Sistema de supermercado para medir a atividade dos seus pontos de venda

Quando você para e analisa seu desempenho nas tarefas diárias, sente-se satisfeito com seu sistema de supermercado? Apesar de já existirem tecnologias para medir as zonas de calor dos estabelecimentos de varejo (em breve a gente vai falar mais sobre elas), muitos gestores mantém um pé atrás. Conservadores e confiantes em seus métodos tradicionais, adotam […]

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Quando você para e analisa seu desempenho nas tarefas diárias, sente-se satisfeito com seu sistema de supermercado?

Apesar de já existirem tecnologias para medir as zonas de calor dos estabelecimentos de varejo (em breve a gente vai falar mais sobre elas), muitos gestores mantém um pé atrás. Conservadores e confiantes em seus métodos tradicionais, adotam a postura de que em time que está ganhando não se mexe, já que estão satisfeitos com seu atual volume de vendas, aumentar índices parece oferta de quem promete demais.

Entretanto, esses gestores têm razão num ponto: já existem ferramentas convencionais para mensuração de atividade no ponto físico e, elas não fazem uso de termômetros e/ou processamento de imagens para identificar as áreas do supermercado com maior circulação. Essas são tecnologias que estão prestes a se tornar indispensáveis a qualquer ponto de venda. Mas a ferramenta de que vamos falar agora, é uma que já faz parte de qualquer sistema de supermercado há muito tempo: a gestão de gôndolas.

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Sistema de supermercado

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Num mundo que breve eliminará quase por completo as interações humanas nas atividades comerciais, assim como a necessidade da presença do consumidor no espaço físico da compra, o varejo de alimentos resiste como segmento que permanecerá em estabelecimentos físicos por muito tempo. E é por isso que preocupar-se com as funções primordiais do sistema de supermercado é legítimo. Mas é claro, sempre mantendo o olho no que aparece de novo.

Como seu sistema de supermercado faz a mensuração de atividade em ponto físico com as ferramentas de que dispõe hoje?

Do modo que você já conhece, disponibilizando o número de itens que você estabelece para cada seção e dependendo de um funcionário encarregado de repor e completar as seções cada vez que essas atingem um número mínimo de itens.

Se esse mecanismo de gestão de gôndolas é tão comum em qualquer sistema de supermercado, por que a ruptura nas gôndolas é mais comum ainda? Se os gestores estão tão acostumados com seus métodos tradicionais para gerir essas tarefas, porque esses erros continuam acontecendo? Será que você chegou ao infeliz estágio de um negócio em que se acostuma com os erros e, passar parte do seu dia corrigindo-os já faz parte da sua rotina?

Um sistema de supermercado bem equipado não permite que as equipes se acostumem com erros.

Bem equipado, porque para não haver falhas, o sistema deve ter meios de constatar por si só a ruptura nas gôndolas, sem precisar da supervisão humana. Isso porque, você pode estabelecer na ferramenta as quantidades máximas e mínimas para cada seção de itens, para que o sistema de supermercado cumpra sempre o seguinte mecanismo: encher a gôndola com a quantidade que você estabeleceu, e assim que essa seção chegar a um número mínimo de itens, que você também estabeleceu, o responsável é notificado a ir até aquela seção para repor e chegar ao número máximo de novo e, assim repetidamente, até você estabelecer outros números de mínimo e máximo conforme suas demandas sazonais.

E como o funcionário é notificado? Via dispositivos móveis.

Viu só como mesmo os métodos tradicionais já estão exigindo recursos com tecnologia avançada para funcionar com maior eficiência?

Seu sistema de supermercado tem uma gestão de gôndolas que funcione com essa competência e agilidade?

Esse mecanismo permite maior engajamento dos funcionários responsáveis pelas gôndolas, já que podem fazer uso dos próprios aparelhos de celular para realizar o seu  trabalho, e assim efetuar uma verdadeira mensuração de atividade no ponto físico, porque ao registrar quantas vezes a gôndola teve que ser reabastecida, podem-se originar relatórios sobre as demandas e em que horas do dia elas incidem com maior intensidade.

Além de alavancar a produtividade das suas equipes, você ganha velocidade em abastecimento e mesmo incorporando tecnologia às suas tarefas, não deixa de ser fiel às suas práticas convencionais.

Logo, você vai ter que aderir as tendências mais quentes do mercado para o varejo de alimentos, enquanto isso, que tal conhecer um  sistema de supermercado que te permite incorporar essas ferramentas de  forma gradual e eficiente?

O VIASOFT VIASUPER é um sistema de supermercado que te proporciona total controle do seu supermercado com o que há de melhor em tecnologia para a gestão de empresas de forma ágil e segura.

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