Intensificar carga operacional não é melhor opção para elevar produtividade

Os operários tendem a levar com a pior quando as empresas de manufatura procuram meios para aumentar a produtividade. Para otimizar recursos em prol do aumento de produtividade, a primeira iniciativa em corte de gastos que sempre parece vir a mente de gestores tanto na produção, quanto no financeiro é a redução do custo de […]

Indústria , Viasoft |
Por

Os operários tendem a levar com a pior quando as empresas de manufatura procuram meios para aumentar a produtividade.

Para otimizar recursos em prol do aumento de produtividade, a primeira iniciativa em corte de gastos que sempre parece vir a mente de gestores tanto na produção, quanto no financeiro é a redução do custo de mão de obra, que geralmente é executado a partir da redução de pessoal ou de corte de benefícios, esse último, geralmente acompanhado de acúmulo de funções aos operários.

Assim não é de se admirar que os operários que, a princípio, nunca apresentam o mesmo nível de engajamento dos outros funcionários com mais qualificação, sintam-se ainda menos motivados e não mostrem empenho nas atitudes simples em reduzir os gastos de energia e os tempos de máquina, que são medidas muito recorrentes para otimizar chãos de fábrica.

Por isso, é necessário haver uma mudança de mentalidade na gestão de empresas de manufatura, afinal, a produtividade é o resultado de uma soma de vários fatores ao longo de toda a cadeia produtiva.

Para aumentar produtividade, eventualmente, talvez seja necessário reduzir o quadro de funcionários, porém, essa não deveria ser a primeira medida a ser tomada pelos gestores. E aqui vão algumas indicações, de acordo com estudos aprofundados sobre a temática, do que aumenta a produtividade muito mais do que reduzir o custo de mão de obra.

__________________________________________________________________

produtividade

Melhore a gestão e aumente a produtividade de forma simples, garantindo vantagens para todas as equipes com uma solução específica para o chão de fábrica.

__________________________________________________________________

Aumentar produtividade exige foco

Quando há um objetivo claro na empresa, ou em qualquer atividade da sua vida, falar de foco parece chover no molhado, já que foco é necessário para qualquer meta a ser alcançada.

No entanto, quando falamos de foco para as empresas de manufatura, nos referimos ao fato de que, quando a produtividade precisa ser aumentada, geralmente, são esses os pontos que precisam de melhoria ou, de adoção de ações completamente diferentes:

  • Baixa variedade de modelos de produto;
  • Produtos que nunca apresentam inovação em comparação com a concorrência;
  • Prazo de entrega muito longo.

Contemplar um desses três pontos garante aumento de produtividade sem ter que se render a opção de reduzir número de funcionários ou baixar o custo deles para a empresa.

Então, atenção e foco!

O que muitas empresas de manufatura fazem, no entanto, é empreender em soluções milagrosas que prometem um trabalho supostamente eficiente o bastante para atender aos três fatores problemáticos em simultâneo.

Isso nunca dá certo.

Os grandes especialistas como o guru das estratégias para indústria Michael Porter atestam que quando o movimento é em direção ao aumento de produtividade são, de fato, esses três fatores a serem trabalhados.

Porém, cada um desses fatores, quando bem trabalhado, traz uma vantagem competitiva diferente para a empresa, por isso tentar manejá-los de uma vez só já numa medida inicial, quando a produtividade ainda é um problema, apenas desencadeará mais problemas.

Foco no fator de competitividade que melhor se encaixa às atuais capacidades da sua empresa.

E assim que você trabalhar com o primeiro, naturalmente os demais também serão desenvolvidos e a empresa evolui na sua totalidade, sem que o quadro de funcionários seja prejudicado.

Só que para isso, você vai ter que desenvolver maior visão do seu negócio e capacidade de gerar inventários apurados a fim de estar certo sobre as reais condições da sua empresa.

Isso se obtém com um sistema de gestão que ofereça as ferramentas adequadas aos seus empreendimentos. Exatamente o que você encontra no VIASOFT KORP, melhor ERP para empresas de manufatura.

Conheça agora, acesse o site do VIASOFT KORP.

Ou fale com um dos nossos especialistas, solicitando nosso ligamos para você.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!