Carteiras digitais: existem vantagens para os postos de combustíveis?

Pic Pay, Paypal, Ame Digital, PagBank e dezenas de outras: também chamadas de e-wallets ou digital wallets, as carteiras digitais já estão no cotidiano brasileiro em qualquer tipo de negócio. Do vendedor porta a porta às grandes redes varejistas, todas as compras ganharam novas formas de serem efetuadas.  O que são carteiras digitais? As carteiras […]

Combustíveis , Viasoft |
Por

Pic Pay, Paypal, Ame Digital, PagBank e dezenas de outras: também chamadas de e-wallets ou digital wallets, as carteiras digitais já estão no cotidiano brasileiro em qualquer tipo de negócio. Do vendedor porta a porta às grandes redes varejistas, todas as compras ganharam novas formas de serem efetuadas. 

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais são serviços ou apps que armazenam dados de cartões de crédito, de débito e, em alguns casos, dinheiro, possibilitando a compra ou outra transação sem a necessidade do cartão físico ou do dinheiro, realizando o processo de maneira virtual, pela aproximação do celular ou smartwatch.

Outro processo comum, ao invés da aproximação, é pagar através de QR Code, quando o cliente aponta o celular para o código e o lojista recebe o pagamento na hora. 

Há outra facilidade no uso das carteiras digitais: as compras on-line que podem ser efetuadas apenas informando o PIN da conta da carteira.

O comportamento do consumidor brasileiro em relação às carteiras digitais

As possibilidades são muitas e a praticidade é incomparável ao modo tradicional de pagamentos, por isso o consumidor brasileiro já adotou as carteiras digitais. No último relatório global realizado pela The Global Payments Report, mundialmente, as cédulas foram usadas em apenas 20,5% das transações em pontos de vendas. Só na América Latina, a queda das transações por espécie foi de 35% em relação ao ano anterior.

Ainda, segundo o estudo, carteiras digitais e cartões de débitos são as únicas formas de pagamento no comércio eletrônico com projeção de crescimento até 2024. Transferências bancárias, serviços pós-pagos, cartões de crédito e cartões de compras serão usados cada vez menos nos pagamentos. 

Com relação especificamente sobre as carteiras digitais, um estudo realizado pela Bain & Company concluiu que as carteiras digitais irão representar 28% dos pagamentos digitais já no ano que vem (2022).

Outro fator que contribuiu para a rápida adoção do método foi o auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal estimou a criação de cerca de 30 milhões de contas sociais digitais do tipo poupança para a movimentação do auxílio. Segundo a plataforma Cinnecta, a busca por serviços digitais pela classe baixa cresceu 122%.

Para os postos de combustíveis, elas podem ter um papel ainda mais importante

Pode ser que, ao passar pelo seu posto de combustíveis, por exemplo, uma pessoa esteja sem dinheiro ou cartão em mãos, mas precise abastecer, então, ela vai para casa, pega a carteira e, ao invés de voltar para o seu estabelecimento, vai ao posto mais próximo da casa dela. Uma decisão sensata, não é mesmo?

Contudo, se você oferece diversas formas de pagamento que não precisam de dinheiro ou cartões, nessa situação cotidiana você teria efetuado mais uma venda. E com certeza toda venda conta, ainda mais num cenário em que 35% das pessoas alegam ter diminuído o uso de seu carro por conta do preço do combustível (Fonte: nossasaopaulo.org.br).

Além das vantagens em relação à lucratividade e competitividade, as carteiras digitais possuem inúmeros outros benefícios. Elencamos alguns, confira abaixo.

Vantagens das carteiras digitais aos postos de combustíveis

Baixos custos

De um modo geral, as taxas cobradas pelas carteiras digitais são baixas. Algumas, inclusive, não cobram nada. Quando há taxas, são fixas, o que torna mais fácil para que você absorva essa despesa no seu cálculo de preço de produtos e serviços.

Fidelização dos clientes

Os clientes se encantam pela praticidade e também pelas vantagens que as próprias carteiras podem oferecer. Algumas delas têm programa de cashback e você pode fazer o dia do seu cliente ao oferecer uma experiência de compra em que ele é recompensado, especialmente quando se trata de abastecimentos.

Segurança

Trabalhar com “dinheiro virtual”, além de mais prática, também é muito mais seguro. Seu posto ficará menos exposto a fraudes e roubos. Caso ocorra algum problema, o prejuízo será menor.

Tenha tudo integrado ao seu ERP

A conciliação desses e de qualquer outra forma de pagamentos não precisa ser uma dor de cabeça se seu ERP é completo e eficiente. Com o Petroshow, software de gestão especializado no setor de combustíveis desde a sua primeira linha de código, receber em dinheiro, cartões, boletos. carteiras digitais é fácil, rápido e seguro. 

Além disso, toda e qualquer transação financeira pode ser feita por ele, garantindo a você um PDV e pista de alta performance e processos administrativos fluidos e sem estresses. 

Saiba mais sobre esses e outros benefícios em ter o Petroshow como seu parceiro estratégico. Visite viasoft.com.br/petroshow

carteiras digitais

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!