Como manter as vendas da sua loja de materiais de construção em período chuvoso?

É comum que obras reduzam as tarefas durante o período chuvoso, o que interfere no faturamento mensal das lojas de materiais de construção.

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O clima chuvoso impede uma série de atividades durante a obra, como o processo de secagem de lajes ou a aplicação de tinta em locais externos. Ou seja, é muito comum que obras reduzam suas tarefas nesses períodos, o que interfere diretamente no faturamento mensal das lojas de materiais de construção.

Mesmo que a procura por materiais seja menor durante as chuvas, existe sempre a oportunidade de vender outros tipos de produtos e manter o faturamento ideal do seu negócio.

Por isso, hoje você vai aprender como essa sazonalidade climática funciona no segmento de materiais de construção e como você pode estabelecer estratégias para continuar atraindo clientes no período chuvoso. Vamos lá!

Como funciona o período chuvoso nas lojas de materiais de construção?

A sazonalidade é o termo que identifica quando um fator externo, fora do controle da empresa, interfere nos resultados de um negócio, de forma positiva ou negativa. Um grande exemplo disso são as datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal.

Ou seja, a sazonalidade não é um fenômeno exclusivo do segmento de materiais de construção, e constitui uma oportunidade para aumentar as vendas em produtos utilizados em outras atividades, como silicones, colas, impermeabilizantes, entre outros.

Durante as chuvas, é normal que a necessidade por produtos de reparo aumente, em vista de infiltrações ou outros problemas oriundos da umidade (mofos e bolores, por exemplo). Em outras palavras, o período chuvoso é uma sazonalidade que pode ser aproveitada para aumentar o giro desses produtos.

O que fazer para aumentar as vendas durante o período chuvoso?

A época de chuvas cria um período propício para que gestores estabeleçam novas estratégias que promovam a rotatividade do estoque e coloquem em evidência os diversos produtos que atendem às necessidades dos clientes.

Por isso, durante períodos chuvosos, esses 4 passos são essenciais para ter um número de vendas efetiva:

Controle o estoque com eficiência

Para que as suas vendas sejam garantidas é preciso garantir que os produtos estejam disponíveis para seu público, por isso, ter um controle efetivo do estoque é um dos principais fatores de sucesso das vendas.

Observar fatores como oferta e demanda, além de analisar a quantidade de vendas de cada item faz toda a diferença, uma vez que é possível estabelecer um estoque eficiente entendendo em quais períodos o produto é mais vendido.

Identifique os produtos sazonais – aqueles mais vendidos durante as chuvas – e mantenha o acompanhamento sobre esses itens. Esse controle é útil para evitar a compra de materiais em excesso, o que otimiza diretamente o seu investimento.

Faça o planejamento de compras de acordo com a sazonalidade

Se você faz um controle de estoque eficiente, como mencionado acima, a base para um bom planejamento de compras já está criada. Monitorar a curva ABC, por exemplo, onde as mercadorias são classificadas de acordo com a importância para o cliente, é um importante ativo para desenvolver um planejamento efetivo.

Analisar ainda o histórico de vendas, itens com maior saída e tempo de entrega dos pedidos pelo fabricantes são pontos essenciais dentro de um planejamento efetivo para períodos chuvosos.

Por isso, fazer parcerias com fornecedores e contar com a tecnologia para fazer um planejamento assertivo é um diferencial essencial no segmento de materiais de construção.

Venda kits de produtos

Uma vez que você tenha estudado e entendido quais as melhores mercadorias a serem vendidas durante períodos chuvosos, criar promoções e investir na venda de kits de produtos se mostra uma estratégia muito assertiva.

O cliente pode embelezar a casa com um kit em que ele leve a tinta, o rolo de pintura e um pincel, por exemplo.

Dessa forma, é possível cativar o cliente com os benefícios de uma compra e aumentar a venda de produtos de reforma em períodos chuvosos.

Ofereça condições melhores no valor do frete

Por fim, uma ação que pode ser interessante para potencializar as vendas dos itens mais vendidos em períodos chuvosos é propiciar melhores condições no valor do frete.

Um frete mais acessível pode motivar clientes, que, mesmo com a obra parada, identificam uma boa oportunidade de compra em virtude de condições especiais, como um frete mais acessível.

Como um software otimiza resultados da loja de materiais de construção?

Tendo uma ferramenta especializada em gestão, que otimize não somente o controle de estoque, mas também todo o processo de vendas, é o que faz com que planejamentos sejam mais assertivos e tenham mais resultado.

Ou seja, na atualidade, ter um software de gestão otimiza estratégias, soluções e lucros, e torna a rotina de vendas, mesmo durante períodos chuvosos, mais fácil e ágil, o que faz toda a diferença para o cliente dos dias de hoje.

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