Como evitar excesso de estoque na loja de materiais de construção

Tomar medidas para evitar excesso de estoque na loja de materiais de construção é uma obrigação para qualquer lojista hoje em dia. Mais do que problemas de venda, o excesso de estoque é também fonte de inúmeras perdas que devem ser evitadas ao máximo, principalmente por causa do mercado cada vez mais movimentado, acirrado e […]

Materiais para Construção |
Por

Tomar medidas para evitar excesso de estoque na loja de materiais de construção é uma obrigação para qualquer lojista hoje em dia. Mais do que problemas de venda, o excesso de estoque é também fonte de inúmeras perdas que devem ser evitadas ao máximo, principalmente por causa do mercado cada vez mais movimentado, acirrado e competitivo que estamos presenciando.

Entre os problemas que o excesso de estoque na loja de materiais de construção pode gerar, está o aumento dos custos de manutenção, perda de itens por sazonalidade ou mesmo vencimento, endividamento e perda de liquidez.

Independentemente do tamanho da sua loja, é muito importante saber como evitar todos esses problemas e garantir um melhor rendimento dos produtos armazenados. Confira nossas dicas abaixo.

Como evitar excesso de estoque na loja de materiais de construção?

Para que o excesso de estoque não gere prejuízo para o seu negócio, alguns cuidados são essenciais. Conheça os principais e descubra como agir para que sua empresa alcance a rotatividade ideal de produtos.

Conheça o seu público

O excesso de estoque muitas vezes pode ser resultado de uma falta de conhecimento sobre o público-alvo. Ao comprar os produtos para a loja, é necessário levar em consideração diversos fatores relacionados ao catálogo. Por exemplo, certos produtos vendem muito mais do que outros, alguns vendem menos em certas épocas do ano, alguns produtos são mais populares do que outros e assim por diante.

Para evitar excesso de estoque na loja, você precisa entender esses problemas e como o mercado os influencia. Isso significa observar em que épocas do ano certas demandas são maiores do que outras, quais itens são mais ativos e demandam mais compras, quais marcas dominam as vendas em detrimento de outras, etc. Você pode fazer tudo isso através de um sistema de gestão. Um bom sistema de gestão (ERP) ajuda você a acompanhar de perto o comportamento do consumidor e ainda pode ser somado a uma ferramenta de BI

Faça boas promoções

Caso determinados produtos estejam nas prateleiras há muito tempo, uma boa saída é fazer algum tipo de promoção que atraia novos clientes. Mas a estratégia deve ser usada com cautela. Isso porque, quando as promoções são muito frequentes, os consumidores se acostumam e perdem o senso de urgência para aproveitá-las. Além disso, certifique-se de que as campanhas que você realiza são realmente vantajosas, com preços e condições que realmente causam um bom efeito tanto nos clientes quanto na lucratividade. 

Um bom ERP também irá proporcionar a você as ferramentas necessárias para implementar promoções sem transtornos ou perdas, respeitando margens mínimas e assegurando que todas as operações estão funcionando bem para que você se preocupe apenas com as suas estratégias. 

Gerencie seu inventário

Seja em pequenas empresas ou entre grandes varejistas, não é incomum encontrar processos de armazenamento mal definidos e sem controles precisos. A falta de padrões de monitoramento e gestão é um ambiente propício para o excesso de estoque, pois favorece o direcionamento inadequado dos produtos e impossibilita uma visão precisa dos problemas a serem corrigidos.

Confira em nosso blog: Como fazer do controle de estoque o diferencial da sua loja de materiais de construção.

Por isso, assegure que você está agindo sob as boas práticas de gestão, especialmente as boas práticas da gestão de estoque, controlando custos e receitas, acompanhando as vendas e suas demandas e, dependendo das suas necessidades, ainda pode usar um bom WMS para potencializar os seus resultados.

Saiba mais sobre o Construshow

Com os parceiros estratégicos certos, conquistar a eficiência da empresa e solucionar problemas básicos para focar no que realmente importa – estratégias e inovação – é mais fácil. O Construshow, ERP especializado no varejo de materiais de construção da Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how, ajuda centenas de lojas de materiais de construção a otimizarem seus processos impulsionando seus resultados. 

Veja como o Construshow tem ajudado a Tosel, referência da área, a manter seus negócios expandindo independentemente do cenário

O Construshow vai além da oferta de operações e processos eficientes do front ao back office: sempre de olho de nas necessidades de gestores e do mercado, a Viasoft oferece de maneira totalmente integrada ao Construshow, o Viasoft Analytics, uma ferramenta de BI completa para as necessidades do seu negócio e o Forlog, um WMS completo para a gestão de armazém.

Saiba mais sobre o Construshow em viasoft.com.br/construshow

excesso de estoque na loja de materiais de construção

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!