Apontamento de produção: um processo que pode transformar a sua empresa

A sua empresa possui uma boa gestão de produção? Se seu sistema de gestão não realiza apontamento de produção, a resposta é: não. O apontamento de produção é um dos processos fundamentais para uma boa gestão de produção, pois os dados gerados pelo apontamento se tornam informações para diversos outros processos produtivos. O apontamento é […]

Indústria , Viasoft |
Por

A sua empresa possui uma boa gestão de produção? Se seu sistema de gestão não realiza apontamento de produção, a resposta é: não. O apontamento de produção é um dos processos fundamentais para uma boa gestão de produção, pois os dados gerados pelo apontamento se tornam informações para diversos outros processos produtivos.

O apontamento é um conjunto de dados exatos sobre tudo o que acontece no processo produtivo. Mas para que esses dados sejam coletados com eficiência, é necessário ter um bom software de gestão da indústria e que ele seja operado por um líder eficiente. As etapas que compõem a produção dentro de uma companhia precisam ser monitoradas para que haja controle do fluxo operacional.

Só é possível ter conhecimento do que foi realizado, em quanto tempo e em quais quantidades quando há um bom apontamento. A coleta das informações em ambientes de produção pode ser feita ao término ou durante a própria operação.

Quais processos ganham com o apontamento implementado?

A análise de produtividade, que através do apontamento possibilita saber quantas paradas de máquina aconteceram no mês, os motivos das paradas, entre outros eventos. É também através dos apontamentos que se sabe o que cada funcionário produziu, total de unidades produzidas e a eficiência de produção.

O gerenciamento de estoque fica muito mais fácil e prático, uma vez que, integrado com o sistema de gestão, o apontamento baixa automaticamente o estoque de componentes e matéria-prima, garantindo assim que os saldos de estoque estejam sempre atualizados. Pois quando essas informações atrasam ou não chegam a tempo do planejamento pode haver excesso de estoque ou falta de materiais para a produção.

A gestão de custos se torna mais exata e confiável, pois é feita com base nos materiais consumidos e operações realizadas e apontadas em cada ordem de fabricação e quando o apontamento não é realizado, essa análise não pode ser feita com exatidão.

A rastreabilidade, que ao abrir uma ordem de fabricação, reserva os lotes de materiais para essa ordem específica até que ela seja apontada e finalizada. Desta forma é possível saber exatamente quais materiais foram utilizados para a produção de cada item. E caso não haja apontamento, a rastreabilidade do produto se perde podendo prejudicar seriamente toda uma indústria.

Quer ter um parceiro de inovação e um sistema que realiza diversos tipos de apontamentos que podem alavancar a sua indústria?

VIASOFT KORP é a melhor solução em gestão industrial do mercado, porque é completa. Do chão de fábrica ao administrativo, esse software ERP agiliza as operações e viabiliza apontamentos para que toda a cadeia produtiva seja eficiente
VIASOFT KORP é completa, integrada e especificamente desenvolvida para a gestão industrial. Saiba mais agora, acesse nosso site, e saiba tudo que um ERP pode fazer para otimizar seus processos de inovação.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!