Como o mercado de materiais de construção continua aumentando as vendas?

As lojas de materiais de construção recorrem ao poder da tecnologia para desenvolver novas estratégias que aumentam as vendas do segmento.

Materiais para Construção , Viasoft |
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Cada vez mais as lojas de materiais de construção investem em tecnologia e assertividade para aumentar suas vendas e melhorar a experiência de compra do cliente. Em um ano cheio de reinvenções e novas estratégias, o mercado de materiais de construção teve uma estimativa de crescimento de 39,5% segundo a Febramat (Federação Brasileira de Redes Associativas de Materiais de Construção).

Isso quer dizer que as lojas de materiais de construção precisaram, novamente, recorrer ao poder da tecnologia e das novas estratégias para desenvolver táticas que otimizam a experiência de compra e fidelizam o cliente. Assim é possível perceber que há um aumento significativo nas vendas do segmento, dado que nasce nas estratégias assertivas e em consonância com o mercado.

Hoje, vamos falar sobre algumas práticas que o mercado de materiais de construção está usando para continuar aumentando as vendas e atingindo resultados. Vamos lá!

Primeiro: Investir recursos com certeza

O que os varejistas fazem para focar no crescimento das suas lojas? Antes de mais nada, estão dedicando investimentos para o desenvolvimento de suas lideranças e colaboradores através da otimização trazida pela escolha de um software de gestão.

Assim, é possível tornar o negócio mais inteligente, estratégico e adaptativo. As lojas conseguem encontrar formas ativas de oferecer uma jornada de compra agradável que termina por criar um bom relacionamento com o cliente, afinal, é possível, por exemplo, oferecer novas alternativas que substituem os produtos escassos e tornam a compra mais confiável.

Apesar de os pequenos varejistas serem os mais afetados por eventuais crises, a criação de estratégias mais assertivas e unidas à tecnologia permite que empresas dos mais variados portes melhorem seus resultados com os recursos disponíveis e aproveitem, de forma mais assertiva, as ondas de crescimento do setor, o que proporciona estabilidade nas vendas.

Segundo: Se adaptar ao novo padrão de consumo

É preciso dizer que o padrão de consumo no segmento de materiais de construção teve uma grande mudança nos últimos anos: as pessoas estão mais preocupadas com suas residências, o que é perceptível através do grande movimento DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), que coloca consumidores em ação para transformar e melhorar seus ambientes.

Esse novo hábito ganha ainda mais força quando os reparos são menores ou apenas envolvem a decoração, o que aumenta o movimento nas sessões de bricolagem e outras áreas correlatas. Em detrimento disso, é possível notar o aumento nas vendas de ferramentas, utensílios e demais itens que possibilitam o desenvolvimento dessas soluções feitas em casa. A pandemia, ainda, trouxe um novo olhar para os lares, demonstrando a importância de cuidarmos do lar, o que se mostra como uma forte tendência.

Isso quer dizer que o software de gestão dentro dessas lojas precisa acompanhar o crescimento de demandas específicas, e indicar, ao mesmo tempo, através de dados ricos, de que forma a gestão do varejo de materiais de construção pode ser otimizada a fim de atingir resultados mais expressivos.

Terceiro: Escolher o software certo

Além de negócios inovadores estarem investindo constantemente em treinamentos e na elaboração de estratégias assertivas, uma coisa é certeza: escolher o software certo para gerir o negócio representa um diferencial altamente competitivo e é uma estratégia que não pode mais ser ignorada.

A agilidade no atendimento e a jornada de compra estão diretamente ligadas à eficiência do sistema, que propicia não somente uma análise de dados embasada e fiel à realidade do negócio, mas, também, impulsiona o seu comércio de materiais de construção em direção ao sucesso e à evolução.

Com o poder da tecnologia é possível dispor do controle de estoque automatizado e totalmente online, controlar entradas e saídas, gerir todos os departamentos de um só lugar e analisar os dados de toda a sua operação, o que faz toda a diferença na hora de elaborar estratégias mais assertivas e otimizadas para todos os setores da sua loja.

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