Como saber se é hora de expandir a rede de armazéns logísticos?

A entrega mais barata e ágil é um fato que guia a gestão logística e traz novas práticas como o aumento da rede de armazéns. 

Logística , Viasoft |
Por

A demanda por entrega de mercadorias de forma mais barata e ágil é um fato que constantemente guia as práticas de gestão logística e a busca por alternativas mais assertivas e eficazes, como o aumento da rede de armazéns.

Para a maioria, essa evolução pode se manifestar na tática de agregar ao armazém expandir essa rede, uma vez que é possível estar mais perto do consumidor final e tornar a entrega ágil um diferencial competitivo.

Porém, por mais que essa possa ser uma estratégia assertiva, é preciso levar em conta a realidade da sua operação e saber se, de fato, se a sua operação logística pode expandir de tal forma sem prejudicar as rotinas.

Por que expandir a rede de armazéns?

É preciso esclarecer os motivos pelos quais a empresa precisa – ou não – expandir a armazenagem, uma vez que essa estratégia demanda todo um preparo estrutural e financeiro para ser implementada com sucesso.

Existem alguns pontos a serem considerados ao gestor que pensa em expandir a rede de armazenamento. Olha só:

Melhorar a jornada de compra do cliente

Que os clientes apreciam uma entrega ágil você já sabe, e se o grande objetivo da sua operação é melhorar a promessa de entrega, aumentar a rede de armazéns pode ser uma boa estratégia.

Porém, é preciso ficar atento com a quantidade: a sua empresa pode atingir mais da metade do seu mercado com apenas três armazéns logísticos estrategicamente posicionados.

Reduzir custos

A adição de centros de distribuição pode ser ajudar a aproximar o produto do seu cliente, o que reduz o custo com o transporte propriamente dito e incide na redução do frete.

Quando a expansão de armazéns é feita com eficiência e assertividade, através desse investimento, é possível cortar custos significativos e agregar ainda mais valor ao seu negócio.

Aumentar a capacidade

Quando o seu negócio está em constante crescimento e evolução, a expansão pode ser uma estratégia que surge quase naturalmente.

Se a sua operação já atingiu o máximo de capacidade ou se o planejamento de expansão é um projeto para um futuro próximo, a necessidade de capacidade extra é um dos principais motivos para voltar a gestão financeira para a contratação de novos armazéns.

Ainda na dúvida se a expansão é a melhor opção para sua operação logística? Então acesse o material exclusivo e gratuito que preparamos com as 4 práticas para considerar na expansão da rede de armazenamento!

rede de armazéns

Rede de armazéns gerida com assertividade e eficiência: Viasoft Forlog!

Contar uma ferramenta de gestão especializada para otimizar seus investimentos e evoluir sua operação logística é essencial.

Com Viasoft Forlog você acessa funcionalidades únicas, projetadas para revolucionar seus resultados, e pode gerir sua operação com mais eficiência e assertividade.

Descubra como a sua logística pode crescer e ter muito mais resultado. Conheça o Viasoft Forlog agora mesmo!

rede de armazéns

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!