Como aumentar as vendas oferecendo programas de fidelidade no supermercado

As expectativas do cliente mudaram. Para o perfil atual de cliente, o valor é mais do que apenas preço e conveniência. Os clientes de hoje esperam personalização, envolvimento e experiências conectadas de forma tecnológica e emocional. Embora não haja substituto para um serviço de qualidade e um ótimo mix de produtos, os varejistas têm outras […]

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As expectativas do cliente mudaram. Para o perfil atual de cliente, o valor é mais do que apenas preço e conveniência. Os clientes de hoje esperam personalização, envolvimento e experiências conectadas de forma tecnológica e emocional. Embora não haja substituto para um serviço de qualidade e um ótimo mix de produtos, os varejistas têm outras ferramentas à disposição que o ajudam a se diferenciar da concorrência e construir um relacionamento sólido com os clientes.

O papel dos programas de fidelidade no sucesso do supermercado

Segundo a pesquisa Consumer Scan 2020 Brazil, realizada em parceria entre a Kantar e a BrandLoyalty, empresa global focada em estratégias e campanhas de fidelização de clientes, mais do que promoções e praticidade, os consumidores brasileiros querem ser recompensados por sua fidelidade e, para isso, estão dispostos a gastar mais no varejo. O estudo ouviu 1.597 consumidores das cinco regiões do país.

De acordo com o levantamento:

  • 85% dos consumidores disseram esperar serem recompensados por sua fidelidade com vantagens que vão além de descontos;
  • 68% disseram que gastariam mais se existissem programas de fidelidade nos estabelecimentos que frequentam.

O papel dos programas de fidelidade no supermercado

Hoje em dia é muito mais simples executar um programa de fidelidade do que alguns anos atrás. O rastreamento de pontos e o cumprimento de recompensas são automatizados. Mas, o mais importante, para a maioria dos varejistas, os programas de fidelidade oferecem:

  • Uma proposta de valor facilmente comunicável;
  • Plataformas online para manter os clientes envolvidos;
  • Novos canais – e um motivo convincente – para se comunicar com os clientes;
  • Ferramentas para coletar dados e análises de clientes para personalizar sua oferta de valor.

Resumindo, os programas de fidelidade oferecem aos varejistas a capacidade de abraçar os clientes com um ecossistema de interações satisfatórias e permitir a retenção de clientes de uma forma escalável e com margem de lucro.

Proposta de valor assertiva

Estudos em economia comportamental mostram recompensas não monetárias produzem mudanças importantes e duradouras no comportamento com três vezes a eficácia dos incentivos monetários, como cashback ou descontos.

Para os varejistas da área de supermercados, as recompensas podem ser usadas ​​para diferenciar seu estabelecimento da concorrência e construir a fidelidade do cliente à sua marca. Considerando que os supermercados de determinada cidade podem ser padronizados e “quase a mesma coisa” na visão de boa parte dos consumidores, um programa de fidelidade pode ser o fator que irá levar as pessoas até o seu estabelecimento. 

Mais um ponto de contato

A capacidade de ganhar recompensas inspira os clientes a visitarem o site do seu programa de fidelidade, que pode existir como um hub digital independente ou um app, por exemplo. Isso dá a você uma plataforma para compartilhar mais sobre o que o torna único, em um espaço onde os clientes já são recompensados ​​por interagir com sua marca. Adicionar elementos de gamificação, como curiosidades diárias ou promoções de pontos de bônus por tempo limitado. Dessa forma, cria-se um vínculo mais forte com o consumidor, expondo ele à sua marca para além do espaço físico do seu supermercado. 

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Os programas de fidelidade do cliente podem ser uma fonte rica de dados que o varejo supermercadista pode usar como base das suas estratégias de vendas e marketing. Para que isso seja possível você precisa de um bom ERP especializado no que você faz.

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