A promoção de impacto representa um grande atrativo para gerar negócios, movimentar o varejo, obter mais lucro, renovar o estoque e atrair novos clientes. Nesse sentido, estabelecer condições diferenciadas e manter estratégias otimizadas é uma prática essencial para obter os resultados esperados.
Continue a leitura para saber mais sobre como realizar promoções mais atrativas e que gerem os resultados que você precisa para continuar a crescer e evoluir no seu segmento.
Quais tipos de promoção existem?
Para criar promoções eficientes no supermercado é preciso saber que a lucratividade será diferente em detrimento do modelo escolhido. Para o consumidor não fará nenhuma diferença, mas se isso não for organizado de forma correta, o seu fluxo de caixa vai acabar sendo impreciso e gerando prejuízo.
Por isso, o primeiro passo é entender como fazer um mix entre os produtos bonificados, verificar a validade, analisar produtos com valor diferenciado por parceria com o fornecedor, entre outras práticas. Separamos abaixo, três tipos de promoções que podem ser aplicadas no seu supermercado, dependendo de suas necessidades:
Bonificação pelo fornecedor
Ocorre quando são lançadas novas marcas, há grande quantidade de produtos ou, ainda, uma parceria vantajosa com o vendedor. Assim, é possível promover o uso de produtos como brinde, visto que não há custo, e alavancar as vendas de outro item.
Assim, o custo não é alterado e a margem de lucro se mantém a mesma, então, se você possui condições de implementar esse tipo de escopo, vale a pena analisar!
Brindes do fornecedor ou distribuidor
Existem, sim, algumas situações em que o fornecedor pode oferecer uma bonificação que tem como base a quantidade de itens vendidos (por exemplo, a cada 6 refrigerantes, pague 5, quando estes têm o mesmo custo).
Esse é um modelo muito comum dentro da gestão do supermercado, uma vez que o valor do desconto será rateado entre todos os produtos, o que altera a lucratividade desses itens.
Reais ou percentuais de desconto
Esse é um modelo extremamente interessante para vender produtos que estão com pouca saída ou têm muito estoque, uma vez que ao comprar os produtos (por exemplo, dois desodorantes), o cliente ganha o percentual de desconto, e a aquisição se torna extremamente vantajosa.
Independente do modelo de promoção escolhido para o seu negócio, é extremamente importante realizar um mapeamento do comportamento do consumidor e ter um controle eficiente dos produtos disponíveis em estoque, assim, é possível garantir uma ação eficiente que traga o lucro pretendido e fidelize ainda mais seus clientes.
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