3 erros na implantação de um BI e como evitá-los

Implementar uma estratégia de dados, incluindo análise de dados e Business Intelligence (BI), é fundamental para obter uma vantagem competitiva no mundo dos negócios de hoje, independentemente do setor. É nos dados que você encontrará a verdade sobre o desempenho dos seus negócios. O oferece a você os meios para a obtenção de insights com […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Implementar uma estratégia de dados, incluindo análise de dados e Business Intelligence (BI), é fundamental para obter uma vantagem competitiva no mundo dos negócios de hoje, independentemente do setor. É nos dados que você encontrará a verdade sobre o desempenho dos seus negócios. O oferece a você os meios para a obtenção de insights com mais rapidez, dessa forma você pode tomar decisões de negócios mais precisas e identificar oportunidades no tempo certo. Por mais que a implantação de um BI dificilmente tenha alguma contraindicação e que com certeza resultados positivos surgirão, é preciso ter cuidado. É nessa fase que muitos erros são cometidos, comprometendo o desempenho da ferramenta e, por consequência, os benefícios que ela é capaz de oferecer.
Por isso, listamos neste conteúdo, alguns dos erros mais comuns e como você pode evitá-los.
 

1. Não definir os problemas de negócios

Um dos maiores erros na implementação de BI é tirar conclusões precipitadas, sem primeiro identificar o que sua empresa deseja realizar. Você precisa definir claramente o problema de negócios que está tentando resolver e compreender as análises específicas necessárias para resolvê-los. Só então você poderá selecionar e adquirir a ferramenta de BI que melhor se adapta às suas necessidades.
 

2. Não conseguir a adesão dos usuários finais

Mesmo as melhores ferramentas de BI não irão oferecer os resultados esperados se não forem utilizadas de forma adequada. Forçar os colaboradores a usarem o BI sem informá-los previamente, sem ouvir suas percepções sobre a utilidade da ferramenta e sem treiná-los de maneira efetiva é um dos maiores erros que você pode cometer.
Concentre-se em destacar os benefícios que o BI é capaz de colocar na rotina deles e ajude-os a entender que será um facilitador dos seus trabalhos e não o contrário.
 

3. Não fazer uso da inteligência obtida

Uma ferramenta de BI não significa apenas relatórios, ela é uma fonte valiosa de análises, insights e novas oportunidades de negócios que antes do BI você não veria. Algumas empresas implantam o BI, coletam as informações valiosas, mas não compartilham, analisam ou utilizam toda a inteligência da ferramenta. Se a decisão for implementar a ferramenta, ela pode e deve ser a base de todas as decisões tomadas, apenas dessa forma terá sentido tê-la.
 

Conheça a melhor solução: o Viasoft Analytics

O Viasoft Analytics é uma ferramenta de BI desenvolvida pela Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how na área de softwares de gestão. O Viasoft Analytics foi além de uma “simples estratégia de BI” e estudou a fundo as principais e maiores necessidades dos gestores na hora de tomar decisões, planejar estratégias, identificar oportunidades, localizar potenciais de receita, reconhecer tendências de mercados e outras necessidades. Foi um trabalho de mais de um ano de estudo sobre as regras de negócio das áreas atendidas e das melhores práticas de gestão para, entre outras coisas, entregar aos seus usuários um conhecimento profundo sobre seus clientes para que gestores e equipes atuem de forma mais assertiva e estratégica.
Dessa maneira, o Viasoft Analytics evita erros que podem acontecer antes, durante e após a implantação da ferramenta, maximizando os resultados que você pode obter através dela.
Saiba mais sobre a ferramenta acessando viasoft.com.br/analytics
implantação de um BI

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!