Seu sistema de gestão fala a língua do Bloco K?

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – tornou a relação das empresas com a Receita Federal tanto mais complicada e para as indústrias a corda apertou ainda mais: a implementação de uma cobrança restrita às atividades de produção agitou todo o setor, o exaustivo Bloco K, que cobra das manufaturas a declaração de […]

Indústria , Viasoft |
Por

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – tornou a relação das empresas com a Receita Federal tanto mais complicada e para as indústrias a corda apertou ainda mais: a implementação de uma cobrança restrita às atividades de produção agitou todo o setor, o exaustivo Bloco K, que cobra das manufaturas a declaração de toda e qualquer movimentação dentro do estoque.

A exigência levantou várias reações contrárias, e entre suas principais manifestações, esteve Sergio Longen, presidente da FIEMS – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – que já em 2016, em evento que reunia os maiores representantes do setor do Estado no Palácio do Planalto, pediu pessoalmente ao presidente Michel Temer a suspensão da cobrança.

________________________________________________________________________________

Bloco K

Apreensivo com o Bloco K? Pare um minutinho o que estiver fazendo e veja por que o VIASOFT KORP é a solução para sua operação fisco-contábil.

________________________________________________________________________________

Além de complicado, o Bloco K gera controvérsia, pois levanta questionamentos sobre o fato de que acaba se expondo o segredo do sucesso de cada indústria, ao obrigá-las a detalhar suas movimentações em cada ordem de produção. Será que a Receita Federal vai descobrir a fórmula secreta da Coca-Cola? Com garantia de total sigilo, mas sem simplificações, a única concessão do governo à petição foi a prorrogação: as empresas com faturamento anual de até R$78MI só devem aderir a partir de janeiro de 2019, conforme estipulação do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). O prazo está acabando, você está preparado?

A real indagação sobre o Bloco K é a seguinte: quando devo começar a fazer algo a respeito?

Opinião de especialistas: ontem! A cobrança só começa oficialmente no ano que vem, mas não cometa erros de amador acreditando que pode delegar a tarefa a consultorias quando chegar a hora, pois tratar de urgências é extremamente dispendioso e criar atalhos para qualquer operação de negócios em alguma altura acaba saindo muito mais caro. Não esqueça que o que deve ser declarado à receita é o seguinte:

  • quantidade de produtos fabricados;
  • quantidade de materiais consumidos;
  • quantidade de materiais consumidos na produção de terceiros;
  • todas as movimentações de estoque que não estejam diretamente relacionadas à produção;
  • a posição no estoque de todos os produtos acabados, semiacabados e matéria-prima;
  • materiais em seu poder e em poder de terceiros;
  • materiais de terceiros em seu poder;
  • lista de materiais padrão.

A solução para o Bloco K é ter um estoque confiável

As informações requeridas pelo Bloco K não consistem em dados meramente registrados em formulários, mas sim resultados das sequências de operações realizadas. O desafio, portanto, não está em dispor informações nos lugares certos, mas em realmente executar TODAS as movimentações do estoque com exatidão, afim de registrá-las acuradamente.

Seu sistema de gestão garante tudo isso? Então, veja por que você tem que conhecer o VIASOFT KORP.

O VIASOFT KORP é uma solução em software para a indústria com alta aderência às demandas da Receita Federal, pois tem como função nativa a adequação às leis estaduais e federais . É especializada e feita por gestores com experiência na área, o que proporcionará à sua empresa o uso de um arrojado sistema de MRP (Material Requirement Planning), exatamente o que você precisa para não ter nenhum problema com o Bloco K, pois é uma ferramenta que capta e integra todas as informações detalhadas da produção, gerando automaticamente os dados requeridos para a declaração.

Com um software especializado no setor industrial, além de deixar o desespero com o fisco para trás, você otimiza toda a sua gestão graças a um grande pacote de vantagens.

Conheça o VIASOFT KORP.

E se restou alguma dúvida, fale conosco. Ligamos para você!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!