Manufatura enxuta: o que é e quais são os benefícios?

Manter o rendimento, eliminar custos e promover a sustentabilidade é essencial na operação logística, e a manufatura enxuta pode ajudar!

Manter o rendimento da cadeia produtiva, eliminar custos e promover a sustentabilidade é o grande objetivo de diversas práticas de gestão voltadas ao sucesso da operação. Nesse sentido, a manufatura enxuta pode ser uma alternativa interessante e lucrativa.

Desenvolvida para eliminar custos e otimizar os investimentos no negócio, a manufatura enxuta é um conceito que promove uma cadeia produtiva com mais resultados, uma vez que apresenta novas possibilidades de gestão, principalmente logística.

Continue a leitura para descobrir os benefícios dessa prática.

Afinal, o que é manufatura enxuta?

Também conhecida como Lean Manufacturing, a manufatura enxuta é um conceito que se refere à redução ou eliminação de perdas dentro da gestão.

Infelizmente, não existe empresa ou operação totalmente eficiente, visto que algumas perdas são inevitáveis, ligadas a determinados fatores fora do controle de gestores e colaboradores.

Porém, reduzir as perdas ao máximo é uma prática que pode ser realizada com eficiência, apesar do desafio constante. Monitorar o processo de produção e distribuição, assim como KPIs e resultados, por exemplo, é um dos caminhos mais assertivos para se atingir esse objetivo.

Nesse contexto, contar com uma solução especializada no segmento e orientada às melhores práticas de gestão constitui um ativo extremamente prático e que possibilita monitorar alternativas e resultados em tempo real.

Pensando em como você, gestor, pode aplicar os conceitos da manufatura enxuta na sua operação logística, listamos 3 pontos que devem ser considerados nas estratégias:

Transporte

Quando a gestão de transporte é mais feita, muitas perdas podem acontecer e impactar de forma negativa a percepção do cliente. Isso demonstra a necessidade de se desenvolver uma rota de produção assertiva, que considere os custos e como reduzi-los. É preciso agir de forma estratégica, monitorando problemas como:

Caminhões viajando vazios ou sem a carga máxima;
Rotas em horários de pico e/ou grandes tráfegos, o que gera atrasos e perda de combustível;
Falta de manutenção regular nos veículos, o que pode causar mais gastos com consertos.

Movimentação

Sua operação logística precisa ter, de forma bem estabelecida, um deslocamento otimizado. Quando colaboradores e máquinas se deslocam muitas vezes, sem necessidade, dentro do estoque, por exemplo, isso representa uma perda de tempo e dinheiro.

Investir em tecnologias que automatizam o armazenamento de produtos e que promovem sua fácil identificação, diminuindo a necessidade do colaborador percorrer grandes distâncias, é uma das formas mais assertivas de resolver esse problema.

Estoque

É de comum conhecimento que produtos parados no estoque são sinônimo de dinheiro desperdiçado. Ou seja, os produtos devem ficar estocados no menor tempo possível, uma vez que isso também representa agilidade no processo de entrega (falaremos disso abaixo).

Quando a gestão de estoque é otimizada e atua de acordo com os indicadores da operação logística, ela é capaz de prever quando os produtos vão acabar e, assim, realizar uma nova solicitação.

Isso reduz custos, tanto com negociações mais precisas quanto com a manutenção do armazém, por exemplo. Esse é um dos muitos aspectos da logística que podem ser automatizados e mais precisos com a implementação de uma solução tecnológica especializada.

Espera

Por fim, uma das prioridades para gestores de operações logísticas e da supply chain em geral: o tempo de espera do cliente.

Quando se analisa o tempo de espera pela entrega, e se identifica um atraso, muitas vezes, é comum que esse erro já esteja dentro da operação: demora na separação, expedição e outros processos.

Em outras palavras, é preciso investir em soluções e práticas para que o fluxo de pedidos, da computação até a entrega final, sejam automatizados e realizados com precisão no menor tempo possível.

Investir em tecnologia especializada, se atualizar constantemente e promover treinamentos de colaboradores são algumas das práticas que podem fazer a diferença na otimização da entrega.

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