4 pilares para fazer a precificação certa na loja de materiais de construção

Por mais que a experiência seja hoje um grande fator decisivo para a compra, o preço não pode ser ignorado, afinal, é comum que os consumidores comparem opções e ofertas a fim de encontrar aquela que mais se encaixa em sua necessidade. O grande objetivo da precificação bem feita, dentro de uma loja de materiais […]

Materiais para Construção , Viasoft |
Por

Por mais que a experiência seja hoje um grande fator decisivo para a compra, o preço não pode ser ignorado, afinal, é comum que os consumidores comparem opções e ofertas a fim de encontrar aquela que mais se encaixa em sua necessidade. O grande objetivo da precificação bem feita, dentro de uma loja de materiais de construção, é garantir que você ganhe essa comparação. 

Dentro de uma estratégia automatizada, a precificação correta ajuda a suportar e garantir não somente o interesse dos consumidores, mas também vendas mais volumosas. 

Hoje, você vai aprender os 4 pilares essenciais para precificar corretamente os produtos na sua loja de materiais de construção. Vamos lá! 

Por que avaliar de diferentes ângulos?

A precificação nada mais é do que uma variável que deve ser observada no momento de fixar os valores, e por mais que existam diferentes tipos de precificação, todas elas devem se manter atualizadas para garantir a eficiência do seu processo de vendas. 

Dentro de uma gestão otimizada, a precificação é essencial para uma boa experiência de compra e a consequente fidelização do cliente. E para que você faça uma precificação condizente com a realidade do seu negócio, é necessário se atentar aos 4 pilares para otimizar esse dado:

Considerar o preço de custo: Aqui, a equação é bem simples, afinal, nunca é interessante adotar um posicionamento de preços baixos se, ao final do expediente, o acumulado em vendas não cobrir as despesas (e gerar o lucro esperado e projetado).

Nesse sentido, a precificação transparente é o caminho mais seguro para garantir que o custo da mercadoria que você está vendendo, envolvendo o valor pago pelos insumos e o rateio das despesas, por exemplo, esteja embutido na fixação do valor comercial do item. 

Estabelecer a margem de lucro: O lucro é a diferença entre o faturamento e os custos operacionais, sejam eles fixos ou variáveis. E claro, toda a empresa de materiais de construção nasce com o objetivo de ser lucrativa e estar em constante crescimento. 

Para garantir essa lucratividade, os gestores devem, ao elaborar suas estratégias, estar conscientes das definições de margem de lucro. A máxima é que não existe um valor ideal, a porcentagem deve ser colocada com o objetivo de equilibrar metas, valores de mercado e predisposições de compra. 

Calcular as despesas do negócio: Esse índice deve ser sempre reavaliado, pois através desses dados é possível otimizar processos, diminuir custos operacionais e implementar melhorias. E com relação à precificação, esse é um dado que garante a sustentabilidade da empresa no longo prazo e assegura os custos no curto prazo. 

Por isso, gestores devem monitorar os indicadores de despesas e elaborar relatórios com frequência. Isso torna a gestão mais efetiva e os resultados mais palpáveis, otimizando a tomada de decisões. Um software de gestão, nesse sentido, faz toda a diferença. 

Fixar o preço unitário: Ainda, uma precificação efetiva e bem embasada depende da fixação do preço unitário de cada item. E ainda, na sua loja de materiais de construção, isso precisa ser definido de acordo com as análises internas e as perspectivas do mercado. 

Aqui, vale a estratégia de acompanhar a concorrência, se valendo daquela máxima que comentamos no início do post e prevendo que o consumidor ainda irá comparar preços e escolher aquilo que está mais ajustado às necessidades. 

Assim, é possível concluir que contar com uma solução especializada faz toda a diferença para precificar com mais agilidade e assertividade. O poder de um software de gestão traz não somente resultados otimizados e dados mais profundos, mas, também, pode automatizar a formação de preço a partir de cadastros de estoque, cotação, despesas e projetos.

Otimize a precificação com Viasoft Construshow!

Com o Viasoft Construshow você acessa um leque de ferramentas e opções de gestão que vão transformar e otimizar seus resultados. Confie em quem tem mais de 31 anos de experiência em entender o que você faz, entre em contato e conheça todo o poder que o Viasoft Construshow oferece para você. 

precificação

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!