Por que você deve investir em capital intelectual agora mesmo?

O capital intelectual é patrimônio intangível da empresa e diz respeito à habilidades, conhecimentos e criatividade de todos.

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

O capital intelectual constitui um patrimônio intangível da empresa e se relaciona com habilidades, conhecimentos e a criatividade de todo o quadro de colaboradores.

Enquanto diferencial competitivo, o capital intelectual dentro do mercado de atuação aumenta a lucratividade e agrega valor ao negócio. Sendo assim, é possível entender a importância de incentivar e preservar o capital intelectual através de estratégias mais assertivas e otimizadas.

Quais as categorias do capital intelectual?

Como um atributo intangível, o capital intelectual não está presente em infraestrutura, mas no potencial que a empresa possui de desenvolver conhecimento e inovação como uma forma de alavancar o negócio no mercado, aumentando assim a percepção acerca da sua atuação.

Esse recurso é dividido em três possíveis categorias: humano, estrutural e relacional que se relacionam diferentemente com a gestão do conhecimento. Ou seja, são partes de um mesmo planejamento que tem como maior objetivo inovar todos os dias.

Capital humano: diz respeito às expectativas e habilidades do colaborador que são usadas para bater metas da empresa, como talentos, experiência e conhecimento. Essa categoria favorece o repasse de informações entre os membros da equipe para aumentar a produtividade e o lucro.

Capital estrutural: nesse quesito também se encontra o conhecimento que envolve o uso de ferramentas e informações da empresa, classificando, assim, a capacidade de sistematizar e formalizar processos com eficiência. O grande diferencial é que esse conhecimento permanece na organização, mesmo que o colaborador se desligue.

Capital relacional: por fim, a categoria relacional designa o conhecimento e habilidade de um indivíduo de se comunicar com os outros, formando, assim, redes de relacionamento. Desenvolvido por meio de colaboração e troca de experiências, o foco principal é desenvolver o capital humano das empresas, estimulando a boa convivência.

Entender como motivar o quadro de colaboradores e como estimular o desenvolvimento do capital intelectual dentro da empresa é essencial para que as estratégias voltadas ao desenvolvimento de pessoas possam ser mais assertivas e otimizadas.

Saiba mais sobre a importância do capital intelectual baixando o nosso material exclusivo, desenvolvido especialmente para que você possa começar a incentivar os seus colaboradores. Clique abaixo e conheça “Tudo que você precisa saber para investir em capital intelectual!”

capital intelectual

Otimize a gestão pessoal e atinja mais resultados com o Nela!

Com o Nela você acessa funcionalidades únicas que otimizam a gestão de pessoas e transformam seus resultados. Revolucione o seu RH, tenha mais assertividade e eficiência e transforme suas estratégias.

Entre em contato agora mesmo e descubra todo o potencial dos seus colaboradores com o Nela.

capital intelectual

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!