Crédito para clientes na revenda de acessórios de marcenaria: como controlar?

Na acessórios para marcenaria, é muito comum que o marceneiro leve o cliente para a loja de revenda e abra crédito para o cliente em seu nome.

Materiais para Construção , Viasoft |
Por

No segmento de revenda de acessórios para marcenaria, é muito comum que o marceneiro leve o cliente para a loja de revenda, onde ele poderá escolher os itens de seu gosto e, juntos, marceneiro e cliente discutem opções do que ficará melhor no projeto, e no fim, é aberto um crédito no nome do marceneiro para que o cliente possa usufruir.

Nesse contexto entra a importância de uma gestão de crédito eficiente, uma vez que realizar isso de forma automatizada traz mais segurança e eficácia para a gestão da revenda de acessórios para a marcenaria.

A concessão de crédito pode ser um processo de difícil controle – principalmente quando realizado sem um software especializado – por isso, hoje vamos falar sobre como realizar esse processo de uma forma organizada e otimizada.

Por que controlar o crédito é importante na loja de acessórios para marcenaria?

Para liberar o crédito para clientes de uma forma eficiente e organizada, é preciso levar em consideração alguns pontos, como:

Disponibilidade de estoque;
Orçamentos e pedidos;
Contas a pagar e receber;
Previsões de entrega.

E além desses casos, é preciso que haja uma organização efetiva para evitar inadimplências e recuperar com eficiência as famosas parcelas em atraso. Ou seja, é preciso realizar uma análise detalhada dos processos de gestão – principalmente considerando a saúde financeira.

O controle de crédito dos clientes é algo feito diariamente, e erros de gestão podem complicar toda a agilidade necessária dentro desse processo, o que prejudica tanto na otimização das rotinas da loja quanto na fidelização do cliente.

Como controlar o crédito dos clientes de forma assertiva?

Uma vez que o processo de controle de crédito dentro de uma revenda de acessórios de marcenaria deve ser acompanhado de perto, realizado diariamente, investir na automação de processos é uma estratégia essencial para garantir a saúde financeira do negócio.

Para que segurança, gestão e estratégia sejam otimizados, evitando possíveis erros, ter um software de gestão que permita o gerenciamento em tempo real é extremamente necessário.
Com a automatização é possível acompanhar em tempo real o cadastro de cada cliente ou fornecedor parceiro, e ter mais segurança de todos os processos que envolvem a concessão de crédito de maneira rápida e sem erros humanos. É possível checar datas de pagamentos e estabelecer estratégias em caso de atrasos, por exemplo.

Da mesma forma, com um software de gestão especializado é possível ter total controle não somente do financeiro, mas, também, da gestão de estoque e do PDV, o que facilita a troca de produtos e/ou liberação de crédito para o cliente em questão.

Com a automatização desses processos, as lojas de acessórios para marcenaria observam como pontos positivos e essenciais da gestão:

Políticas de crédito mais eficazes;
Liberação de crédito com menor risco e mais segurança;
Fluxo de caixa confiável;
Maior controle de pagamentos;
Os custos são reduzidos;
As vendas aumentam.

Ou seja, investir em um software especializado para o segmento de marcenarias é um grande diferencial que traz mais agilidade, segurança e eficiência, ao mesmo tempo que otimiza o atendimento ao cliente e aumenta as chances de fidelização.

Realizar o controle manual do crédito dos clientes é possível? Sim. Mas, sem um sistema de gestão adequado, essa prática se torna um risco para o faturamento do negócio, uma vez que está suscetível a erros humanos e não oferece a mesma agilidade que um sistema preparado para isso.

Considere todos os benefícios e escolha a ferramenta certa para começar a revolucionar seus resultados.

Viasoft Construshow, o software certo para o mercado marceneiro!

Há mais de 31 anos no mercado, o Viasoft Construshow oferece soluções especializadas no ramo das lojas de acessórios de marcenaria, projetadas especificamente para que seus resultados sejam mais expressivos e você lucre mais.

Não espere, tome a decisão hoje mesmo e descubra o verdadeiro potencial do seu negócio. Entre em contato e conheça o Viasoft Construshow!

marcenaria

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!