Logística Reversa e a importância de valorizá-la

Mais do que nunca, o mundo encontra-se consciente sobre os impactos do consumo desenfreado e do descarte inadequado de resíduos. Por isso, cada vez mais, a Logística Reversa inunda debates e atinge negócios que produzem resíduos em potencial. Neste sentido, a Logística Reversa deixa de ser “apenas” um problema social de alcance global e passa […]

Logística , Viasoft |
Por

Mais do que nunca, o mundo encontra-se consciente sobre os impactos do consumo desenfreado e do descarte inadequado de resíduos. Por isso, cada vez mais, a Logística Reversa inunda debates e atinge negócios que produzem resíduos em potencial. Neste sentido, a Logística Reversa deixa de ser “apenas” um problema social de alcance global e passa a ser, também, um problema de gestão e de marketing.

O que é Logística Reversa?

Segundo o artigo 3, parágrafo 12, da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010: a logística reversa consiste em um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Ou seja, assim como os materiais produzidos chegam para o consumidor, eles precisam ser descartados corretamente quando for o caso. A partir desse momento – o de descarte – ele deixa de ser “produção” e passa a ser resíduo e é de responsabilidade das empresas que o produziram fazer com que ele tenha o destino adequado e não seja mais um item para somar à poluição. A Logística Reversa é a forma com que as empresas garantem que haja retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, para que ocorra o reaproveitamento e descarte apropriado de materiais, impedindo a agressão ambiental.

Vai muito além da preservação ambiental

Só evitar a agressão ao meio ambiente, poluição de mares e cidades, já é motivo o suficiente para valorizar e aplicar a Logística Reversa. Mas ela vai muito além e atinge a (auto)sustentabilidade do negócio e, ainda, a visão do consumidor sobre a marca.

O retorno de resíduos para seu local de origem pode acarretar em economia de determinados materiais e fazer com que parte do descarte sustente a própria produção, economizando em custos e tempo de fabricação de certos materiais. E quando depositados em locais diferentes do de origem, pode ser rentável e colaborar para um mundo com menos produção, mais reaproveitamento e menos impactos de consumo.

Além disso, nesse mundo cada vez mais preocupado com a preservação ambiental, é uma questão de consciência consumir produtos que garantem redução dos impactos de seus resíduos no ambiente.

Para garantir a execução da Logística Reversa é preciso contar com as soluções certas

Para um sistema de Logística, não é problema garantir com que todas as ações que você executa, tanto em Logística Inbound, Outbound ou Reversa sejam atendidos e otimizados. Um sistema é capaz de realizar mais, com menos recursos, poupando além do que já é poupado através do retorno dos materiais. Não há economia só de recursos como também de tempo.

Quer saber mais? Acesse o site do VIASOFT FORLOG.

Você também pode agendar uma demonstração para entender melhor o que um sistema pode fazer especificamente pelo seu negócio. Basta preencher o formulário do link: viasoft.com.br/forlog/. Um de nossos especialistas em Logística liga para você na data marcada.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!