O cloud computing traz mais segurança e conformidade com a LGPD!

Adequar-se à LGPD é uma necessidade das empresas que lidam com dados dos clientes, uma vez que vazamentos podem trazer sérias consequências.

Notícias , Viasoft |
Por

Adequar-se à LGPD é uma necessidade urgente das empresas que lidam com dados dos clientes, visto que o não-cumprimento das obrigações estabelecidas pode render severas punições em caso de vazamento, que traz prejuízos severos para a empresa.

Nesse contexto, a hospedagem cloud é, comprovadamente, uma ótima solução contra os ataques cibernéticos: a segurança é mais avançada e é possível monitorar os diversos tipos de ameaça para elaborar estratégias que garantam a segurança das informações.

Além de contar com profissionais de segurança especializados para garantir a segurança dos dados armazenados, a utilização da criptografia oferece ainda mais proteção para dados tanto em trânsito quanto em repouso.

Otimize o acesso com a hospedagem na nuvem

A LGPD determina que empresas adotem medidas que não causem ao titular qualquer tipo de dano, como acesso aos dados por pessoas não autorizadas, distribuição indevida, etc. Muitas vezes, colaboradores mal-intencionados podem acessar esses dados para benefício próprio ou prejudicar a empresa.

Com os provedores de nuvem, é possível ter acesso à autenticação, bloqueios e restrições, controlando o acesso por horário, por limite de tempo, ou, ainda, restringir o acesso através do IP. Em outras palavras, a hospedagem na nuvem é uma das formas mais eficientes de resguardar o acesso aos dados dos clientes, o que facilita a conformidade da empresa com a LGPD.

Ainda, a Lei garante ao consumidor o direito de entender a utilidade de seus dados, quais dados a empresa armazena e como se dá esse armazenamento. A nuvem facilita também estas atividades, uma vez que como os dados estão centralizados, a pesquisa e gerenciamento se tornam mais automatizados.

Em caso de incidentes que ameacem a segurança dos dados, a LGPD determina que a empresa deve notificar tanto a autoridade nacional quanto o titular, uma vez que isso pode acarretar riscos à integridade das informações. Soluções cloud computing, visando a maior agilidade responsiva nesses casos, podem apresentar compromissos contratuais relacionados à notificação de acidentes.

Ou seja, a empresa possui um tempo de resposta menor, o que contribui para que estratégias assertivas sejam colocadas em prática como recomenda a LGPD.

Parceria com a Oracle

Sabendo da importância do cumprimento das normas da LGPD, e como a hospedagem na nuvem traz diversos benefícios e mais segurança para a informação de todos os clientes, a Viasoft firmou parceria com a Oracle Cloud Computing, e oferta diversos serviços para toda a carta de clientes e parceiros.

Há mais de 31 anos a Viasoft oferece oportunidades únicas para que clientes possam evoluir mais sem abrir mão da segurança, agilidade e eficiência. Entre em contato e conheça todas as oportunidades que a Viasoft tem para você.

LGPD

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!