Food Ecosystems Technology Solutions: evento on-line e gratuito abordou tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de ecossistemas alimentares

A SINGULARITY UNIVERSITY (Chapter Curitiba), com o apoio da Viasoft, nesta quinta-feira (29/04), realizou o Food Ecosystems Technology Solutions, evento 100% gratuito e on-line, onde foi debatido o atual cenário Inovação no e-commerce e logística B2B e cases de transformação digital no segmento de agronegócio. O evento, comandado por Zózimo de Souza — responsável pelo […]

Agronegócio |
Por

A SINGULARITY UNIVERSITY (Chapter Curitiba), com o apoio da Viasoft, nesta quinta-feira (29/04), realizou o Food Ecosystems Technology Solutions, evento 100% gratuito e on-line, onde foi debatido o atual cenário Inovação no e-commerce e logística B2B e cases de transformação digital no segmento de agronegócio.

O evento, comandado por Zózimo de Souza responsável pelo Singularity University Curitiba Chapter , teve o diferencial de trazer profissionais já renomados no segmento, mas também abrir espaço para outras vozes por meio dos painéis, debatendo importantes temas da atualidade e como eles impactam o agro.

A programação contou com a participação de Leonardo Maggi (Head de Inovação do Grupo AMAGGI); Marcelo Mendes (Head de Inovação da AgroGalaxy); Fábio Mota (VP Raízen) e dos SU Chapter Leaders:  Luis Ronca (COO da JLL Real Estate); Roberto Rubio Poztman (Head Inovação Rumo – Grupo Cosan); Felipe Battistella (Head Retail Development and Marketing); Iolanda Viola (Head Inovação da Viasoft Connect) e Itamir Viola (CEO da Viasoft).

Conteúdo

A discussão da mesa redonda trouxe cerca de 12 tópicos sobre como intensificar o desenvolvimento deste ecossistema, integrando ambientes urbanos, periurbanos e rurais. Foram eles: conectividade; serviços uberizados; agricultura de precisão; agricultura de ambiente controlado; blockchain; solar electric; semente aprimorada de alta qualidade, genética aprimorada; biotecnologia; nanotecnologia e materiais avançados; impressão 3D / manufatura aditiva e intervenção de nova tecnologia com tecnologia subutilizada.

Muitos pontos mereceram destaque no evento da SU:  o VP da Raízen, Fábio Mota, trouxe exemplos práticos de investimentos da empresa em startups e em todo ecossistema. Leonardo Maggi (Head de Inovação do Grupo AMAGGI) mostrou como uma indústria familiar venceu os desafios da inovação tecnológica através da criatividade, do desenvolvimento e da capacitação das pessoas, e se tornou uma indústria de grande porte. Marcelo Mendes (Head de Inovação da AgroGalaxy) falou sobre os investimentos e o propósito do Grupo Acqua de transformar a cadeia de fornecimento do Agronegócio em uma cadeia conectada através da solução AgroGalaxy.

Para Zózimo, os palestrantes conseguiram mostrar que o agronegócio brasileiro está veemente, é moderno e já emprega muitas tecnologias. “Talvez as chances de melhorias estejam na integração de cadeias e na contextualização por tipo de plantio/negócio, esse “layer” digital está se instalando em todos os segmentos de mercado e no agronegócio não será diferente, o ponto é que há várias dimensões e perspectivas de prioridades para considerar nessa estratégia de crescimento, competitividade e sustentabilidade, um horizonte muito interessante”, enfatizou.

A Head de Inovação do Viasoft Connect, Iolanda Viola, que é uma SU Chapter Leader, parabenizou todos os participantes do evento pela dedicação ao webinar, ao ecossistema e ao SU Curitiba Chapter, pela movimentação de agentes responsáveis por inovação. “Quanto às empresas apresentadas, foi impressionante como organizações tão robustas conseguem tanta agilidade por meio da inovação tecnológica e não-tecnológica”, declara.

Cases reais de aplicação da Inovação

Através de eventos gratuitos como o Food Ecosystems Technology Solutions a SingularityU Chapter busca cumprir o seu papel de auxiliar na “digestão” dos impactos da inovação tecnológica e disruptiva, levando para palco pessoas que tenham experiência e conhecimento para compartilhar com a comunidade.

A SU está preparando uma agenda de novos eventos nichados e aprofundados, com players que tenham cases reais de aplicações de inovação.

A gravação do evento está disponível no Youtube:

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!