Como fortalecer os laços de confiança entre a sua empresa e seu cliente?

Empresas que não possuem certificação de normas de qualidade acabam perdendo credibilidade perante a concorrência com empresas que possuem essas certificações. Mas por que é tão importante ser certificado por normas de qualidade? Pelo simples fato de que seus clientes o verão como uma empresa organizada que possui padrões de produção, transparência em seus processos […]

Indústria , Viasoft |
Por

Empresas que não possuem certificação de normas de qualidade acabam perdendo credibilidade perante a concorrência com empresas que possuem essas certificações.

Mas por que é tão importante ser certificado por normas de qualidade? Pelo simples fato de que seus clientes o verão como uma empresa organizada que possui padrões de produção, transparência em seus processos internos, que trabalha com prevenção de erros (uma vez que com a certificação eles podem ser identificados antes de ocorrerem), possui foco na proteção dos seus clientes com relação aos problemas de qualidade, entre outros pontos positivos.

Algumas empresas também buscam a certificação para reduzir a necessidade de múltiplas auditorias realizadas por clientes, visto que, quando certificada, pode-se entender que a empresa segue os padrões e critérios estabelecidos.

Como conseguir a certificação?


Para obter o certificado, primeiramente, a empresa deve ter implantado um sistema de controle de qualidade interno e realizar um ciclo de auditorias. A seguir, é recomendado realizar uma pré-auditoria por uma empresa certificadora a fim de checar os requisitos determinados pela certificação desejada. Esse procedimento é feito para garantir que todos os processos estão em conformidade antes da visita dos certificadores oficiais, pois há algum tempo atrás, por não realizarem essa “pré-checagem”, as empresas eram inabilitadas no processo de certificação por erros mínimos e que podem ser revisados ao realizar esse processo atual.

Depois disso, os documentos de solicitação da certificação serão enviados para análise e posteriormente a auditoria oficial será agendada. Caso não sejam encontradas falhas a empresa estará pronta para ser certificada.

A ISO/TS 16949 (atual IATF 16949)

A ISO/TS 16949 é uma especificação técnica ISO que tem por objetivo alinhar padrões de qualidade no setor automotivo e que está presente nas indústrias do Brasil, EUA, Alemanha, França e Itália. Essa certificação é muito importante para todo tipo de empresa que fabrica e distribui suprimentos e peças automotivas, desde pequenos fabricantes até grandes empresas multinacionais.

Essa certificação inspira qualidade, segurança e confiabilidade e tem sido cada vez mais observada por parte de clientes, principalmente empresas que necessitam de insumos ou materiais utilizados em seus produtos.

Em Outubro de 2016 o IATF publicou a IATF 16949.2016, que atualiza e substitui a ISO/TS 16949. a atualização está alinhada e baseada na ISO 9001.2015 e não é uma norma de sistema de gestão de qualidade autônoma, ela é implementada e como um suplemento e em conjunto com a ISO 9001.2015.

Invista em um software de gestão completo

O VIASOFT KORP foi feito para o seu negócio! Faça a gestão da qualidade dos seus produtos e serviços e garanta que sua empresa esteja em conformidade com os principais requisitos das normas de qualidade.

Gestão de qualidade simples e robusta desde a entrada do material até a saída do produto acabado, com rastreabilidade, data de validade e geração de RNCs, controle estatístico de processos, FMEA, APQP, entre outros procedimentos, proporcionando confiabilidade para a empresa e seus clientes. Qualidade avançada com ISO/TS para empresas que precisam de controle de qualidade aprimorado em seu processo.

Saiba mais agora, entre em contato, ou acesse nosso site, e saiba tudo que VIASOFT KORP pode fazer para otimizar seus processos de inovação.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!