Como é possível reduzir custos com a acuracidade do estoque?

Como você sabe, quanto mais preciso e eficiente for os relatórios, mais assertiva é a sua gestão e mais garantidos são os resultados positivos da sua operação logística. Nesse sentido, otimizar a acuracidade do estoque, analisando os produtos disponíveis com os cadastrados no sistema, é uma prática que otimiza sua gestão e garante resultados mais […]

Logística , Viasoft |
Por

Como você sabe, quanto mais preciso e eficiente for os relatórios, mais assertiva é a sua gestão e mais garantidos são os resultados positivos da sua operação logística. Nesse sentido, otimizar a acuracidade do estoque, analisando os produtos disponíveis com os cadastrados no sistema, é uma prática que otimiza sua gestão e garante resultados mais expressivos.

Hoje, você vai aprender como a gestão otimizada e a acuracidade do estoque podem reduzir custos e garantir mais resultado na sua operação logística. Vamos lá!

Por que a acuracidade é importante?

A acuracidade do estoque, como dito acima, faz referência à precisão dos produtos armazenados no estoque: o que está registrado com o que está disponível, ou seja, um estoque bem acurado significa que não há falta de produtos e nem produtos acumulados por grandes períodos de tempo.

Considerando a competitividade e lucratividade do seu negócio, ter uma gestão otimizada do estoque constitui um importante ativo que deve ser trabalhado com precisão e eficiência dentro da gestão. Com a gestão otimizada é possível ter:

Mais confiabilidade;

Assertividade no planejamento de reposição;

Menos extravios e perdas;

Melhor aproveitamento do espaço físico;

Menores riscos de inconsistência nas informações.

Ou seja, se os erros de gestão são praticamente eliminados com uma gestão mais eficiente e acurada, é possível, de cara, reduzir os custos com prejuízos e retrabalhos.

Como ter um estoque bem acurado?

Sendo a precisão das informações um diferencial para competir em um mercado cada vez mais acirrado, é preciso saber quais as melhores maneiras para ter um inventário eficiente. Por isso, é importante começar seguindo esses 4 passos:

Classifique os itens de acordo com o giro

Classificar os itens dentro do seu estoque com base na curva ABC, por exemplo, que considera aspectos como giro, volume e popularidade é uma prática que deixa seu estoque mais assertivo, otimizado e reduz custos com armazenagem e/ou extravios.

Os produtos classificados na classe A possuem maior relevância, enquanto a B demonstra uma importância média. A classe C é utilizada para categorizar produtos de menor importância e a D é onde se encontram os produtos praticamente irrelevantes.

Essa organização oferece informações mais assertivas e demonstra com que frequência os produtos precisam ser contados e registrados: a frequência com a qual a classe A deve ser verificada é diferente do período estabelecido para a classe D, por exemplo.

Motive e capacite os colaboradores

Uma máxima importante dentro da gestão logística é que todos os colaboradores são responsáveis pela acuracidade do estoque, ou seja, todos devem reconhecer a importância da precisão de dados e possuir o conhecimento necessário para monitorar a acuracidade.

Todos os colaboradores precisam entender a importância de sua atuação dentro da acuracidade do estoque, por isso, invista em treinamentos e capacitações constantes. Uma boa estratégia nesses casos é estabelecer bônus aos colaboradores que atingirem suas metas.

Opte por uma boa infraestrutura

O espaço físico onde o seu estoque será mantido precisa ser adequado para sua funcionalidade. Ou seja, atributos como dimensão, capacidade e segurança são fatores para serem analisados com calma e assertividade.

Ficar atento aos eventuais problemas estruturais é essencial para antecipar mudanças na logística e dedicar investimentos em ampliação e aluguel de novos espaços.

Invista em tecnologias de gestão

Por fim, implementar um software de gestão especializado é um dos passos mais importantes dentro de uma gestão otimizada e precisa, que preze pela acuracidade do estoque.

Com soluções especializadas e desenvolvidas para a sua operação logística, é possível automatizar praticamente todas as atividades operacionais e administrativas dentro da armazenagem, o que é um ativo extremamente importante para reduzir erros e promover mais confiabilidade e agilidade nas informações.

Tenha procedimentos mais rápidos e garanta uma gestão mais assertiva e eficaz, promovendo a automatização de processos e informações dentro do negócio.

Viasoft Forlog: o software certo para promover a acuracidade no estoque!

Com funcionalidades desenvolvidas por quem é especialista em entender a sua operação logística, o Viasoft Forlog conta com módulos personalizados que vão promover mais assertividade e eficiência na sua gestão.

Deixe de contar com a sorte e comece a ter certeza dos seus resultados. Entre em contato e conheça tudo que o Viasoft Forlog pode fazer por você!

acuracidade

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!