5 maneiras de ter insights úteis para o seu negócio numa ferramenta de BI

Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG Capital, cerca de 99% dos entrevistados acreditam que o Big Data é importante para a tomada de decisão. Contudo, 85% deles alegam ter dificuldades para analisar e interpretar com cuidado os dados, apenas 25% aplicam os insights obtidos pela ferramenta de BI que utilizam.  O que pode justificar esse […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG Capital, cerca de 99% dos entrevistados acreditam que o Big Data é importante para a tomada de decisão. Contudo, 85% deles alegam ter dificuldades para analisar e interpretar com cuidado os dados, apenas 25% aplicam os insights obtidos pela ferramenta de BI que utilizam. 

O que pode justificar esse número é a despreocupação com algumas ferramentas de BI em apresentarem os dados tratados. Os painéis e relatórios precisam ser claros e didáticos, entretanto, algumas ferramentas de BI têm mais cara de banco de dados. Isso exige que o gestor faça interpretações das quais, muitas vezes, não tem certeza, dificultando ainda mais a obtenção de insights úteis.

Pouco adianta investir numa ferramenta de BI se, mesmo tratando os dados, ela ainda deixa “mistérios” a serem desvendados pelo gestor, apresenta informações desconexas e é incapaz de cruzar dados para insights que realmente terão utilidade à gestão.

O que uma boa ferramenta deve ter

Uma boa ferramenta de BI deve oferecer dashboards (painéis de controle) que fazem sentido para você e que farão diferença no seu dia a dia. Além disso, seu design e apresentação das análises deve ser clara, didática e não deixar espaço para dúvidas.

Se a ferramenta for competente, além de tudo, é capaz de eliminar a necessidade do gestor passar horas colocando os dados numa apresentação de PowerPoint. A ferramenta já está pronta para ser apresentada, cabendo ao gestor apenas filtrar ou solicitar as análises que precisa durante a apresentação, e elas serão mostradas imediatamente. 

Como uma ferramenta de BI possibilita que você tenha insights úteis

Quer saber de que maneira você pode ter insights valiosos através de uma ferramenta de BI competente? Nós criamos um material exclusivo com 5 maneiras de ter insights úteis para o seu negócio numa ferramenta de BI.

Baixe agora mesmo o nosso eBook, é grátis!

ferramenta de bi

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!