Novos modelos de condomínios inteligentes no Brasil

A busca por segurança, praticidade e comodidade levou muitos moradores de capitais e de cidades grandes a escolherem um condomínio fechado para chamar de lar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, Abrassp, 33% dos brasileiros vivem em condomínios, aproximadamente 68 milhões de pessoas. Na cidade de São Paulo, 37% […]

Dicas , Viasoft |
Por

A busca por segurança, praticidade e comodidade levou muitos moradores de capitais e de cidades grandes a escolherem um condomínio fechado para chamar de lar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, Abrassp, 33% dos brasileiros vivem em condomínios, aproximadamente 68 milhões de pessoas. Na cidade de São Paulo, 37% da população reside nesse tipo de empreendimento.

Com o aumento da procura por esse tipo de moradia, também cresceu a oferta de novidades para atrair novos moradores e investidores. Os condomínios inteligentes, por exemplo, são projetados com o objetivo de atender as necessidades dos habitantes, proporcionando maior conforto por meio da tecnologia aplicada em diversas áreas.

O que faz um condomínio ser inteligente?

Além das facilidades para moradores e colaboradores do prédio, os condomínios considerados inteligentes têm uma preocupação com o meio ambiente e com a sociedade em que estão inseridos. Na maioria das construções, já existe um planejamento prévio para captação da água da chuva, instalação de painéis solares e maior aproveitamento da luz natural. Ao longo prazo, essas características tornam a vida dos condôminos mais fácil e mais sustentável, e por consequência, mais inteligentes.

Nesses empreendimentos, todos os detalhes são pensados para facilitar o dia a dia do morador e dos funcionários. A instalação de fechaduras com leitura biométrica, por exemplo, torna o local mais seguro, além de eliminar a necessidade de chaves, tags e cartões de acesso. Na recepção, a portaria eletrônica diminui os gastos condominiais, além de proporcionar atendimento 24 horas a moradores e visitantes. Para as áreas comuns, como churrasqueiras e salões de festas, o agendamento pode ser feito de maneira online, pelo site ou aplicativo, possibilitando a reserva a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além da tecnologia empregada, os condomínios inteligentes também oferecem serviços diferenciados, como spa, espaço pet, coworking, cozinha compartilhada, cinema, sala de música e até mercado. A oferta de áreas comuns além do tradicional parquinho e salão de festas transformam a vida dos moradores, que passam a ter, a poucos metros de casa, opções de lazer, bem-estar e agora, graças aos mercados autônomos para condomínios, de compras também. 

Como deixar seu condomínio mais inteligente

O conceito de condomínios inteligentes é relativamente recente, e por isso, é mais comum que empreendimentos novos recebam essa denominação. Mas existem diversas maneiras de tornar o seu residencial mais cômodo e sustentável. Confira algumas:

Instalação de fechaduras eletrônicas

A fechadura com leitura de digital traz diversos benefícios para o condomínio, moradores e funcionários. Com essa tecnologia, apenas pessoas previamente cadastradas têm acesso às dependências do prédio, impedindo que desconhecidos ou indivíduos mal intencionados entrem no local. Além de deixar o condomínio mais seguro para todos, dispensa o uso de chaves, tags e cartões, que podem acabar perdidos ou até estragando com o tempo. 

Segurança e monitoramento

Uma maneira simples de deixar seu condomínio mais inteligente é por meio da instalação de câmeras e contratação de um serviço de monitoramento remoto. Assim, áreas comuns como lobby, hall de entrada, garagens e corredores se tornam mais seguros para todos, aumentando a sensação de bem-estar.

Criação de site e área do cliente

Você já parou para pensar em quantas questões do seu condomínio poderiam ser resolvidas de maneira online? Emissão de boletos, reserva de áreas comuns, contato com síndico, disponibilização do regulamento interno e notícias do residencial são só alguns exemplos. Com a criação de um site e área do cliente, não só o trabalho do síndico se torna mais fácil, mas também a rotina dos moradores.

Captação da água da chuva

Além de tornar o condomínio mais sustentável, a captação da água da chuva também acarreta economia financeira. Essa água pode ser usada tanto na limpeza de áreas comuns quanto na manutenção dos jardins e canteiros do residencial. 

Portaria eletrônica

A portaria eletrônica possibilita o serviço de recepção 24 horas sem a necessidade de ter uma pessoa presente no local. Além da economia financeira para o condomínio, esse serviço deixa o residencial mais seguro para moradores, colaboradores e visitantes.

Instalação de um mercado dentro do condomínio

Se você imaginou que para instalar um mercado dentro do seu condomínio são necessárias várias obras e reformas, está enganado. Na verdade, só é necessário uma parede de 2 metros de comprimento e duas tomadas. E com o market4u, a instalação pode ser feita em condomínios a partir de 30 unidades.

A proposta do market4u é agregar mais um serviço aos condomínios. Justamente por isso, nosso mercado autônomo pode ser instalado em diversas áreas: hall de entrada, garagem, espaço gourmet, spa e até sala de jogos podem receber as instalações sem necessidade de criação de novos espaços.

O market4u oferece uma gama diversificada de produtos essenciais: produtos de limpeza, alimentos e bebidas são disponibilizados e repostos diariamente, e o melhor: nossas unidades funcionam 24 horas por dia, com monitoramento remoto por câmeras.

Ao implementar uma unidade market4u, seu condomínio torna-se referência naquilo que está sendo feito de mais moderno no setor imobiliário do mundo inteiro, agregando valor aos apartamentos e chamando a atenção de novos negociantes e moradores. Ao oferecer serviços que priorizam o bem-estar coletivo, o condomínio deixa de ser um simples complexo residencial e passa a funcionar como um facilitador de tarefas diárias, aderindo ao conceito de condomínios inteligentes.

Por que escolher o market4u

  • Loja aberta 24 horas, 7 dias por semana
  • Monitoramento por câmeras
  • Mix de produtos com grandes marcas e produtos locais
  • Itens frescos (carne e comida japonesa)
  • Bebidas alcoólicas com trava de segurança 
  • Comida congelada
  • Preços competitivos
  • Promoções exclusivas
  • Facilidade no pagamento
  • Acessibilidade 
  • SAC 24 horas
  • Presente em mais de 38 cidades em todas as regiões do Brasil
  • Capacidade para atender condomínios clubes, sem número máximo de moradores
  • Maior rede de mercados autônomos do país
  • Tecnologia própria

Mais de 70 mil famílias brasileiras já contam com a facilidade de ter um mercado a disposição dentro do residencial. Você também pode deixar o seu condomínio mais inteligente com a instalação de uma unidade market4u! Entre em contato com o nosso time comercial

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!