Rede Nela: sua empresa acessível a colaboradores de qualquer lugar do mundo

Em março de 2020 vimos tudo mudar no ambiente corporativo em questão de horas. Decretos eram sancionados e, de alguma forma, as empresas precisavam cumprí-los. O mais impactante deles foi o surgimento da necessidade do home office por quem ainda não tinha familiaridade com o modelo.  De alguma maneira, as empresas precisaram dar um jeito […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

Em março de 2020 vimos tudo mudar no ambiente corporativo em questão de horas. Decretos eram sancionados e, de alguma forma, as empresas precisavam cumprí-los. O mais impactante deles foi o surgimento da necessidade do home office por quem ainda não tinha familiaridade com o modelo. 

De alguma maneira, as empresas precisaram dar um jeito de colocar seus colaboradores trabalhando em casa mantendo a produtividade, entregas e integração do time no nível sempre praticado. 

Tudo isso já faz um ano e o improviso, a organização que precisou acontecer em apenas algumas horas e as soluções encontradas para o “até que tudo volte ao normal”, não podem mais existir. As coisas não voltarão ao que eram antes. É ingenuidade pensar que o trabalho 100% presencial será o mesmo. Ele não será.

“Trabalhar” não será mais sinônimo de uma rotina de pegar o carro, ônibus, trânsito e gastar mais horas indo e voltando do trabalho do que, de fato, trabalhando. O trabalho híbrido será o “trabalhar” para as atividades em que o modelo cabe. Sabemos que o novo coronavírus irá perdurar como uma doença endêmica, portanto, uma equipe preparada para ser integrada mesmo à distância e uma infraestrutura adequada são e serão essenciais. Mas essa é uma questão que vai além da saúde. 

Confira abaixo como grandes empresas podem lidar com isso e a solução definitiva para um time 100% integrado mesmo distantes fisicamente.

Rede Nela: uma matriz virtual para todos os colaboradores

A Viasoft desenvolveu a rede social corporativa Nela ainda em 2017, quando o trabalho híbrido e o home office eram uma ideia que engatinhava e um sinônimo de futuro. Sendo a própria Viasoft uma empresa que evolui com a rede Nela, ao longo do tempo ela adquiriu funcionalidades e módulos que vão além de um local para troca de informações e se tornou a própria empresa, só que virtual. Se apropriando, assim, da função de ferramenta estratégica de gestão de empresas dos mais diversos tamanhos.

Nada nem ninguém fica fora do Nela: é possível enviar mensagens instantâneas a qualquer um da empresa, do estagiário ao CEO, e sem as distrações de redes sociais convencionais como WhatsApp e Telegram; É possível publicar comunicados para todos da empresa ou para grupos específicos; Fazer pesquisas com todos ou com grupos; Disponibilizar informações importantes como recibo de pagamento e banco de horas; RH e Gestores têm menus exclusivos para receber e fazer solicitações de forma organizada; Há um Gestor de Projetos completo para que líderes e liderados se mantenham focados e informados sobre o andamento de projetos; Há diversas ferramentas e funcionalidades para aumentar o engajamento do time, todas pensadas para o mundo corporativo.

Trabalho produtivo e remoto em 48h

Todo esse desenvolvimento permitiu que em março de 2020, com a chegada oficial da pandemia, a Viasoft conseguisse colocar 230 colaboradores em home office em 48h. Não só garantindo a comunicação ágil e eficiente entre todo o time que, na época, tinha mais de 300 pessoas apenas na matriz, mas possibilitando que todos pudessem realizar ainda mais: durante os meses que seguiram, com os colaboradores ainda em home office, a Viasoft registrou um salto de produtividade e engajamento. 

Esses resultados culminaram num projeto para que as pessoas que desejassem permanecer trabalhando remotamente mesmo com o fim da pandemia, recebessem mentoria e acompanhamento para lidarem com essa forma de trabalho a longo prazo.

A rede Nela assegurou que os times estivessem em sinergia, se comunicando, que os líderes estivessem acompanhando o desempenho de seus liderados e que problemas fossem identificados ou antecipados pontualmente através, por exemplo, da pesquisa de sentimento do dia que a rede Nela oferece, entre tantas funcionalidades que foram peças chave para o crescimento da Viasoft e dos Viasofters no período.

Solução para todos os clientes Viasoft

Vendo tamanho desenvolvimento, e que teve a rede social corporativa Nela como base, a Viasoft partiu para um projeto ainda mais audacioso: num momento em que a economia freava e comprimia e toda ajuda a pequenos e grandes negócios era necessária, a empresa disponibilizou a rede Nela gratuitamente aos clientes de outras soluções Viasoft.

Dessa maneira, dezenas de empresas que aderiram à solução puderam manter seus times em segurança e, ao mesmo tempo, manter uma alta performance e uma liderança assertiva para enfrentarem os desafios que não paravam de surgir.

O Nela sob um novo cenário

Agora, sob um novo cenário, em que as “novas” formas de se trabalhar não são mais novidade ou incertas, as empresas precisam deixar de lado o improviso, a solução temporária, o “levamos assim enquanto dá” e devem assumir a nova realidade do trabalho com a importância e impacto que ela tem. 

Para a Coordenadora de Projetos do Marketing da Viasoft, Isabella Favretto, o Nela teve papel fundamental para o crescimento da equipe e da empresa como um todo: “Presencialmente, ficávamos suscetíveis às distrações, como pessoas ao telefone e demandas que chegavam boca a boca, sem registro. A partir do momento em que o trabalho remoto foi adotado, tudo passou a ser documentado e centralizado pela rede Nela. A comunicação com o time ou com qualquer pessoa da empresa permaneceu a mesma. Inclusive, em muitos aspectos, até melhorou: vamos direto ao assunto e os horários para conversas descontraídas são bem estabelecidos”.

Isabella ainda ressalta outro benefício: “sem o Nela estaríamos dependendo de ferramentas como o WhatsApp e, para assegurar uma boa gestão sobre o que é pessoal e o que é profissional, cada colaborador teria que ter um smartphone corporativo, isso não é viável e não é seguro quando falamos de segurança da informação”.

Outra vantagem é a integração 100% que a plataforma oferece aos colaboradores que já iniciaram na empresa estando a quilômetros de distância da matriz. Como é o caso da Rita Cássia Gonçalves, Executiva de Negócios da Viasoft que mora em SP: “O Nela tem uma alta relevância para a minha integração. Com ele, posso ter acesso a todos os vídeos de treinamento através da gestão de conhecimento. Eu também consigo ficar por dentro de tudo que acontece na empresa, uma vez que a rede Nela funciona como rede social e auxilia muito os novos colaboradores a sentir que, de fato, fazem parte do time.

A solução definitiva

Contar com a rede social corporativa Nela na sua empresa a partir de já – e não apenas quando não houver escolha senão se atualizar – coloca você e sua empresa numa posição privilegiada de mercado.

Sob qualquer modelo de trabalho, o Nela irá potencializar as competências de líderes e liderados e garantir uma alta performance do time por completo, promovendo engajamento e profissionais em constante evolução. Quando consideradas as necessidades do mercado, o Nela colocará seu negócio como um alvo possível a talentos do mundo todo, irá fomentar a competitividade e aumentar sua relevância de mercado.

Os resultados do seu time dependem de você

Mais do que uma rede social específica para o universo corporativo, o Nela é a base que permitirá o seu negócio evoluir de maneira sustentável e escalável considerando o presente e o futuro da liderança, da atração, retenção e gestão de talentos. 

Conheça mais sobre a rede social número um dos times de líderes de times de alta performance: nela.com.br

Viasoft, entregamos o futuro da gestão agora.

Rede Nela
https://nela.com.br/

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!