A reinvenção do gerenciamento de processos

O gerenciamento de processos na indústria é uma orquestra e o gestor é o maestro: há que se encontrar uma harmonia para mais de centenas de registros e sincronizar todos os códigos referentes às ordens de produção com os códigos referentes aos itens/produtos do estoque. Desde o carregamento inicial de materiais do fornecedor até a venda do […]

Indústria , Viasoft |
Por

gerenciamento de processos na indústria é uma orquestra e o gestor é o maestro: há que se encontrar uma harmonia para mais de centenas de registros e sincronizar todos os códigos referentes às ordens de produção com os códigos referentes aos itens/produtos do estoque. Desde o carregamento inicial de materiais do fornecedor até a venda do produto final ao cliente, perde-se a conta de quantos registros dentro de cada processo precisa ser vistoriado pela gestão.

Em indústrias de móveis hospitalares, por exemplo, uma cama fawler, peça mais vendida do segmento, tem na sua fabricação mais de 100 subprodutos que passam pelo processo de montagem para só então gerar o produto final que é o leito hospitalar com maior saída no mercado. Desses 100 subprodutos, cada um leva uma série de processos e materiais vinculados ao código de uma ordem de fabricação. E cada um desses materiais e processos tem também seu próprio código. Essa cadeia de ordens de produção é muito – muito mesmo – extensa, e se não houver um gerenciamento de processos eficiente para que ela seja estruturada, toda remessa de produto fica com furos irreparáveis.

____________________________________________________________________

Gerenciamento de Processos

O gerenciamento de processos que a indústria pede hoje só pode ser realizado por uma solução especializada, conheça a melhor. 

____________________________________________________________________

Um exemplo de gerenciamento de processos que talvez você conheça:

 

O manejo de todos esses registros deve ser extremamente meticuloso, pois pequenos erros podem acometer danos irreversíveis às ordens de produção. Funciona da seguinte maneira: um produto com código X para ser fabricado passa pela ordem de produção de código Y, a qual utiliza os materiais com códigos A, Z e T. Caso algum desses materiais entre para a ordem de produção com código errado, o sistema não dará baixa. Assim, o material terá sido utilizado, mas seu consumo não constará no estoque e, quando houver escassez desse material, o sistema não dará conta da sua falta, e não notificará o usuário sobre a necessidade de comprar mais, situação que, muitas vezes, interrompe a produção e causa imensos prejuízos.

Se isso soa familiar, a melhoria do gerenciamento de processos é um caso urgente na sua indústria.

Entretanto, com tantas informações é realmente impossível impedir que algum erro aconteça se o gerenciamento de processos for feito manualmente, ou com sistemas de gestão que obrigam a usar mais do que uma plataforma. Os exemplos mais comuns são aqueles em que os usuários têm que registrar tudo individualmente e depois submeter as informações aos diferentes setores da empresa, esperando que tudo se converta em êxito no final, mas sabemos que isso nunca acontece sem árduos retrabalhos. E há milhares de possibilidades de erros e perdas devido à imprudência com o gerenciamento de processos.

O gerenciamento de processos de uma indústria deve ser feito somente por sistema específico para o setor.

Só um sistema de gestão pensado especialmente para a indústria conhece todas as particularidades do segmento e, é capaz de controlar todas as alterações que ocorrem nos registros ao longo dos processos, fazendo que o controle físico dos estoques e ordens de fabricação corresponda 100% ao controle virtual dos registros no sistema.

O VIASOFT KORP é o melhor do segmento, pois nasceu no chão de fábrica e, especialmente para o gerenciamento de processos, desenvolveu uma ferramenta que armazena todos os registros feitos nos cadastros de produtos, subprodutos e materiais, e automaticamente, controla cada ordem de fabricação dentro de uma árvore de processos, de forma que, cada uma somente inicie mediante a verificação de todos os códigos incluídos na produção.

Portanto, no VIASOFT KORP, você registra todos os itens da produção, e pode confiar na ferramenta para estruturar seus processos com 100% de precisão, dando adeus às baixas de estoque erradas e demais incorreções.

Controle físico igual ao controle do sistema? Só com o VIASOFT KORP.

Para ver se há alguma incorreção nos seus registros, ou testar como nosso gerenciamento de processos estruturado em árvore pode funcionar na sua indústria, conheça agora o VIASOFT KORP.

Para saber mais, entre em contato, ligamos para você.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!