Cada vez mais as lojas de materiais de construção investem em tecnologia e assertividade para aumentar suas vendas e melhorar a experiência de compra do cliente. Em um ano cheio de reinvenções e novas estratégias, o mercado de materiais de construção teve uma estimativa de crescimento de 39,5% segundo a Febramat (Federação Brasileira de Redes Associativas de Materiais de Construção).
Isso quer dizer que as lojas de materiais de construção precisaram, novamente, recorrer ao poder da tecnologia e das novas estratégias para desenvolver táticas que otimizam a experiência de compra e fidelizam o cliente. Assim é possível perceber que há um aumento significativo nas vendas do segmento, dado que nasce nas estratégias assertivas e em consonância com o mercado.
Hoje, vamos falar sobre algumas práticas que o mercado de materiais de construção está usando para continuar aumentando as vendas e atingindo resultados. Vamos lá!
Primeiro: Investir recursos com certeza
O que os varejistas fazem para focar no crescimento das suas lojas? Antes de mais nada, estão dedicando investimentos para o desenvolvimento de suas lideranças e colaboradores através da otimização trazida pela escolha de um software de gestão.
Assim, é possível tornar o negócio mais inteligente, estratégico e adaptativo. As lojas conseguem encontrar formas ativas de oferecer uma jornada de compra agradável que termina por criar um bom relacionamento com o cliente, afinal, é possível, por exemplo, oferecer novas alternativas que substituem os produtos escassos e tornam a compra mais confiável.
Apesar de os pequenos varejistas serem os mais afetados por eventuais crises, a criação de estratégias mais assertivas e unidas à tecnologia permite que empresas dos mais variados portes melhorem seus resultados com os recursos disponíveis e aproveitem, de forma mais assertiva, as ondas de crescimento do setor, o que proporciona estabilidade nas vendas.
Segundo: Se adaptar ao novo padrão de consumo
É preciso dizer que o padrão de consumo no segmento de materiais de construção teve uma grande mudança nos últimos anos: as pessoas estão mais preocupadas com suas residências, o que é perceptível através do grande movimento DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), que coloca consumidores em ação para transformar e melhorar seus ambientes.
Esse novo hábito ganha ainda mais força quando os reparos são menores ou apenas envolvem a decoração, o que aumenta o movimento nas sessões de bricolagem e outras áreas correlatas. Em detrimento disso, é possível notar o aumento nas vendas de ferramentas, utensílios e demais itens que possibilitam o desenvolvimento dessas soluções feitas em casa. A pandemia, ainda, trouxe um novo olhar para os lares, demonstrando a importância de cuidarmos do lar, o que se mostra como uma forte tendência.
Isso quer dizer que o software de gestão dentro dessas lojas precisa acompanhar o crescimento de demandas específicas, e indicar, ao mesmo tempo, através de dados ricos, de que forma a gestão do varejo de materiais de construção pode ser otimizada a fim de atingir resultados mais expressivos.
Terceiro: Escolher o software certo
Além de negócios inovadores estarem investindo constantemente em treinamentos e na elaboração de estratégias assertivas, uma coisa é certeza: escolher o software certo para gerir o negócio representa um diferencial altamente competitivo e é uma estratégia que não pode mais ser ignorada.
A agilidade no atendimento e a jornada de compra estão diretamente ligadas à eficiência do sistema, que propicia não somente uma análise de dados embasada e fiel à realidade do negócio, mas, também, impulsiona o seu comércio de materiais de construção em direção ao sucesso e à evolução.
Com o poder da tecnologia é possível dispor do controle de estoque automatizado e totalmente online, controlar entradas e saídas, gerir todos os departamentos de um só lugar e analisar os dados de toda a sua operação, o que faz toda a diferença na hora de elaborar estratégias mais assertivas e otimizadas para todos os setores da sua loja.
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