Rastreabilidade: a razão para ter um ERP para gestão de estoque

Já é impossível fazer sua empresa acompanhar a aceleração do mercado sem um sistema ERP. O número de consumidores cresce em ritmo desenfreado, o que é bom, porque cria demanda e incentiva o aumento da produtividade. Porém, nem tudo é flores para o empresário. A globalização, que acelera o consumo e fomenta a produção, é […]

Dicas , Indústria , Viasoft |
Por

Já é impossível fazer sua empresa acompanhar a aceleração do mercado sem um sistema ERP.

O número de consumidores cresce em ritmo desenfreado, o que é bom, porque cria demanda e incentiva o aumento da produtividade. Porém, nem tudo é flores para o empresário.

A globalização, que acelera o consumo e fomenta a produção, é também aquela que cada vez mais aproxima o consumidor daqueles que fornecem o que ele consome, e isso na maior parte também é bom: o fornecedor sabe das necessidades e preferências daquele indivíduo que é o destino final dos seus produtos. Por outro lado, cresce exponencialmente o número de exigências, com o sobreaviso de que, se alguma delas não for atendida, o consumidor pode criticar o seu produto aos quatro ventos e afundar sua marca. Ter tudo isso sob controle só é viável com o trabalho de um sistema ERP.

A necessidade de vender mais para um mercado cada vez mais cheio de exigências e particularidades obriga o varejo a enfrentar uma pressão competitiva e requisitos legais altamente rigorosos. Diante disso, há uma série de fatores a ser contemplada para que os objetivos sejam alcançados, a saber: o desejo da visibilidade dos processos, a satisfação do cliente, o lucro e a confiabilidade. Para dar conta de tudo isso em cada item do estoque, os empresários encontram na rastreabilidade um meio para tornar possível a superação dos desafios diariamente.

Rastreabilidade executada por um sistema ERP.

A rastreabilidade consiste em documentar cada passo de um produto desde a sua entrada até sua saída. Sem ela, você não consegue atender às demandas nem em quantidade nem em qualidade, por quê? Porque sem os registros de tudo que você implementa nos seus processos não há controle sobre o que você faz na rotina da sua empresa, nem sobre o que você entrega. Com a rastreabilidade se registra o local e histórico de cada item com identificação automatizada. Essas informações, ao darem visibilidade completa dos processos, otimizam a rentabilidade, porque permitem localizar custos, perdas, baixas de vendas, e assim, aprimora-se a qualidade das operações e até do atendimento.

Seu software de gestão faz isso? Implante um sistema ERP.

 

Desde ações como localizar lotes de produtos, até as mais complicadas, como levantamento de todos os itens acabados e não acabados em estoque para cumprimento de responsabilidades fiscais, a rastreabilidade abrange todos os comandos feitos no seu sistema de gestão que, para realizar essas tarefas efetivamente, precisa ser uma ferramenta com controles integrados de toda a empresa e, principalmente, um software especializado nas rotinas e particularidades do seu segmento de atuação.

O que um sistema ERP completo e integrado permite realizar:

Uma rastreabilidade que te capacita a cumprir normas de qualidade e regulamento e, um gerenciamento proativo com regularizações em tempo real que, inclusive, permitem prever falhas.

Só assim, você aumenta a produtividade e a segurança dos seus funcionários e ainda mais a satisfação dos seus clientes, bem como, a margem de lucro, gerenciando a qualidade dos seus processos e produtos com excelência e diminuindo seus custos ao eliminar as inconformidades.

Que tal conhecer um sistema ERP completo e robusto que foi desenvolvido justamente para agilizar e otimizar seus processos no varejo e integrá-los às transações fiscais, contábeis e financeiras?

Conheças as soluções para varejo da VIASOFT, que está há 29 anos desenvolvendo as melhores práticas para encurtar o caminho do empresário para o sucesso.

Conheça todas as nossas soluções, acesse nosso site.

Você pode ainda agendar uma demonstração, basta preencher um formulário em um minutinho e, logo mais alguém da nossa equipe liga para você: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/ .

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!