4 benefícios em implementar uma estratégia de BI no varejo

Uma estratégia de BI no varejo atualmente é mais importante do que nunca. Os dados do cliente podem ser usados ​​não apenas para vencer a concorrência, mas para identificar padrões e comportamento, determinar quais produtos e serviços estão ou não vendendo e atingir novas oportunidades de negócios. O que significa Business Intelligence no setor de […]

Uma estratégia de BI no varejo atualmente é mais importante do que nunca. Os dados do cliente podem ser usados ​​não apenas para vencer a concorrência, mas para identificar padrões e comportamento, determinar quais produtos e serviços estão ou não vendendo e atingir novas oportunidades de negócios.

O que significa Business Intelligence no setor de varejo?

Business Intelligence é a prática de usar dados para encontrar insights e informações valiosas sobre os consumidores que podem ser usados ​​para tomar decisões de negócios assertivas. Alcançar uma boa estratégia de BI requer um processo baseado em tecnologia para coletar, armazenar e gerenciar dados para que estejam acessíveis e prontos para serem analisados.

Por que implementar uma estratégia de BI no varejo?

O varejo está mais acelerado e competitivo do que nunca e, quando se trata de vencer a concorrência, não existe “informação demais”. A ascensão do e-commerce deu aos clientes infinitas opções. O BI rastreia como os usuários interagem com as lojas de e-commerce e essas informações podem ser usadas para aprimorar a experiência de compra e serviço do cliente. Um cliente pode, por exemplo,  receber sugestões com base em itens visualizados recentemente.

O e-commerce também permite que os varejistas tomem decisões inteligentes e eficientes com base no comportamento do cliente. Esses dados podem ser visualizados em tempo real, o que permite às empresas ajustar rapidamente os preços ou alterar as ofertas de produtos.

Essas informações também são importantes para lojas físicas, que podem usar inteligência de negócios para equilibrar o estoque entre o estoque online e o da loja e fornecer opções de remessa econômicas, como comprar online e retirar na loja. 

O acesso expandido a dados operacionais e de clientes valiosos também ajuda as empresas a criarem uma experiência consistente em todos os canais. Além disso, os dados que uma ferramenta de BI proporciona podem ser usados ​​para prever quando os itens acabarão, para que os varejistas possam se antecipar aos pedidos e tomar melhores decisões.

4 benefícios de implementar uma estratégia de BI no varejo

E quanto aos benefícios adicionais de coletar e analisar dados de BI no varejo? Existem muitos, e todos, de uma forma ou outra, têm impacto nos resultados financeiros de um varejista. Os benefícios incluem:

  1. Rastrear os padrões e comportamentos de consumo do cliente: a ferramenta de BI é capaz de tratar os dados sobre as compras e perfil do cliente, indicando os produtos mais vendidos, o ticket médio, as marcas mais vendidas e procuradas, entre outros dados e insights relevantes para as suas estratégias
  1. Oferecer experiências de compra personalizadas: fornecer uma experiência personalizada para os consumidores aumentará a fidelidade e, consequentemente, os lucros. De acordo com a Forbes, 44% dos consumidores dizem que provavelmente irão repetir uma experiência de compra personalizada. Com a ferramenta de BI é possível, no ato da venda, visualizar sugestões de produtos para o cliente em específico, considerando seu histórico de compras, perfil e outras características.
  1. Ganhar visibilidade das operações de negócios a partir de uma perspectiva da cadeia de suprimentos: a ferramenta de BI no varejo equipa as empresas com uma visão de cada parte da experiência de compra, das compras até as vendas.
  1. Entender as necessidades e desejos dos clientes: as empresas podem desenvolver relacionamentos mais fortes com seus clientes e compreender melhor seus hábitos. As interações com o cliente e o envolvimento personalizado são importantes para a fidelização.

Conheça o Viasoft Analytics

A ferramenta de BI da Viasoft é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos 5 dashboards: Análise de Vendas e Metas; Análise de Estoque; Análise de Compras; Fluxo de Caixa; Análise de RH.

Através das informações coletadas pelo ERP (Agrotitan, Construshow, Forlog e/ou Petroshow), o Viasoft Analytics trata os dados e apresenta, através de painéis claros e de fácil assimilação, gráficos, porcentagens, comparativos e insights valiosos para a gestão.

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