Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

O Brasil se destaca como um grande produtor de algumas commodities como: café, soja, e minério de ferro. Se por um lado o país se beneficia do comércio dessas mercadorias, por outro, se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Commodities são negociadas na bolsa, sendo assim, os preços são definidos pelo mercado internacional. O produtor […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

O Brasil se destaca como um grande produtor de algumas commodities como: café, soja, e minério de ferro. Se por um lado o país se beneficia do comércio dessas mercadorias, por outro, se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente.

Commodities são negociadas na bolsa, sendo assim, os preços são definidos pelo mercado internacional.

O produtor agrícola enfrenta riscos de produção e de preços que, além de causarem insegurança na sua própria atividade, podem provocar instabilidade em todos os setores produtivos. O preço de um produto oscila por motivos micro e macroeconômicos. Oferta e demanda são a base das oscilações de preço.

Com o tempo, agentes de mercado como fornecedores de insumos e agroindústrias começaram a garantir preços futuros e o produtor rural percebeu que era a hora de mudar a estratégia de plantio. Ao invés de plantar para depois vender ele podia vender para depois plantar.

Com o aumento da renda do produtor rural, é possível observar novos investimentos em tecnologia.

A crescente inserção do agronegócio no cenário mundial tem levado seus agentes a utilizar mecanismos de gestão de risco e de preço. O mercado futuro é uma forma de propiciar segurança em meio a tantos riscos para o produtor e para a indústria agro-processadora. Não é uma oportunidade de aumentar o retorno financeiro mas sim reduzir o risco de perdas. Uma proteção de preços que garante ao produtor negociar o limite da operação e conseguir o mesmo valor no momento em que encerrar sua operação na bolsa.

Assim,  o produtor garante lucro para investir mais em tecnologia a favor do agronegócio. Um investimento essencial para todo tipo de agronegócio é numa solução completa e especializada que agiliza os processos nas lavouras,  ajudando o produtor a analisar e gerenciar os mais diversos resultados. Por isso, torna-se indispensável às empresas buscar aprimoramento das operações e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN,

Quer saber mais?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!