Como uma ferramenta de gestão de projetos aumenta a produtividade e a colaboração

Uma ferramenta de gestão de projetos robusta é a chave para impulsionar o sucesso comercial de qualquer organização. Existem muitas partes, equipes e setores envolvidas em projetos complexos e ter um bom gerenciamento do progresso e tarefas é necessário para manter todos alinhados e dentro dos prazos. Para ajudar você a saber quais impactos positivos […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

Uma ferramenta de gestão de projetos robusta é a chave para impulsionar o sucesso comercial de qualquer organização. Existem muitas partes, equipes e setores envolvidas em projetos complexos e ter um bom gerenciamento do progresso e tarefas é necessário para manter todos alinhados e dentro dos prazos.

Para ajudar você a saber quais impactos positivos sua equipe e organização teriam se contasse com uma ferramenta de gestão de projetos, criamos uma lista com alguns dos principais benefícios e vantagens e o que você deve procurar numa ferramenta para considerá-la competente. Confira. 

Recursos de colaboração da equipe

Boas ferramentas de gestão de projetos oferecem aos membros da equipe uma maneira fácil de se comunicar e colaborar sobre o progresso e as metas do projeto. Os gerentes de projeto precisam ter todos na mesma página, ser capazes de ajustar prazos e resolver problemas sem enviar e-mails ou ligar para várias pessoas diferentes para obter respostas.

A ferramenta escolhida deve dar aos membros da equipe mais controle e aumentar a visibilidade em toda a organização. Elas fornecem aos colaboradores um local central para gerenciar e compartilhar o trabalho, dessa maneira, todos permanecem na mesma página e o trabalho não será duplicado devido à falta de comunicação.

Para os líderes, é mais fácil gerenciar a carga de trabalho da equipe, identificar quem está tendo um bom desempenho, quem pode ter muito trabalho e quem está precisando de ajuda.

Ferramentas completas para a gestão dos projetos também contam com soluções de mensagens diretas integradas, com chat individual, por grupos ou para a empresa inteira, centralizando a comunicação. Dessa maneira, é possível economizar tempo, dando aos membros da equipe uma oportunidade para colaborar sem a necessidade de envio de e-mails intermináveis ​​e reuniões longas e improdutivas.

Confira em nosso blog também: 5 maneiras de melhorar a comunicação interna da empresa com o Nela.

Compartilhamento e armazenamento de arquivos

Você já perdeu muito tempo vasculhando seu e-mail ou arquivos de computador tentando encontrar um documento ou relatório por não lembrar quem o enviou para você? Uma ferramenta de gestão de projetos pode eliminar problemas como esse, pois incorpora o compartilhamento e o armazenamento de arquivos. Cada projeto pode ter sua própria seção de armazenamento de arquivos, para que você possa acessá-los facilmente a qualquer hora e em qualquer lugar. As melhores ferramentas também ajudarão a eliminar relatórios manuais e gerar relatórios automaticamente.

Responsabilidade em relação a metas e tarefas

Colocar metas, prazos, marcos do projeto e atribuir tarefas a membros individuais da equipe é uma coisa. Responsabilizar as pessoas por essas metas e prazos é outra. Uma boa ferramenta de gestão de projetos tem recursos que ajudam as pessoas a acompanharem o progresso em relação às metas e objetivos de forma transparente

Cada membro do projeto pode visualizar se assim for permitido ao seu usuário na ferramenta o progresso de seus colegas de trabalho e/ou liderados, bem como a quantidade de metas que cumpriram. As pessoas são naturalmente mais propensas a cumprir uma meta ou tarefa quando ela é registrada publicamente, portanto, a transparência ajuda a aumentar a produtividade.

Recursos de gerenciamento de tarefas

Uma ferramenta de gestão de projetos deve sempre incluir ferramentas de gerenciamento de tarefas fáceis de navegar. Permitindo facilidade para criar listas de afazeres e gerenciar prazos, atualizando a equipe automaticamente. As listas de verificação são uma ferramenta poderosa de gerenciamento de tarefas que permite aos membros da equipe otimizarem seus processos. 

Veja também: O Nela é a plataforma que conecta mais de 17 mil usuários do Grupo Muffato.

Segurança

Sua ferramenta para a gestão de projetos deve garantir a segurança das informações. Muitos projetos têm orçamentos e informações confidenciais de seus clientes armazenadas, é preciso ter barreiras para impedir que esses dados vazem ou sejam roubados de alguma forma. Antes de escolher qualquer ferramenta para o seu negócio, tenha certeza de que o seu fornecedor se preocupa com a proteção de dados tanto quanto você.

Conheça o Nela

O Nela oferece tudo isso e muito mais! O Nela é uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa para as necessidades do seu negócio. Além de uma robusta ferramenta de gestão de projetos, o Nela tem módulos, ferramentas e funcionalidades como planos de desenvolvimento individual e de equipe; pesquisas de clima, pesquisas internas; enquetes; portal do colaborador; enquetes; gestão do conhecimento; agenda colaborativa e muito mais. 

Saiba mais sobre como o Nela pode ajudar a aumentar a produtividade na sua empresa e promover um ambiente de colaboração, acesse nela.com.br

ferramenta de gestão de projetos

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!