Como é o estoque da sua empresa? Ter um plano eficiente para organizar e controlar os produtos evita perda de tempo e desperdício.
É importante administrar seus produtos conhecendo o potencial de consumo da sua região, assim é possível saber as principais categorias que é necessário ter no estoque para suprir as demandas de venda. Ainda, ter um ambiente organizado, identificado, de fácil localização dos materiais nesse estoque, que seja iluminado e limpo.
_________________________________________
VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir
________________________________________________________
Lembre-se, o que está no estoque é o seu dinheiro em forma de materiais e produtos.
Para organizar bem o estoque da sua empresa siga essas dicas:
1 Deve ser um local iluminado, arejado e limpo. O piso, por exemplo, deve estar em perfeito estado.
2 Faça um levantamento de tudo o que você tem, liste o que, quanto e qual o valor dos produtos. Para itens com prazo de validade como tintas, por exemplo, inclua também no levantamento as datas de vencimento dos produtos.
3 Crie divisões por categoria de produtos, tipos e medidas. O agrupamento otimiza tempo e recursos.
4 Defina uma área de separação e uma área de carregamento em locais diferentes, identifique bem essa área para evitar que produtos separados na expedição sejam vendidos novamente para um segundo cliente.
5 Alinhe os produtos com a parte frontal virada para frente e sempre deixe as peças mais novas no fundo e as mais antigas na frente para não correr o risco de perder produtos por causa da validade.
6 Os produtos mais vendidos devem ter acesso mais fácil, ficando na parte da frente ou nas extremidades das prateleiras para uma fácil reposição.
7 Produtos pequenos como parafusos e ferramentas, trenas e lâmpadas devem ser colocadas em caixas com abertura para facilitar a busca e diretamente nas gôndolas para facilitar o autoatendimento.
8 Produtos básicos como tijolos, telhas, argamassa, cimento, cal, areia ensacada e madeiras que tem grande volume de vendas podem ser estocados direto na expedição, próximos ao pátio de manobra e carregamento.
Para que isso funcione, é fundamental que você mantenha as planilhas sempre atualizadas. Toda a entrada e saída deve ser registrada para que os itens constantes na planilha sejam exatamente os mesmos encontrados nas prateleiras.
Todo o trabalho de organização sempre traz resultados positivos para a loja. Esses resultados ficam ainda melhores com o uso da tecnologia a seu favor. Através de um ERP especializado no setor de materiais para construção, você tem total acesso ao seu estoque, consegue administra-lo de onde estiver e ele estará conectados com as outras áreas da loja alimentando com informações de forma automática.
Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos financeiros e administrativos da sua empresa.
Quer saber mais? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.