Varejo Tech: o futuro do comércio já começou

O conceito de Varejo Tech, também chamado de Retail Tech em inglês, já é realidade em diversas empresas do Brasil e do mundo, inclusive no market4u. Veja como utilizamos a tecnologia para melhorar sua experiência de compra.

Notícias , Viasoft |
Por

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem mudando nossa forma de fazer até as mais simples das atividades há alguns anos. No setor varejista não é diferente. O conceito de Varejo Tech, também chamado de Retail Tech em inglês, já é realidade em diversas empresas do Brasil e do mundo, e está cada vez mais presente nos mais variados tipos de comércio e no dia a dia dos clientes.

Quando se fala em Varejo Tech, a primeira coisa que passa na mente de muitos são as lojas online e o e-commerce. É verdade que o segmento online foi pioneiro, mas essa nova proposta vai muito além disso. O Retail Tech propõe proporcionar a melhor experiência de compra com a ajuda da tecnologia, tanto em ambientes virtuais como físicos. E dentro do conceito de “experiência”, podemos citar segurança, sustentabilidade, logística, praticidade, agilidade, acessibilidade e relacionamento com o consumidor.

No cenário empresarial, o Varejo Tech surgiu junto com as startups, empresas novas que usam a tecnologia como principal aliado em seus serviços ou produtos. Hoje, esse conceito já está sendo aplicado até nos segmentos mais tradicionais, como supermercados e lojas de roupa. Para citar um exemplo relativamente comum, podemos falar em caixas de autoatendimento e guide shops, lojas que funcionam como uma vitrine física para produtos vendidos online.

A principal característica do Varejo Tech é o uso de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e análise da dados, para aprimorar o processo de consumo, deixando-o cada vez mais personalizado e moldado para as necessidades específicas de cada cliente. No mercado atual, esses diferenciais significam vantagem competitiva já integram a maioria das estratégias de negócio.

Varejo Tech e o market4u

Somos uma startup, e por isso, o conceito de Retail Tech sempre esteve presente no market4u, desde a concepção da ideia, formação da empresa, e é claro, no serviço oferecido e na maneira de trabalhar.

O market4u veio para revolucionar a maneira de fazer compras com uma premissa que parece muito simples: instalando mercados dentro de condomínios residenciais. Nossas lojas são completamente autônomas, mas isso não significa que a experiência de compra se torne mais difícil. Pelo contrário, muito além de apenas disponibilizar gôndolas, geladeiras e produtos, o market4u também acredita que a tecnologia é uma aliada fundamental na busca por praticidade e comodidade. Por isso, diversos conceitos do Varejo Tech já estão aplicados em nossos mercados. Veja como:

Inteligência Artificial

Um dos pilares do market4u é a adaptabilidade para todos os tipos de condomínios e moradores, e por isso, a Inteligência Artificial é uma de nossas mais poderosas ferramentas. Por meio dela, conseguimos identificar o perfil de cada público, saber quais são os produtos mais procurados e consumidos, e assim, criar um mix de ofertas único e personalizado para atender as necessidades dos moradores daquele residencial. A AI também ajuda a equipe de logística a programar melhor as reposições e entregas de novos itens.

No aplicativo, disponível para sistema Android e IOS, a AI identifica os gostos e preferências do consumidor, sugerindo novos produtos semelhantes aos que já foram comprados. Isso também nos ajuda a analisar as opções disponíveis e se elas estão realmente atendendo as necessidades dos clientes.

 

Acessibilidade

Pensadas para atender todas as pessoas, desde os mais novos até o público da terceira idade, as lojas do market4u contam com um sistema de compras simples e intuitivo, de fácil acesso para crianças, adultos e idosos.

Dentro do app, é possível realizar pagamentos por boletos, cartões de débito e crédito e, para os mais adeptos a tecnologia, pelo PicPay. Assim, garantimos que os mais diferentes perfis de consumidores sejam contemplados com a opção de pagamento que preferirem.

Além disso, nossas lojas funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, possibilitando que o condômino vá às compras quando preferir, sem nenhum tipo de impedimento.

Segurança

Para tornar o market4u seguro para toda a família, as geladeiras de bebidas alcóolicas são separadas e contam com uma trava de segurança que só pode ser aberta por usuários maiores de idade previamente cadastrados no aplicativo.

Todas as unidades são monitoradas remotamente 24 horas, tornando o ambiente seguro em todas as horas do dia.

Sustentabilidade

Além do uso da tecnologia para melhorar a experiência de compra, o Varejo Tech também prioriza o conceito de sustentabilidade no comércio. Para colocar essa ideia em prática, o market4u está sempre em busca de parceiros e fornecedores que se identifiquem com o propósito da marca. Apoiar produtores regionais e pequenos negócios faz parte do que enxergamos como um novo jeito de consumir.

Esse é o caso da empresa Akaryu Sushi, um restaurante familiar de comida japonesa que integra um dos fornecedores do market4u em Curitiba. Graças a essa parceria, nossos clientes da capital paranaense têm acesso a comida japonesa fresquinha todos os dias.

Você também pode se tornar um fornecedor do market4u! Já estamos presentes em mais de 38 cidades brasileiras, em todas as regiões, atendendo 50 mil famílias diariamente.

Praticidade

A proposta do market4u é diminuir consideravelmente a necessidade de se deslocar até um supermercado para fazer as compras do dia a dia. Por isso, nosso mix de produtos é muito parecido com o de lojas tradicionais. Em nossas unidades, você pode encontrar produtos de higiene, materiais de limpeza, bebidas, cervejas, vinhos, carnes, itens de café da manhã, salgadinhos e até carvão e pão de alho para o churrasco do fim de semana.

Relacionamento com o consumidor

Nossa equipe está sempre pronta para solucionar possíveis dúvidas e problemas dos consumidores. O SAC do market4u funciona 24 horas por dia, e conta com atendentes treinados e capacitados para responder perguntas frequentes e facilitar todo o processo de compra.

Nossos time de customer success atua ativamente para construir e manter uma boa relação com moradores e síndicos dos condomínios, sempre procurando novas formas de aperfeiçoar nosso serviço.

market4u viasoft varejo tech

Quero no meu condomínio!

Qualquer condomínio, de apartamentos ou casas, a partir de 30 unidades residenciais está apto para receber uma unidade do market4u! É só clicar aqui e entrar em contato com a nossa equipe comercial.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!