Dia do Cliente: 5 dicas para fidelizar de verdade o consumidor!

A fidelização do cliente é uma estratégia essencial pois o consumidor satisfeito volta a comprar e se torna um promotor do seu negócio.

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A fidelização de clientes é uma estratégia essencial dentro da gestão, uma vez que um consumidor satisfeito não somente volta a comprar com você, mas também se torna um promotor do seu negócio, indicando-o para terceiros.

Manter seus esforços de gestão para criar um bom relacionamento com o cliente e oferecer constantemente condições atrativas para resolver seus problemas são algumas das práticas que podem ser adotadas em uma estratégia que vise resultado e lucratividade.

Por isso, no Dia do Cliente, preparamos um material exclusivo com 5 dicas para fidelizar seus clientes. Vamos lá!

1) Tenha um bom atendimento

Oferecer um atendimento assertivo, que consiga mapear as necessidades do cliente para oferecer a melhor solução é uma prática essencial dentro da fidelização de clientes. O pós-venda, por exemplo, é crucial para manter a clientela, uma vez que demonstra a preocupação com a satisfação do consumidor.

Uma grande oportunidade de cativar o seu cliente é investindo em um suporte ágil e eficiente, uma vez que quando o suporte é acionado, geralmente, é por que há a necessidade de resolver um problema: melhorar a experiência do cliente solucionando a dificuldade e demonstrando como o processo pode ser otimizado é uma excelente prática.

2) Realize ações promocionais

As ações promocionais representam um grande ativo e muitas vezes podem ser a diferenciação necessária que vai te colocar à frente da concorrência. Programas de fidelidade e descontos, por exemplo, são estratégias assertivas que podem ser aplicadas com eficiência dentro da gestão. Ainda, é possível elencar:

Marcos de sucesso: dar incentivos para que o cliente continue a jornada de compra, como descontos e/ou condições diferenciadas, pode ser uma boa estratégia.

Programa de pontos e fidelidade: os programas de pontos e fidelidade possuem objetivos diferentes, mas ambos podem ser considerados práticas extremamente ricas dentro da gestão. Enquanto o programa de pontos é uma recompensa proporcional ao número de aquisições e o valor da compra, o programa de fidelidade tem relação com o tempo de cadastro da empresa – pode ser materializado com descontos e/ou condições únicas, que fazem o cliente se sentir querido e lembrado.

Desconto em datas comemorativas: além de datas sazonais, uma boa estratégia é oferecer condições únicas no aniversário do seu cliente, por exemplo, ou até mesmo presenteá-lo. Esse tipo de comemoração tem um alto valor emocional e demonstra empatia, o que faz toda a diferença dentro da jornada de compra.

Promoções-relâmpago: oferecer um produto com uma condição especial por um determinado período de tempo especificamente para clientes. Esse tipo de estratégia cria uma sensação de urgência que pode ser bem aproveitada na jornada de compra do cliente, entretanto, deve ser usada com cautela.

Todas essas estratégias dependem de uma análise de dados rica e bem embasada, uma vez que a assertividade da sua tática vai depender totalmente de como o seu público se comporta dentro da sua realidade, então, antes de realizar uma ação promocional, sempre mapeie o comportamento do seu público.

3) Identifique os potenciais clientes em risco

Dentro de uma jornada de compra, vários sinais podem indicar que o cliente pensa em não consumir mais com você (e muitas vezes nem o cliente percebe isso). Uma análise bem embasada com dados precisos pode revelar uma queda nas vendas e no engajamento, por exemplo.

Fique de olho nas métricas estabelecidas para o seu negócio e caso algum sinal indique a perda de clientes, procure rever a situação estabelecendo estratégias assertivas, que aproximem o consumidor do seu negócio novamente.

4) Acompanhe as estratégias

Medir e acompanhar como as suas ações estão performando junto ao cliente é essencial para identificar o que mais funciona e o que deve ser melhorado e/ou descartado.

Conseguir mapear suas estratégias e comparar resultados é um grande diferencial dentro do mercado, por isso, ter acesso à informações ricas e insights valiosos é primordial para que as suas estratégias tenham mais impacto.

5) Tenha um software de gestão

Por último, ter uma ferramenta especializada dentro do seu negócio é o que vai fazer toda a diferença para que seus resultados sejam mais expressivos e a fidelização seja garantida.

Ter um diagnóstico em tempo real das suas estratégias, poder comparar resultados com períodos anteriores e identificar como é o comportamento do seu cliente são grandes atributos que um software pode oferecer para que sua gestão seja mais eficiente e voltada para quem importa: o seu cliente.

O suporte também deve se preocupar com seu cliente!

Contar com um fornecedor de software que se preocupa com o seu cliente tanto quanto você é essencial, é por isso que a Viasoft possui uma equipe totalmente focada na experiência de compra e jornada do cliente.

Assim, é possível oferecer as funcionalidades necessárias para que você saia na frente da concorrência e consiga oferecer uma experiência de compra otimizada e assertiva, que vai fazer toda a diferença para fidelizar o seu cliente.

Conte com a Viasoft para otimizar a sua gestão!

Nesse Dia do Cliente, conte com a Viasoft para ter uma gestão mais assertiva que vai encantar todo o seu público-alvo. Há mais de 31 anos somos especialistas em oferecer as ferramentas certas, orientadas às melhores práticas de gestão, tudo para que você atinja os resultados que sempre quis.

Não espere mais, entre em contato agora mesmo e descubra o verdadeiro potencial da sua gestão.

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