Como usar dados do PDV para aumentar as vendas no supermercado

Muitos supermercados ainda usam sistemas de checkout antigos e básicos. Embora funcionem bem o suficiente para transações básicas, eles não oferecem muitos insights sobre como seus negócios podem ser melhorados. Contudo, sistemas de gestão especializados no varejo supermercadista foram desenvolvidos pensando nas necessidades do supermercado e já contam com opções de relatórios para aumentar as […]

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Muitos supermercados ainda usam sistemas de checkout antigos e básicos. Embora funcionem bem o suficiente para transações básicas, eles não oferecem muitos insights sobre como seus negócios podem ser melhorados. Contudo, sistemas de gestão especializados no varejo supermercadista foram desenvolvidos pensando nas necessidades do supermercado e já contam com opções de relatórios para aumentar as vendas. Se você está pensando em evoluir o seu PDV e/ou o supermercado como um todo, vamos ajudar você a visualizar que tipo de relatórios e insights você poderia ter contando com um sistema de gestão robusto que conhece o seu negócio.

Por que usar os dados do PDV

Os supermercados que estão usando seus dados de PDV para alcançar as respostas para melhorar os seus serviços já estão se dando uma vantagem competitiva. E não é preciso ser um cientista de dados para tirar proveito dos insights de varejo. Você pode usar os relatórios prontos para uso que o sistema oferece.

No final do dia, a qualquer momento em que você pode tomar decisões baseadas em dados, colocando o negócio em uma posição privilegiada no mercado. Além disso, prestando atenção a essas métricas e insights, você poderá melhorar a experiência do cliente e, é claro, um melhor atendimento significa fidelização, fidelização significa vender mais.

O que é um relatório de PDV?

Um relatório de PDV é gerado por meio dos dados coletados durante cada venda que você faz. No mínimo, os dados rastreados por um sistema de POS incluirão os totais de transações e itens comprados durante cada transação. No entanto, os relatórios de PDV também podem fornecer informações valiosas para as empresas. Por exemplo, os sistemas POS podem gerar um relatório para as transações de cada funcionário individual. Isso ajuda os gerentes a acessar instantaneamente os números de vendas para calcular quem está fazendo mais vendas. Os relatórios de PDV também são uma ferramenta para comparar valores em locais. Por exemplo, se você é proprietário de uma franquia e percebe que uma loja não está tendo um bom desempenho, você pode solucionar o problema desde o início, contando com os dados do relatório de PDV.

https://viasoft.com.br/por-que-o-mega-supermercados-escolheu-viasuper-como-parceiro-estrategico/

Maneiras de usar dados do PDV

Otimize seu estoque e níveis de estoque

Ainda hoje existem empresas que não rastreiam seu estoque ou ainda utilizam o método manual. E como já vimos em nosso blog, a gestão de estoque tem a capacidade de ser um aspecto competitivo do seu supermercado. Um bom sistema de gestão permite que você execute as seguintes ações para ajudá-lo a gerenciar o estoque:

  • Contagens de estoque;
  • Verificação dos níveis de estoque em seus diferentes estabelecimentos;
  • Transferência de estoque;
  • Gerenciamento de devoluções e diversas outras, confira aqui mais ações clicando aqui.

Quando você usa o seu PDV para ajudar no controle dos níveis de estoque, é mais fácil rastrear os itens em cada etapa do processo, desde o pedido do produto até o ponto de venda (e até mesmo devoluções). Isso ajuda você a fazer melhores previsões, compras e até mesmo decisões de marketing e publicidade. Mais importante ainda, os dados de PDV que você recebe o ajudarão a garantir que seus níveis de estoque sejam otimizados.

Obtenha insights sobre produtos e clientes

Seus dados de PDV podem fornecer muitos insights específicos de um produto. Confira.

  • Produtos relacionados (itens que são frequentemente comprados juntos): use essas informações ao realizar promoções e recomendar produtos relacionados nas suas estratégias de marketing e fidelização;
  • Histórico de pedidos: aprenda o que os clientes gostam e, em seguida, faça recomendações inteligentes para compras futuras e campanhas de redirecionamento;
  • Vendas por produto: identifique as tendências de vendas por produto (ou categoria) e aprofunde-se nessas tendências para criar estratégias assertivas;
  • Reembolsos, devoluções e trocas: descubra quais itens estão sendo devolvidos e o que os clientes estão comprando.

Conheça o Viasuper

Um bom sistema ERP, especializado no varejo supermercadista, como o Viasuper, é capaz de otimizar todas as suas operações e processos, incluindo a utilização dos dados do PDV para estratégias de venda. Além disso, oferece outras soluções, funcionalidades e ferramentas capazes de aumentar a competitividade do supermercado ou rede de supermercados, possibilitar mais vendas, aumentar o ticket médio e fidelizar seus clientes.

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