Apesar da internet já não ser novidade há muitos anos, foi apenas nos últimos dois anos que os varejistas mais “tradicionais” perceberam que o e-commerce não é apenas para grandes grupos. Durante a pandemia, ficou evidente a importância do e-commerce para o varejo local. Com a necessidade do distanciamento, muitos supermercados, por exemplo, recorreram às vantagens da venda online com retirada presencial, e isso aconteceu em outros segmentos também. Com isso, uma tendência de consumo que já vinha acontecendo há muitos anos, se intensificou e, agora, a maior parte das pessoas está familiarizada e valoriza marcas que oferecem essa possibilidade.
De acordo com o Think with Google, 56% dos compradores do Brasil com acesso à internet passam mais tempo fazendo compras online do que em lojas físicas. Além disso, segundo uma pesquisa da ConQuist Consultoria, 71% dos brasileiros entrevistados alegaram preferir as compras online após o início da pandemia.
Realidade em números
A comprovação de que a modalidade de compras realmente veio para ficar também vem através de números: Segundo dados da Neotrust/Movimento Compre & Confie, o e-commerce brasileiro cresceu 48,41% em 2021 em comparação a 2020.
Junto a esses dados positivos, os resultados do varejo de materiais de construção também se destacam. Segundo o Jornal A Voz do Paraná, “em 2021 o setor de materiais de construção mais uma vez mostrou grande resiliência, se destacando perante grande parte dos setores do mercado, conforme dados divulgados no PMC (Pesquisa Mensal do Comercio/IBGE) em novembro de 2021, o varejo de materiais de construção, quando comparado imediatamente aos 12 últimos meses, demonstra um aumento nas vendas de 12%. Com isso o setor fica na quarta posição entre as atividades do varejo ampliado que mais crescem.”
Lojas de materiais de construção: preocupações com o e-commerce e dicas para se livrar delas
Alguns varejistas ainda são relutantes quando se trata de tecnologia, alguns negócios mais tradicionais têm a percepção de que vendem porque permanecem oferecendo sempre um “bom atendimento”. Só que um bom atendimento também inclui a capacidade de inovar.
As novas gerações, por exemplo, estão totalmente ligadas à tendência DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), significa que estão dispostas a fazer compras online para seus projetos pessoais de reforma, que aumentaram muito com a pandemia.
Outra preocupação dos varejistas quanto ao e-commerce é a aplicação do modelo no dia a dia da empresa, o estoque, a logística e os outros fatores que envolvem vender online. Mas é importante lembrar que não é preciso migrar totalmente para o online. Nossa dica é começar pelos seus próprios clientes: faça pesquisas sobre o assunto, pergunte se ele gostaria de ter a possibilidade de comprar online. Certamente você já realizou vendas no WhatsApp para aqueles clientes fiéis, não é? Eles são o perfil ideal para testar suas estratégias. Além disso, imagine que, com uma plataforma para vender online, essas vendas que acontecem em conversas do WhatsApp, poderiam acontecer sem retrabalhos (de emitir o pedido depois de ter conversado com o cliente) e com organização, garantindo a melhor experiência tanto para o seu cliente, quanto para o seu negócio.
Como criar um e-commerce para sua loja de materiais de construção?
Você não precisa se preocupar com absolutamente tudo
A estratégia é por sua conta, mas parte da tática e grande parte do operacional podem ficar com o seu software de gestão. Se você tem um bom ERP como parceiro, é muito mais fácil inovar e colocar em prática estratégias como essa.
O Construshow, software de gestão especializado na gestão de lojas de materiais de construção e produto Viasoft, oferece uma plataforma para vendas online com integração total ao ERP, garantindo que todos os processos sejam tão facilmente gerenciados e executados no meio online quanto na sua loja física.
Com essa integração, você tem diagnósticos em tempo real e todas as funcionalidades para a gestão centralizadas em uma só solução.
Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com novos parceiros, novas tecnologias para aprender, treinamentos ou outros desafios: basta ter um planejamento estratégico sobre os seus objetivos e você tem apoio para executá-lo
Sim, vale a pena levar o seu negócio para o e-commerce!
A Viasoft sabe que uma solução feita especialmente para as suas lojas de materiais de construção faz toda a diferença no sucesso da sua estratégia, e é por isso que há mais de 31 anos somos referência em soluções orientadas às melhores práticas de gestão. Empresas como a Tosel, GMAD Madville e Rudegon já contam com o Construshow como parceiro estratégico.
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