Automação de processos: os impactos no desempenho do varejo

Processos bem definidos e geridos são a base para o desenvolvimento de qualquer negócio. No varejo, negligenciar essa base é ainda mais caro: custa clientes, uma boa reputação, competitividade e o crescimento dos lucros. É por isso que a automação de processos tem um papel decisivo para o sucesso de um negócio varejista. Entenda o […]

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Processos bem definidos e geridos são a base para o desenvolvimento de qualquer negócio. No varejo, negligenciar essa base é ainda mais caro: custa clientes, uma boa reputação, competitividade e o crescimento dos lucros. É por isso que a automação de processos tem um papel decisivo para o sucesso de um negócio varejista. Entenda o papel dela neste conteúdo. 

Os consumidores são exigentes e imediatistas, não esperam um longo tempo para ter o que querem em mãos, pois se não são fiéis a uma marca e essa empresa não tem o que desejam, outra terá. Além disso, processos de compra burocráticos também desestimulam o consumo e proporcionam ao consumidor uma má experiência que ele dificilmente deseja repetir. Uma má experiência de compra, é uma das principais razões pelas quais os clientes abandonam o carrinho

A velocidade e precisão com que os processos precisam acontecer para preservar e potencializar os lucros não pode ser alcançada manualmente. 

A cada hora somos bombardeados por inúmeras ofertas de produtos e isso tornou tudo muito rápido e urgente. Comprar não é mais um evento, está inserido na rotina, é comum e acontece o tempo todo em qualquer lugar. 

A automação de processos é a única forma de atender prontamente a todas essas múltiplas demandas. Ela é capaz de ajudar varejistas a oferecerem experiências ágeis, encantadoras e venderem mais. 

O que é a automação de processos no varejo?

Automação de processos é um termo tudo aquilo que diz respeito ao automático, à tecnologia trabalhar sem a necessidade de interação humana. 

Você define parâmetros específicos que determinam quando uma ação específica deve ocorrer e, se as condições forem atendidas, os sistemas e ferramentas iniciarão automaticamente as próximas etapas. 

A automação de processos no varejo aproveita a tecnologia para otimizar processos manuais e repetitivos que consomem muito tempo. A premissa é automatizar, simplificar e remover o máximo possível de trabalho manual de baixo valor da carga de trabalho dos colaboradores. 

Benefícios da automação

A automação de processos de negócios ajuda o varejo a:

  • Reduzir os custos operacionais
  • Aumentar as margens
  • Eliminar erros manuais
  • Aumentar a velocidade dos processos
  • Eliminar problemas de estoque
  • Ter uma gestão baseada em dados
  • Melhorar a confiabilidade e agilidade dos relatórios
  • Oferecer uma experiência ao cliente superior aos concorrentes

Boa parte das tarefas diárias do varejo podem se tornar mais eficientes por meio da automação. Ela pode auxiliar no atendimento, na gestão de notas fiscais, no estoque e outras ações, diminuindo a carga operacional da equipe. Ela também facilita a extração de dados sobre as operações, o que ajuda a prevenir perdas e simplifica o processo de tomada de decisão

A automação de processos aplicada ao varejo de materiais de construção

A automação pode atuar também como diferencial competitivo, especialmente quando aplicada através de um sistema de gestão especializado na área, pois a automação se estende para atividades específicas tornando a rotina de trabalho muito mais produtiva.

Com um sistema eficaz e organização, é possível automatizar todas as operações que não necessitam de intervenção humana direta. Basta parametrizar da maneira mais adequada e os processos irão fluir sem erros, com garantia de registro e precisão e sem roubar um tempo valioso dos colaboradores. 

Muitas áreas podem colher os benefícios da automação, entre algumas estão:

  • Gestão de estoque
  • Financeiro
  • PDV
  • Cadastro de produtos
  • Tomada de decisão

Os principais impactos do uso da automação

Especialmente em empresas que usam mais que um canal de vendas, o dia a dia pode ser caótico e cheio de informações para checar e seguir com as vendas. A automação conecta melhor dados e plataformas diferentes para ajudar os varejistas a tomarem decisões com base em dados, prevendo com precisão os resultados de suas ações. 

Gestão de estoque e previsão de demanda

Pequenos erros no estoque têm impactos gigantescos nas vendas, fidelização e lucratividade. Clientes online e vendedores precisam saber da quantidade em estoque para que organizem suas compras e vendas. Toda a equipe da loja precisa de respostas imediatas sobre a disponibilidade de um produto. A automação torna isso possível levando os dados do estoque para o PDV e plataformas de e-commerce, e isso pode acontecer com um sistema de gestão único. 

Além disso, é possível receber alertas quando algum produto está prestes a esgotar ou o estoque máximo for excedido. Outro ponto importante é que a automação possibilita prever quando um item será vendido com base nas tendências de compras. Portanto, é possível organizar melhor pedidos com fornecedores e ter o que o seu cliente quer sempre pronto.  

Consistência do catálogo de produtos

Considerando o cenário omnichannel atual, em que a empresa precisa estar presente em diferentes canais, é importante garantir que os detalhes e as especificações do produto sejam consistentes em todos os canais de vendas. Isso inclui dados como tamanhos, cores, materiais e muito mais. As ferramentas de automação podem otimizar a estratégia de gerenciamento de informações do produto sempre que houver mudanças e realizar as adequações nos canais automaticamente.

Devoluções

A automação pode assumir o trabalho administrativo enviando etiquetas de devolução, rastreando devoluções recebidas e processando reembolsos sem interferência humana. 

Recomendações personalizadas de produtos

Um amplo mix de produtos nem sempre é sinônimo de mais vendas. É preciso personalizar o que você oferece ao seu cliente de acordo com o perfil dele. Com a automação é mais fácil identificar e traçar esse perfil com base no histórico de compras do cliente e ranking de produtos mais vendidos. Com esses dados em mãos, é possível planejar estratégias de compras por impulso, otimização de layout, recomendações de produto no fechamento da compra online e muito mais.

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Automação de processos

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