Posto de combustíveis: como organizar os dados para as tomadas de decisões

A gestão de um posto de combustíveis pode ser extremamente desafiadora. Especialmente atualmente, com o aumento do preço dos combustíveis, problemas podem surgir de todos os lados: fidelidade dos consumidores, baixa de vendas, precificação erradas, margens ignoradas e diversos outros obstáculos para uma gestão de sucesso. Um dos desafios presentes permanentemente na vida dos gestores […]

Combustíveis , Viasoft |
Por

A gestão de um posto de combustíveis pode ser extremamente desafiadora. Especialmente atualmente, com o aumento do preço dos combustíveis, problemas podem surgir de todos os lados: fidelidade dos consumidores, baixa de vendas, precificação erradas, margens ignoradas e diversos outros obstáculos para uma gestão de sucesso.

Um dos desafios presentes permanentemente na vida dos gestores do setor de combustíveis, independentemente do cenário e tamanho do negócio, é a dificuldade em reunir dados para uma tomada de decisão segura e de resultados. 

O recurso mais valioso do mundo

No ano passado, a revista The Economist declarou que a mercadoria mais valiosa do mundo não é mais o petróleo, mas, sim, os dados. E se você trabalha com ambos, tem em mãos valores inestimáveis. O mundo, mais do que nunca, é composto por dados. O conteúdo que você lê, os vídeos que você assiste, as atualizações que você publica e os produtos que você compra, é tudo sobre dados.Estima-se que, neste ano, novas informações geradas por segundo para cada ser humano atingirão 1,7 megabytes. Considerando que existem mais de 7,7 bilhões de pessoas no planeta, a quantidade de novas informações equivale a mais de 25.000 vídeos de uma hora por segundo.

Tudo que diz respeito a nossa vida digital é registrado. Contudo, para diversas empresas, o ato de gerar dados é sinônimo de bagunça e descentralização, tornando quase impossível a missão de reuní-los para obter insights úteis e tomar decisões assertivas. 

A boa notícia é que, também graças à produção astronômica de conteúdo por segundo, já possuímos acesso ao conhecimento suficiente para desenvolver soluções que desvendam, analisam e transformar dados complexos em informações e insights de fácil assimilação, ajudando gestores e empresas a terem um alto desempenho e um alto poder de eficiência em suas tomadas de decisões. 

Posto de combustíveis: benefícios das decisões tomadas com base em dados

Estratégias sólidas

Um dos benefícios mais notáveis em estabelecer uma metodologia de tomada de decisão orientada por dados é a confiança sobre os resultados possíveis a partir das ações. Com dados atualizados e precisos em mãos, as decisões são tomadas de maneira certeira, com possibilidade de previsão sobre seus efeitos e, além disso, acontecem no timing perfeito, pois não é preciso caçar informações ou relatórios para que, quando chegue a hora decisiva, tudo que você tenha já seja de dias ou semanas atrás. 

Evolução contínua

Organizações que têm como base os seus dados, também conseguem mensurar seu desenvolvimento e crescimento. Dessa forma, sabem exatamente quais são os pontos a serem corrigidos e melhorados e podem agir de forma pontual. Com isso, torna-se fácil implementar uma cultura de evolução contínua.

Transparência e responsabilidade

Outro benefício importante da tomada de decisão baseada em dados é a melhoria da transparência e da responsabilidade das equipes dentro da empresa. Ao promover uma cultura orientada por dados, o desenvolvimento visível da empresa o engajamento das pessoas é muito maior, fazendo com que, cada vez mais, se dediquem aos objetivos da organização. Isso ajuda a nutrir relacionamentos, melhora a colaboração, facilita a comunicação e a sintonia da equipe.

Como ter em mãos dados precisos e sempre atualizados

O setor de combustíveis é acirrado e altamente competitivo, o uso da tecnologia é questão de sobrevivência, afinal, são muitas as áreas que requerem minuciosidade e precisão na sua gestão. A pista e PDV de um posto de combustíveis, como você bem sabe, abre caminho para alguns erros graves, como fraudes e margens praticadas incorretamente, por exemplo. E quando se trata disso, você já sabe que não existe como trabalhar sem a tecnologia.

Mas tão importante quanto a eficiência da sua pista e PDV, é ter a análise de dados na hora de tomar decisões. O mercado não permite decisões baseadas em achismos. E o feeling é realmente importante para um líder, por exemplo, mas não pode servir como base para expansões, estratégias ou correções de curso. É preciso contar com informações precisas para prever os potenciais riscos e oportunidades. 

O BI nesse contexto

As ferramentas de Business Intelligence, através do cruzamento, armazenamento, contextualização e análise de dados, transformam cada informação bruta gerada pela empresa em simulações, avaliações, previsões, gráficos, indicadores e dashboards, por exemplo. 

O BI há muito tempo é visto como a chave para o crescimento dos negócios. A capacidade de coletar as informações certas, analisá-las e usá-las para a tomada de decisões assertivas faz parte do aprimoramento dos interesses de qualquer empresa. Quando você não conta com uma estratégia de BI você corre o risco de:

  • Perder oportunidades de crescimento estratégico;
  • Deixar de aproveitar a economia de custos;
  • Decair na avaliação do cliente;
  • Perder vantagem competitiva, entre outros.

Como organizar os dados

A melhor forma de organizar seus dados para tomadas de decisões é não ter que organizá-los. Ficou confuso? Explicamos: não deve ser sua responsabilidade correr contra o tempo em busca de correção de informações e emissão de relatórios para poder tomar uma decisão, essa forma manual de ter informações é morosa e passível de erros. Conte com uma boa ferramenta de BI e você não terá que se preocupar com nada disso. 

A própria ferramenta de BI coleta as informações do seu ERP e transforma-os em dados úteis através de dashboards dinâmicos e sempre atualizados. Bastam alguns cliques para você ter análises, previsões e diagnósticos completos sobre o seu negócio, sem perder tempo, sem ter de caçar informações e tendo a certeza de que os números estão corretos. 

Ao menos é assim que funciona no Viasoft Analytics, ferramenta de BI da Viasoft, integrado ao ERP especializado no setor de combustíveis, o Petroshow.

O Viasoft Analytics armazena as informações do negócio que se tornam passíveis de análises, comparações, percentuais, gráficos etc. através de telas dinâmicas e que prezam pela clareza dos dados. Tendo todas as informações em mãos, fazer análises apropriadas para planejamentos estratégicos, táticos e operacionais se torna simples.

Você pode dispor dashboards em telas nos locais estratégicos da empresa para acompanhamento constante e em tempo real das informações, podendo, num posto de combustível, por exemplo, ter indicativos de quanto combustível possui nos tanques, qual é a data prevista do término, a média de vendas de determinada hora do dia, da semana, do mês. Além disso,  também é possível saber quais os produtos mais vendidos e, inclusive, fazer um comparativo de venda entre os estabelecimentos do seu grupo, as metas e o faturamento.

Leve inovação e produtividade para o seu posto de combustíveis! Saiba mais sobre o Petroshow e o Viasoft Analytics conversando com um de nossos especialistas no setor de combustíveis: nós ligamos para você!

Posto de combustíveis

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!