Como preparar o supermercado para as principais datas comemorativas

Certas datas comemorativas são épocas movimentadas para os varejistas. Quando se trata do varejo supermercadista não é diferente. Os supermercados precisam se preparar com antecedência para datas como Natal, Ano novo, Páscoa e outras datas. Pois, serão dias e semanas de trabalho intenso. Saber antecipar e atender às necessidades dos clientes fará a diferença entre […]

Supermercados , Viasoft |
Por

Certas datas comemorativas são épocas movimentadas para os varejistas. Quando se trata do varejo supermercadista não é diferente. Os supermercados precisam se preparar com antecedência para datas como Natal, Ano novo, Páscoa e outras datas. Pois, serão dias e semanas de trabalho intenso. Saber antecipar e atender às necessidades dos clientes fará a diferença entre um feriado bem-sucedido e oportunidades perdidas.

1. Preveja as necessidades dos clientes

Para se preparar para as datas comemorativas, é preciso saber o que seus clientes precisam. 

Saiba quando são as épocas de maior movimento

Os dias mais agitados em torno de cada feriado podem ser diferentes para cada loja. Examine as vendas de seus últimos anos para saber se você tem maior probabilidade de ter maior fluxo de pessoas dois dias antes ou na véspera do Natal, por exemplo. 

Saiba quais produtos são populares

Embora possa haver variação no fluxo de pessoas dependendo da sua localização, na maioria das vezes, os produtos mais populares permanecem os mesmos em todo o país. Por exemplo, carne de frango, gado e porco e panetones são os produtos mais populares no Natal. 

2. Prepare sua loja

Depois de saber quando e para o que se preparar, você pode colocar em prática as ações no seu estabelecimento. Observe as vendas anteriores no seu sistema de gestão.

Inventário

Com um aumento no tráfego, você terá um aumento nas vendas. Certifique-se de ter estoque suficiente para cobrir a movimentação intensa dos feriados. Você também pode fazer pedidos ao fornecedor com antecedência, para ter os itens prontos para os primeiros compradores e para se preparar caso o fornecedor feche para o feriado. Fique de olho em sua mercadoria ao longo dos dias e semanas que antecedem o feriado para reabastecer ou fazer novos pedidos.

Pessoal

Muitas lojas contratam colaboradores extras durante as altas demandas. Mesmo que essa não seja sua intenção, certifique-se de escalar mais colaboradores nos horários de maior movimento para evitar longas filas e prateleiras desabastecidas.

Sistema de gestão

Ter um bom sistema de gestão que oferece um PDV eficiente pode mudar tudo. Um bom sistema pode rastrear seu volume de vendas, seja por hora ou por dia, e também pode monitorar seu estoque com precisão. 

Conte com a ajuda da tecnologia

Os feriados são essenciais para o resultado geral num balanço anual, por exemplo, de um supermercadista. Para que seja possível tirar proveito máximo das datas comemorativas, é preciso ter um bom ERP especializado no que você faz.

O Viasuper é um sistema completo e especializado no varejo supermercadista, ele é capaz de revolucionar as operações e estratégias do seu supermercado por completo e oferece a você controle de estoque, análises históricas, gestão de compras, gestão de gôndolas e muitas outras soluções. Saiba mais acessando viasuper.com.br

datas comemorativas

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!