De quais relatórios gerenciais você não pode abrir mão num supermercado?

Todo supermercado, independentemente do seu tamanho, produz um volume enorme de dados. É humanamente impossível fazer bom uso deles sem a ajuda da tecnologia. Por isso, ter um software de gestão capaz de automatizar a obtenção desses dados e da produção de relatórios gerenciais é imprescindível para a competitividade e crescimento de um supermercado. Segundo […]

Supermercados , Viasoft |
Por

Todo supermercado, independentemente do seu tamanho, produz um volume enorme de dados. É humanamente impossível fazer bom uso deles sem a ajuda da tecnologia. Por isso, ter um software de gestão capaz de automatizar a obtenção desses dados e da produção de relatórios gerenciais é imprescindível para a competitividade e crescimento de um supermercado.

Segundo matéria publicada no blog da APAS Show, para grande parte dos profissionais envolvidos na operação de um supermercado, trabalhar com big data está ligado a inserir e lidar com tecnologia no ponto de venda. Por outro lado, é comum associar esse termo a ferramentas que suportam grande quantidade de dados. Porém, de acordo com Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, trata-se de mentalidade para trabalhar corretamente com a informação.

Durante o Next Supermarket Generation, feito pela APAS, Rodrigues ressaltou que o foco é mostrar a importância de trabalhar com informação que já existe. “Hoje o foco é pequeno na informação gerada e grande em relatórios, números, etc. O mais importante é ter mentalidade para tirar proveito da informação e orientar o negócio a partir da informação”, disse.

Para ele, no supermercado a mentalidade deve ser direcionada a usar os números como apoio para entender cada vez mais sobre o negócio. “Uma vez que se entende a importância da informação, é preciso conhecer cada tipo. Não basta usar dados de mídia social e saber onde o cliente mais trafega na loja. Existe grande quantidade de informações que já estão disponíveis dentro dos sistemas”, afirmou Thoran Rodrigues.

O que isso significa na prática?

Significa que, independentemente do tamanho e recursos de um supermercado, seu funcionamento já gera dados importantes passíveis de análises e que devem ser considerados na hora das tomadas de decisão. 

Relatórios gerenciais: use a tecnologia disponível

É humanamente gerir todas as informações do supermercado sem a ajuda de ferramentas tecnológicas e/ou um bom software de gestão. Já são décadas desde que a gestão feita no papel é insustentável. 

Agora, com o crescimento exponencial do setor supermercadista, é ainda mais evidente o quanto o varejista precisa estar preparado para possíveis expansões, sejam elas de espaço físico ou de estoque, por exemplo. Mesmo com uma Black Friday não muito lucrativa e a alta inflação no país, o setor ainda é um dos que apresentam melhores resultados. 

Por isso, ter ao seu lado tecnologias que suportam as mudanças, o crescimento e os cenários diversos que temos visto na pandemia, é essencial.

E esse suporte inclui uma boa coleta de dados para que você tenha em mãos análises e relatórios gerenciais úteis e ágeis, sem precisar caçar informações ou desvendar mistérios. 

Nesse aspecto, o mínimo que o seu software de gestão deve oferecer para otimizar a sua rotina e tomadas de decisões são relatórios gerenciais com dados precisos e sempre atualizados. 

relatórios gerenciais

Confira de quais relatórios gerenciais você não pode abrir mão

1. Volume de vendas

É preciso ter precisão na análise sobre a quantidade de produtos que estão saindo e quanto dinheiro está entrando. Outro ponto importante é ter em mãos relatórios que façam análises comparativas entre períodos, dessa forma você pode, por exemplo, intensificar promoções e outras ações quando a previsão é de baixa nas vendas. 

2. Ticket médio

O valor médio de cada compra realizada é outro aspecto que deve ser acompanhado de perto. Apenas com esses dados será possível planejar estratégias para aumentar esse valor, considerando os produtos comprados e outros fatores. Essa informação também pode desvendar o “mistério” de ter o estabelecimento sempre cheio, mas não ter lucro.

3. ABC de vendas

Um relatório sobre o ABC de vendas irá mostrar a porcentagem de vendas em cada categoria e outros dados importantes sobre os produtos vendidos. Para ter o mix certo de produtos é preciso analisar quais são os produtos sem saída, saber qual é o seu “pão quente” e considerar todas essas informações em estratégias e promoções.

4. Relatório de rupturas

É importante saber quais produtos não tiveram movimentações ou não tiveram movimentação satisfatória num dia em relação aos dias anteriores. Esse relatório deve estar na rotina diária dos colaboradores para prevenir e minimizar rupturas e outros problemas de estoque.

5. Fluxo de caixa e previsão financeira

Um capital de giro “saudável” é um dos pilares que sustentam o sucesso do negócio. O supermercado detém um alto volume de produtos e, consequentemente, valores, o que pode tornar a margem volátil demais para um controle efetivo sem os recursos certos. Erros de cálculo podem facilmente comprometer os lucros. Além disso, o relacionamento com os fornecedores também impacta nesse aspecto, devido a prazos de pagamento e outros processos. 

Por isso, utilizar o relatório de previsão de fluxo de caixa para planejar o caixa diário é importante. Dessa maneira, é possível negociar melhores prazos com os fornecedores, recebimentos e outras saídas e entradas. 

Acompanhando o capital de giro é possível realizar uma melhor gestão de compras e garantir que não haverá dias fechados no vermelho, por exemplo.

Conheça o Viasuper: software especializado e completo para o seu supermercado

É preciso garantir que você nunca ficará à mercê da sorte para tomar decisões e ter lucros no seu supermercado. Por isso, o Viasuper assegura a gestão plena do seu negócio, com uma coleta precisa dos dados. Dessa forma, com agilidade, consegue colocar em suas mãos relatórios sempre atualizados e pontuais.

Saiba mais sobre esses e outros benefícios e vantagens que um software especializado no varejo supermercadista oferece.

Acesse viasoft.com.br/viasuper

relatórios gerenciais

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!