MRP: a solução para um estoque eficiente e eficaz na sua indústria!

É muito comum encontrar empresários que estão cada vez mais preocupados com os gastos gerados por falta de otimização e gerenciamento de estoque. São sobras desnecessárias, desperdícios, sumiços e tantas outras coisas. Por isso, hoje vamos tratar de uma estratégia para acabar com essa dor de cabeça. É o MRP – Material Requirement Planning ou […]

Indústria , Viasoft |
Por

É muito comum encontrar empresários que estão cada vez mais preocupados com os gastos gerados por falta de otimização e gerenciamento de estoque. São sobras desnecessárias, desperdícios, sumiços e tantas outras coisas. Por isso, hoje vamos tratar de uma estratégia para acabar com essa dor de cabeça.

É o MRP – Material Requirement Planning ou Planejamento de necessidade de materiais.

Essa estratégia calcula a previsão da demanda de produtos em relação aos componentes necessários para a sua fabricação. Esse cálculo só é possível através de inventários em função do planejamento de produção.

Para que o MRP funcione adequadamente, são necessários os dados de:

  • Estoque mínimo: quantidade mínima de matéria-prima para a fabricação do produto;
  • Estoque máximo: é o máximo de cada componente usado na fabricação e a quantidade do produto fabricado;
  • Estoque de segurança: quantidade mantida para eventuais necessidades.
  • Estrutura do produto: é a “receita” da fabricação de um produto. Aqui é a descrição de toda a quantidade usada da matéria-prima; todos os processos que ele terá até sua finalização;
  • Ter a compreensão dos lotes econômicos. Lote máximo: é a noção da capacidade de estoque do produto, evita excessos e perdas; Lote mínimo: se trata do cálculo da quantidade mínima de determinado produto para o início de uma ordem de produção.

Quais os benefícios na adesão do MRP?

São muitos! Por isso aqui vão os principais:

  1. A automação de pedidos para o setor de compra, uma verdadeira mão na roda nesse departamento. Funciona assim: quando um item para a fabricação de um produto vir a faltar – ou seja, é algo que acontece antes de acabar seu estoque – o MRP vai gerar o pedido de compra, mostrando para o comprador, o prazo de entrega e tempo para fabricação.
  2. A diminuição de gastos, uma consequência lógica quando se fala de um controle sobre estoque e produção de forma integrada. O MRP vai excluir compras desnecessárias e acabar com sumiços sem explicação. Ele também tem o poder de fazer com que o estoque encalhado desapareça.
  3. Otimização de espaços. Com o estoque “polido” é mais fácil o conhecimento de itens “mortos”, evitando ocupação de espaços desnecessários.
  4. Redução de falhas humanas: como esse planejamento é baseado em dados concretos lançados dentro de uma plataforma para realização dos cálculos, os erros são levados a zero. Por isso:

Use e abuse das tecnologias

Planejar com uma ferramenta integrada a todos os setores é ter garantia dos dados corretos e assertividade na gestão de custos. A integração do estoque com o setor administrativo faz com que a compra dos produtos seja muito mais rápida e correta.

Agora, que tal um software que garante todo esse planejamento e ainda tem controle logístico da sua indústria. Que detalha todas as movimentações de estoque; faz o inventário, cuida do seu almoxarifado por WMS?

Uma solução tecnológica especializada no seu segmento certamente fará a diferença não só no seu estoque, mas em toda a empresa.

Quer saber mais sobre uma ferramenta que cada dia busca inovação para uma melhor gestão, não só logística, mas de toda sua indústria?

Conheça o VIASOFT KORP, a solução certa para realizar mais!

Que tal conversar com um especialista na tecnologia e no seu segmento?

LIGAMOS PRA VOCÊ!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!