Você percebe que um produto está em falta no estoque só quando o cliente pede por ele?
Essa situação é conhecida como ruptura de estoque e pode acontecer também quando há mercadoria na loja, mas o vendedor não consegue encontrar ou danificada por armazenamento errado. Isso tudo causa muito prejuízo ao seu negócio.
Segundo pesquisa de mercado da ESPM, quando ocorre uma ruptura de estoque, 11% dos consumidores desistem da compra, 32% procuram o que desejam em outra loja e 17% adiam a compra.
A ausência de produtos em estoque é uma das principais causas da redução de vendas e caracteriza a falta de algum produto na loja no momento em que o consumidor deseja efetuar a compra. Provoca a redução de 5% a 10% nas vendas. Além disso, os clientes que não encontram o que procuram nas lojas, passam a ter uma impressão negativa da empresa.
______________________________________________________________________________
VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir
__________________________________________________________________________________
Manter um depósito organizado é fundamental para que uma loja se destaque diante do consumidor, pois muitos episódios de ruptura de estoque geram a descrença do cliente e consequentemente prejuízo. Portanto, o mais importante é perceber que quando o consumidor sai da sua loja sem o produto, não se perde apenas a venda, mas talvez um cliente que pode gostar do atendimento da concorrência, e se isso acontecer ele não volta.
Para impedir a ruptura de estoque, é necessário ter etapas bem definidas e interligadas de estoque, compras e financeiro. Também é fundamental contar com um sistema de gestão capaz de comunicar todas essas áreas. Porém, fazer isso de forma manual ou por planilhas eletrônicas deixa o processo sujeito a erros que podem resultar na tão temida ruptura de estoque.
Se o seu negócio ainda não tem um software de gestão de estoque , é o caso de considerar o uso dessa ferramenta. Esse sistema possibilita realizar o controle de diversos processos de maneira rápida e precisa. Entre elas estão a emissão de notas fiscais, o registro de operações bancárias e o controle contábil e gerencial.
Ter soluções para demandas do consumidor é a melhor forma de fidelizá-lo. Conheça a VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que automatiza processos, otimiza o tempo da equipe e agiliza as atividades da sua empresa. Solicite uma demonstração.
Quer saber mais sobre ruptura de estoque ou algum outro assunto? Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.
Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.