O que é picking e como automatizar essa rotina na operação logística?

O picking é o processo de separação dos pedidos dos clientes dentro da logística, que aglutina produtos e pedidos e encaminha para expedição.

Logística , Viasoft |
Por

O picking nada mais é do que o processo de separação dos pedidos dos clientes dentro da logística. Ou seja, é o processo que consiste em separar o mix de produtos conforme as solicitações e enviá-los para a área da expedição.

Pode parecer um processo muito simples, mas dentro da cadeia logística, ele pode ser considerado um dos pontos mais críticos, isso porque se esse processo for ineficiente, toda a operação logística acaba por sofrer impactos negativos, que incidem diretamente na percepção do cliente.

Hoje você vai entender a importância do picking e como otimizar essa rotina dentro da sua operação logística. Vamos lá!

Como o picking é feito?

Em suma, o picking consiste em separar o mix de produtos conforme a solicitação dos clientes. Essa atividade pode ser realizada de muitas formas, onde o operador percorre toda a instalação fazendo o controle no papel, ou, ainda, existem soluções especializadas que otimizam essa rotina e facilitam toda a operação, do picking até a entrega.

Essa atividade é iniciada logo após o recebimento dos pedidos, por isso a agilidade é essencial em sua conclusão: quanto mais ágil e correto, melhor será o resultado da empresa e mais satisfeito o cliente ficará, ou seja, contar com ferramentas que evitem erros e agilizem esse processo é um grande diferencial competitivo.

Qual a importância do picking no ciclo do pedido?

O ciclo de pedidos é composto por todas as atividades necessárias para que o fluxo de produtos da empresa até o cliente seja realizado da forma mais assertiva possível. Ou seja, cada um dos processos deve ser feito da melhor forma, garantindo rapidez e assertividade nas práticas de gestão.

Com as novas tecnologias, os clientes exigem respostas mais rápidas e padronizadas das empresas, e o ciclo do pedido tem um papel essencial não somente na agilidade da resposta, mas também na manutenção desse relacionamento entre cliente e empresa.

Quais as vantagens de um processo de picking automatizado?

Existem, de fato, alguns pontos que podem melhorar e automatizar o processo de picking, o que garante uma melhor percepção do cliente, agilidade em processos internos como a expedição e a otimização da entrega, que será realizada com mais eficácia.

Uma vez que ter um software de gestão especializado faz toda a diferença no processo logístico, as vantagens de um processo de picking podem ser sentidas em todas as atividades da logística, o que otimiza resultados e lucratividade da empresa.

É possível citar, por exemplo, como vantagens:

Maior satisfação dos clientes:

Como a satisfação dos clientes está ligada diretamente ao atendimento prestado pela empresa, ter um sistema logístico estruturado é fundamental para para atender às necessidades e expectativas dos clientes. Ainda, com um software de gestão especializado é possível ter informações mais ágeis e precisas para informar sobre prazos e outros dados.

Um processo de picking bem estruturado e automatizado garante uma separação mais ágil e correta de pedidos, o que ocasiona uma redução de erros que contribui diretamente para uma melhor percepção do cliente.

Maior produtividade da equipe:

Com um processo de picking automatizado por um software de gestão dentro da operação logística, por exemplo, é possível medir os níveis de produtividade da equipe e estabelecer estratégias que aumentem esse índice.

Uma maior produtividade gera maiores resultados e aumentam o lucro e assertividade da operação logística. Ou seja, com a ferramenta de gestão certa não somente o picking, mas todas as áreas da sua operação podem ser melhoradas através da automatização.

Redução de desperdícios:

Os desperdícios dentro da operação logística (principalmente de tempo) são, muitas vezes, os grandes responsáveis pelo prejuízo que preocupa colaboradores e gestores.

Com um picking bem embasado através de uma gestão eficaz é possível ter à disposição produtos na quantidade certa para que a operação tenha a performance mais assertiva possível, bem como, realizar análises para entender de que forma otimizar a rotina dos colaboradores.

Ou seja, há um ganho operacional de tempo, produção e menor desperdício de insumos, o que faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Otimize a sua gestão logística com Viasoft Forlog

Revolucione seus resultados, aumente a sua produtividade e tenha lucros incríveis com um software de gestão logística especializado, feito para que você evolua cada vez mais. Confie sua operação na solução certa, confie no Viasoft Forlog!

Desenvolvido por quem é especialista em entender o que você faz para oferecer as ferramentas certas, o Viasoft Forlog oferece todas as funcionalidades que você precisa para sair na frente do concorrente e evoluir mais. Entre em contato e descubra o verdadeiro potencial da sua operação!

picking

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!