas práticas nesse sentido têm obtido êxito?

Produtividade é aumentar a produção sem aumentar os recursos disponíveis. Para os especialistas no setor industrial e engenharia de produção, um indício de que as empresas estão a sofrer de deficiências de produtividade é a quantidade de lixo proveniente das linhas de produção.

Muito lixo pode indicar desperdício de matéria-prima, descarte de material sem reaproveitamento ou reciclagem ou problemas nas máquinas que geram produtos defeituosos.

Não existe melhor indicador do que o chão de fábrica para se estar ciente acerca dos níveis de eficiência e produtividade. Mas como captar todas as informações que esse espaço de intenso trabalho emite e transformá-los em formas para potencializar a empresa?

_____________________________________________________________

Produtividade

Produtividade vem com melhorias na gestão de indústrias. Saiba como melhorar sua gestão clicando aqui.

_____________________________________________________________

Muitos podem ser os problemas para a falta de produtividade de uma indústria, cabe a cada empresário encontrar a melhor maneira para analisar o seu próprio chão de fábrica a fim de saber ao certo como identificar e resolver os problemas e, sobretudo, evitar que eles tornem a acontecer. Existem casos de indústrias que chegam a desperdiçar um terço da matéria-prima porque os materiais vêm do fornecedor sem estar cortados nos tamanhos certos, o que além de gerar uma grande despesa em material, causa um enorme gasto em tempo.

Melhoria da produtividade em três passos

Para efetivamente melhorar a produtividade é dever dos empresários da indústria atentar aos seguintes fatores nos seus produtos: qualidade, custo e atendimento das demandas. Só analisando isso com bastante acuracidade é possível implementar processos que, de fato, venham a melhorar a produtividade, que são os seguintes:

Análise crítica do processo:

Integração entre a engenharia do produto e o desenvolvimento e tecnologia da produção e, inclusive com o cliente para aprovação de projetos e orçamentos, para objetiva definição de metas e objetivos do produto encomendado.

A melhoria consiste em traduzir para o time de vendas todas as possibilidades reais do setir de engenharia, para que não se façam promessas que possam ser cumpridas em termos de prazo e qualidade. Mas para isso é preciso registrar tudo da produção desde a projeção na engenharia, em plataformas que deixem todos os dados disponíveis para que a integração realmente aconteça entre todas as equipes.

Planejamento e Controle da Produção:

 Monitorar prazos e disponibilidade de materiais garante que as metas estabelecidas nos projetos sejam alcançadas. Isso se obtém também a partir de registros apurados em plataformas com campos específicos para que quem acessar os apontamentos tenha visibilidade de todo o procedimento que exige cada produto, até quanto tempo cada fornecedor leva para entregar cada material. Tudo isso permite estabelecer metas realistas a serem executadas dentro do que é previsto.

Sequenciamento da produção:

A produção sempre começa uma área e termina em outra. Para ganhar velocidade e aumentar a produtividade, é preciso elevar a disponibilidade de máquinas, para isso um sequenciamento bem definido permite preparar tudo para as primeiras operações com antecedência, para que os responsáveis pelas etapas seguintes do produto estejam situados estrategicamente para agilizar não só a produção em si, como seu acabamento e testes.

Para realizar esses três processos na sua indústria e elevar a sua produtividade de forma simples e eficiente, você precisa de um software de gestão industrial que tenha plataformas próprias para todos esses tipos de registros, integre todos os setores da empresa e tenha sequenciamento em árvore para as ordens de produção.

O VIASOFT KORP tem isso e muito mais.

Conheça todas as funcionalidades de software que elevam a produtividade das empresas.

Acesse o site do VIASOFT KORP.

Ou converse com algum dos nossos especialistas, preencha o formulário e a seguir, entraremos em contato: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!