Logística de sucesso no e-commerce: dicas para potencializar resultados

Uma das bases do sucesso de um e-commerce é uma logística eficaz. A logística para e-commerce tem suas especificidades e é mais delicada do que no varejo físico.  Uma logística de sucesso no e-commerce é um processo complexo de várias etapas, cada componente depende dos outros. As empresas que vendem de forma online precisam garantir […]

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Uma das bases do sucesso de um e-commerce é uma logística eficaz. A logística para e-commerce tem suas especificidades e é mais delicada do que no varejo físico. 

Uma logística de sucesso no e-commerce é um processo complexo de várias etapas, cada componente depende dos outros. As empresas que vendem de forma online precisam garantir que cada um deles esteja funcionando sem problemas para conseguir vender virtualmente de forma eficiente e lucrativa.

O e-commerce vem crescendo exponencialmente, a pandemia estendeu ainda mais o seu alcance e, hoje, já é a modalidade de compra preferida de pessoas de todas as classes e perfis.

Segundo a CNN Brasil, neste ano, as promoções do Dia do Consumidor no e-commerce registraram um faturamento de R$ 722 milhões neste ano, crescimento de 22% em comparação com o ano anterior. A data, celebrada em 15 de março, acumulou cerca de 1,5 milhão de pedidos, uma elevação de 16% em relação a 2021. Os dados são da Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce nacional.

Esse aumento num dia específico representa o quanto ações para fomentar as vendas têm surtido efeitos extremamente positivos para os varejistas que vendem pela internet. Contudo, para chegar ao aproveitamento máximo dessa ascensão, inúmeros desafios precisam ser superados, especialmente na logística, afinal, é ela que torna possível que os produtos que os consumidores desejam cheguem até eles com agilidade e segurança. 

Desafios de uma logística de sucesso no e-commerce

Os desafios da gestão da logística de e-commerce espelham os desafios da gestão logística tradicional, porém, com ênfase – e maior desafio – na velocidade de atendimento e entrega de pedidos, assim como a conquista de uma logística reversa eficaz – para o caso das devoluções e trocas.

E à medida que sua empresa encontra seu público na internet, é preciso se concentrar no que você está entregando aos seus clientes, tanto metafórica quanto literalmente.

Segundo uma matéria da Shopfy, O varejista online médio gasta 11% de seu faturamento em logística. A indústria cresceu 27% no ano passado e deve atingir quase US$ 650 bilhões até 2025. No entanto, mais da metade (53%) dos varejistas dizem que a logística de entrega e atendimento representa um desafio “significativo”. 

Ter um processo logístico bem pensado não é apenas algo bom de se ter. As empresas no e-commerce veem a logística como uma vantagem competitiva. Alguns até relatam um grande risco para seus negócios se o processo de logística não atender às expectativas do cliente. 

Pensando em como uma logística de sucesso no e-commerce de todos os tamanhos pode ser desafiadora, elencamos algumas dicas valiosas que podem ajudar você a otimizar processos e melhorar a experiência do seu cliente com a sua marca. 

Passos para alcançar uma logística de sucesso no e-commerce

1. Planejamento de demanda

A maneira mais comum e prática para prever altas ou baixas demandas são os dados históricos, mas, caso você não tenha isso, é preciso investir seu tempo em descobrir essas informações. 

Antes de qualquer coisa, monitore o tráfego do site e o compartilhamento social que a sua marca possui. Se você investe nas mídias sociais, certamente, à medida que seu conteúdo é compartilhado e sua marca conhecida, a demanda aumentará e é preciso estar pronto. 

Outro passo é observar as tendências sazonais, como mudanças no clima e compras de feriados. Tudo depende do produto com o qual você trabalha. Uma boa alternativa também é avaliar seus concorrentes pesquisando o máximo possível de informações sobre eles. 

E, por fim, tão importante quanto esses dados, é ter consistência em suas ações: se você quer lançar uma promoção ou alguma ação que alavanque as vendas, prepare-se para isso. Afinal, de nada adianta conquistar a venda, mas proporcionar uma má experiência ao cliente, como itens fora de estoque, demora na entrega ou pedidos errados. 

2. Defina o prazo de entrega de forma inteligente

Um dos fatores mais importantes no e-commerce é o prazo de entrega e, principalmente, seu cumprimento. O atraso de apenas um dia pode arruinar a confiança do cliente na empresa, uma vez que, além do produto, ele também está pagando pela entrega do item até aquele determinado dia. 

São muitos fatores envolvidos para que a entrega seja feita na data estipulada, portanto, para evitar problemas e atrasos, trabalhe com uma folga. Dessa forma, se tudo sair como deve, você ainda surpreenderá seu cliente com uma entrega adiantada. 

3. Last mile

Última fase de um processo de entrega, o last mile, ou “última milha”, é considerado por muitos operadores logísticos como o processo mais importante da cadeia de suprimentos. Isso porque é o momento crucial em que o cliente recebe seu pedido em mãos, o que requer atenção especial para evitar erros e problemas.

Normalmente essa etapa representa até 28% dos custos totais de envio, de acordo com um estudo da Universidade de Delaware.

Os consumidores podem mudar completamente a percepção que têm sobre determinada marca com base na experiência de entrega. Uma estratégia sustentável de última milha deve satisfazer as expectativas do consumidor enquanto equilibra custos e requisitos de recursos. 

4. Logística reversa

Gerenciar devoluções pode ser o aspecto mais desafiador para os vendedores de e-commerce. A taxa média de retorno em uma loja física é de 8 a 9 por cento, enquanto que para o e-commerce pode chegar a 24 a 36 por cento, de acordo com a Transport Topics .

Especialistas dizem que para lidar com as devoluções corretamente, um varejista deve considerar uma devolução como uma compra reversa com o mesmo cuidado e supervisão que é necessário para gerenciar a compra original.

Suas políticas de devolução ajudam os compradores de incentivo que podem comprar com confiança de que não ficarão presos a produtos que não atendem às suas necessidades. 

No entanto, sua empresa deve ter uma compreensão clara dos custos e implicações logísticas para essas devoluções. Você paga o frete de retorno? Você cobra uma taxa de reabastecimento? Você revende os itens ou os liquida por meio de um atacadista?

Uma chave para gerenciar os retornos é mantê-los separados da cadeia de suprimentos de novos produtos. Crie locais separados, até mesmo uma pequena seção de seu armazém, e atribua funcionários para gerenciar a cadeia de suprimentos de logística reversa.

5. Atenção total ao software que você utiliza

Mais importante que o que você faz é como você faz. Isso porque a logística é algo delicado, composta por processos em efeito dominó, apenas uma operação falha pode comprometer toda a cadeia. 

E quando se trata de agir com base nas melhores práticas, a tecnologia é sempre a melhor resposta: a base de tudo é o seu software de gestão ou, no caso da logística, seu WMS (Warehouse Management System). Antes de qualquer ação, seja de correção ou melhoria, você precisa saber que pode confiar em seu software, ele é o que sustenta cada uma das suas estratégias e que oferece o suporte necessário para que você assegure um bom atendimento ao consumidor, boa margem de lucro e poder competitivo. 

A dica máxima é, portanto: não tenha qualquer software, invista tempo avaliando o que melhor atende às atividades e necessidades do seu e-commerce. 

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Logística de sucesso no e-commerce

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