Idalberto Chiavenato, um dos mais conceituados autores em administração de empresas e recursos humanos, definiu o clima organizacional como um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, criado por indivíduos que vivem e trabalham nesse ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
Nesta definição de clima organizacional, é possível notar duas características marcantes: a primeira é de que o clima organizacional é um conceito “percebido” pelos colaboradores. É importante ressaltar que depende de um julgamento de valor que pode variar muito de pessoa para pessoa. A segunda é que o clima organizacional afeta a produtividade, a motivação e o comportamento dos colaboradores.
As bases do clima organizacional
Ele é composto por muitos fatores dos variados tipos, sua totalidade considera diversas características:
- É uma percepção do ambiente de trabalho pelos colaboradores;
- É a “atmosfera psicológica” sentida e vivida;
- É uma imagem da relação entre a organização e seus funcionários;
- É um conjunto de propriedades que podem ser medidas pelas ferramentas corretas;
- Está relacionada à qualidade e adequação do ambiente de trabalho;
- Tem a ver com o apoio que os colaboradores sentem que recebem da organização;
- A estrutura organizacional influencia fortemente o clima organizacional;
- O clima organizacional é um reflexo do grau de motivação dos funcionários;
- Tem efeitos positivos e negativos no comportamento das pessoas no local de trabalho.
Ao analisar todas essas características, fica clara a importância de manter um bom clima organizacional na empresa. No entanto, como você consegue esse resultado? O que você precisa fazer para garantir isso?
Leia em nosso blog: 6 maneiras de melhorar a eficiência e produtividade de qualquer time
O primeiro passo para melhorar o clima é realizar a pesquisa
O primeiro passo para a melhoria é fazer uma “pesquisa de clima”. Somente com uma pesquisa você pode entender o que os colaboradores percebem como positivo ou negativo no ambiente de trabalho. E para fazer isso você precisa das ferramentas certas. As ferramentas certas não irão apenas proporcionar a você uma única pesquisa para avaliar o clima, mas oferecerão soluções para que você realize a pesquisa e ainda melhore o clima de maneira sustentável e escalável.
Quer saber como? Nós criamos um material sobre os recursos do Nela, uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho completa, que irá ajudar você a inserir boas práticas de trabalho no seu time para que você faça muito mais do que apenas realizar uma pesquisa de clima organizacional: elas ajudarão você a criar um ambiente de trabalho, um time engajado e colaboradores mais produtivos. Baixe agora mesmo!