Cada vez menos as equipes dispõem de tempo para realizar longas operações manuais dentro do setor financeiro, como a conciliação bancária tradicional, por exemplo, e ainda correm o risco de cometer erros que podem custar caro.
Para potencializar todos os relatórios e banco de dados da sua loja de materiais de construção, é necessário estar em constante atualização e promover uma realidade mais tecnológica através de softwares de gestão que potencializam seu negócio.
É nesse cenário que surge a necessidade de se fazer a conciliação bancária otimizada dentro do seu financeiro. E hoje nós vamos te explicar melhor todos os benefícios dessa funcionalidade e como começar a implementá-la. Vamos lá!
O que é conciliação bancária?
Ela consiste, basicamente, em comparar os dados financeiros internos com aqueles registrados por uma instituição financeira. Por exemplo, é o caso de comparar o fluxo de caixa com a movimentação do extrato no dia.
Nada mais é do que um recurso que verifica todas as informações do extrato do seu banco com os dados armazenados na gestão da sua empresa, para verificar se estão de acordo e com os mesmos números finais. Ou seja, tudo que você recebe, por boleto, transferência, cartão ou qualquer outra forma, deve ser organizado para que, na hora de comparar com o extrato, tudo esteja correto.
Por que a conciliação bancária é importante?
O processo de conciliação é a base da saúde financeira da sua loja de materiais de construção, pois ela é a grande responsável por garantir a organização de todas as entradas e saídas e manter o fluxo de caixa atualizado, o que é uma prática essencial para uma boa gestão empresarial.
Com uma conciliação bancária bem feita, você pode manter total controle da saúde financeira da sua loja de materiais de construção, e com esse banco de dados em mãos, você consegue encontrar falhas e/ou divergências em tempo hábil de serem resolvidas, alocar recursos onde são necessários e elaborar estratégias mais otimizadas para seu negócio.
A conciliação bancária é um processo indispensável para qualquer gestor, pois além de conseguir diagnosticar a saúde financeira da sua loja de materiais de construção, é possível:
Melhorar a previsibilidade financeira e do fluxo de caixa;
Ter mais confiança para realizar transações financeiras;
Realizar melhorias no planejamento financeiro e estratégico;
Conte com um ERP especializado
Para que todos os passos da conciliação bancária sejam realizados com eficiência e sem nenhum tipo de burocracia, esqueça as planilhas e trabalhos manuais. Você precisa de um ERP que consegue realizar toda a conciliação bancária de forma otimizada e manter o seu financeiro sempre em dia e atualizado.
Com um software de gestão integrado, todos os dados financeiros da sua loja de materiais de construção são atualizados em tempo real e, assim, você garante registros diários e um painel de controle fornece insights valiosos para que você otimize sua gestão e alcance resultados ainda mais significativos.
Viasoft Construshow é a solução para sua conciliação bancária!
No segmento de materiais de construção parece quase impossível ter total controle da carteira de contas com tantos tipos de pagamentos diferentes entre clientes e fornecedores. É por isso que a escolha de um software especializado no segmento faz toda a diferença.
Com Viasoft Construshow você tem uma solução completa para o segmento de materiais de construção e funcionalidades exclusivas para gerenciamento financeiro, com o diferencial de ser um sistema multi-usuário onde a plataforma concilia extratos bancários com contas a pagar e a receber, além de ser possível realizar o monitoramento completo das movimentações efetuadas.
Segurança para todas as transações de conciliação bancária para você. Entre em contato e saiba tudo que o Viasoft Construshow pode fazer para te ajudar a evoluir mais!